TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual _ GovernaçaCorporativa_FGV

Por:   •  22/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Governança Corporativa

Módulo:

Aluno:

Turma:

Tarefa: Atividade Individual – Análise Magazine Luiza

Contexto atual da sociedade indicada

A Magaznine Luiza no decorrer dos anos, desde sua fundação na década de 50, passou por algumas reestruturações passando de uma empresa estritamente familiar para uma empresa de capital aberto em 2011.

Hoje opera mais de 1.000 lojas físicas em 21 estados e vem cada vez mais ganhando o mercado on-line.

Na bolsa a Magalu está classificada como “Novo Mercado”, segmento criado para empresas que se comprometem com a adoção de padrões elevados de Governança Corporativa.

A estrutura de governança corporativa da Magazine Luiza se dá da seguinte forma:

- Conselho de Administração é constituído por oito membros, sendo quatro eleitos e quatro independents.

- Diretoria é formada por seis membros: Diretor Presidente, Vice-Presidentes de Operações, Negócios e de Plataforma, Diretor Executivo Financeiroe de Relações com Investidores e Diretora Executiva de Administração e Controle. Estes são diretores estatutários. Além deles, o quadro de diretoria possui mais 8 diretores que reportam ao CEO.

- Conselho Fiscal e quatro comitês sendo eles: Comitê de Auditoria, Riscos e Compliance, Comitê de Financas e Crédito ao Consumidor, Comitê de Pessoas e Cultura Organizacional e por fim, Comitê de Estratégia, Negócios e Transformação Digital.

A forma como a empresa está estruturada, passa para seus acionistas a segurança de que a empresa tem capacidade de passar por crises. Sempre prezando a transparência de informação e clareza dos objetivo da empresa a administração é respaldada por comitês que asseguram o andamento das atividades dentro do que é determinado por lei e por demais regulamentos e seguindo o Estatuto Social da Companhia a Magazine Luiza.

Boas práticas de governança corporativa e obrigatoriedade de adoção dessas práticas por parte das sociedades empresárias

Segundo o Istituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC, 2015) dispõe que:

As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.

A Magazine Luiza segue algumas das boas práticas de governança recomendadas, entre elas:

- Não há acúmulo de função entre o Presidente do Conselho de Administração (Luiza Trajano) e CEO (Frederico Trajano).

- 50% do Conselho de Administração é composto por conselheiros independentes, ou seja, não possuem vínculo com a empresa ou com a família.

- Assembléia Geral de Acionistas tem competência para:

- Eleger ou destituir a qualquer momento os conselheiros de administração e fiscais.

- Deliberar sobre destinação de Lucro Líquido do exercício e a distribuição de Dividendos

- Decidir sobre aumento ou redução de capital social

- Reestruturação financeira, fusão, cisão, transformação ou incorporações.

- Reformar o Estatuto Social

Impacto gerado na governança quando da presença da família no controle da companhia e como isso pode vir a ser trabalhado pela estrutura de governança na sociedade escolhida

Alguns doutrinadores entendem que as empresas familiares não são tão vantajosas quanto as empresas não-familiares (MEMEDE, 2014), pois, em tese, há maior ocorrência de desgastes emocionais e presumida falta de profissionalismo em empresas familiares.

A Magalu é um case de sucesso nesse quesito pois consegiu efetuar a implementação de mecanismos de boas práticas de governança na estrutura da empresa, o que possibilitou lidar com os desafios emocionais hierárquicos e de planejamento sucessório.

Desde o início acordos foram firmados para que o ingresso de membros acontrecesse de forma vertical, ou seja, quando o familiar assume cargos que correspondam à sua capacidade e preparo afim de conseguir um cresimento orgânico.

Dessa forma, em 2009 foi contratado um CEO de fora do núcleo familiar pois não havia sucessor preparado para a saída da então presidente Luiza Trajano. Ela passou para o Conselho de Administração, onde está até hoje, e Marcelo Silva assumiu o cargo. Um familiar só voltou a assumir a posição em 2015 quando Frederico Trajano foi designado CEO.

O cuidado com a base da criação dessa cultura organizacional de meritocracia, transparência nas relações e priorização das relações interpessoais é fundamental para evitar o conflito da agência quando há a troca de gestão. Ao incorporar novos membros que não participam do mesmo núcleo familiar existe o cuidade que eles possuam uma cultura compatível com o que já e praticado pela empresa.

Os mecanismos de Governança trazem, no caso da Magalu, a certeza de que mesmo sendo uma empresa familiar, os acionistas estão protegidos das volatilidades que permeiam as relações familiares.

A maturidade dos gestores, o profissionalismo e a sobreposição dos interesses da empresa acima dos interesses da família é a chave do sucesso para eles.

Preservação de interesses de pequenos investidores na sociedade empresária

Hoje a Magazine Luiza entende a importância dos pequenos investidores. Em outubro de 2020 a empresa fez o desdobramento das ações na proporção de 1 para 4, ou seja, 1 ação que era negociada por R$ 100,00 passou a ser 4 ações, cada uma negociada a R$ 25,00.

A empresa criou uma página chamada Relações com Investidores onde dispobiliza todas as informações desde planejamento até os resultados, bem como diversas outras informações pertinentes aos acionitas, como Atas e Editais de Convocação por exemplo.

Quanto a preservação dos interesses dos pequenos investidores, apesar de a lei das S.A exigirem o mínimo de 80%, a Magalu por estar participando “Novo Mercado” garante 100% de Tag Along no caso de mudança no controle da companhia. Isso significa que se todo acionista minoritário receberá o mesmo valor pago para o controlador.

Auxílio apresentado pelo Conselho de Administração para a superação da crise

No dia 07/04/2020 a Magalu divulgou um “Comunicado ao Mercado” com todas as ações já tomadas e outras previstas para o enfrentamento da crise, em curto e médio prazo.

Entre as ações, o compromisso com a responsabilidade social da empresa, fazendo a manutenção dos empregos e gerando benefícios financeiros extras para os colaboradores mais vulneráveis, além da redução dos salários dos principais executivos, e a criação do programa “Parceiro Magalu” que permitiu empresas equadradas como Simples e Mei, além de autônomos, pudessem utilizar a plataforma Magalu para vendas online.

Além disso, a empresa manteve seu programa de crescimento e utilizou o momento de crise para solidificar sua participação no e-commerce acelerando a implementação de diversas iniciativas.

Referências bibliográficas

  1. MAMEDE, Gladston; MAMEDE, Eduarda Cotta. Empresas Familiares: administração, sucessão e prevenção de conflitos entre sócios. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014
  2. Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Código das melhores práticas de governança corporativa. 5. ed. São Paulo: IBGC, 2015.
  3. MAGAZINE LUIZA. Relação com Investidores, c2016. Página inicial. Disponível em: < https://ri.magazineluiza.com.br/> Acesso em: 20 de set. de 2021.
  4. DIEGO BORGES. O que é tag along e quais os benefícios para o pequeno investidor?, c2021. Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/onde-investir/o-que-e-tag-along-e-quais-os-beneficios-para-o-pequeno-investidor/>. Acesso em: 20 de set. de 2021.
  5. MAGAZINE LUIZA. Relação com Investidores, c2016. Comunicado ao Mercado. Disponível em:< > Acesso em: 20 de set. de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (217.9 Kb)   docx (802.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com