TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual fgv Contabilidade Fnanceira

Por:   •  6/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.279 Palavras (10 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Contabilidade Financeira

Módulo: 0821-1-_2

Aluno: Marcela Magalhães Cappato

Turma: Gestão com Ênfase em Marketing e Mídias Sociais

Tarefa: Relatório de Análise dos exercícios sociais de 2019 e 2020 da Magazine Luiza

Introdução

A Magazine Luiza é uma empresa do ramo varejo que foi fundada na década de 50, na cidade de Franca, no estado de São Paulo pelo casal Pelegrino José Donato e sua esposa Luiza Trajano Donato.

As lojas Magazine Luiza foram criadas com a missão de promover a inclusão de classes menos favorecidas e a transformação de vidas através do acesso a produtos eletrônicos e eletrodomésticos. Podemos exemplificar isso com a mudança que a introdução das máquinas de lavar roupas trouxeram para a vida das mulheres, levando-as a ter uma maior liberdade de tempo e flexibilidade de jornada, tendo enorme responsabilidade na inserção delas no mercado de trabalho.

Tendo seu site lançado em 2000, atualmente, a empresa é referência em e-commerce e possui cerca de 1.113 lojas físicas distribuídas por 21 estados brasileiros. Além disso, em setembro de 2021, Luiza Trajano foi eleita uma das 100 mulheres mais influentes do mundo pela revista norte- americana TIME. Ela é a única brasileira na lista da publicação que ressalta os esforços de Luiza e do Magalu em adaptar pequenos comércios para o meio digital durante a pandemia.

O objetivo dessa atividade é analisar os relatórios dos exercícios sociais de 2019 e 2020 fornecidos pela Contabilidade da Magazine Luiza, levando em conta: Análise Horizontal, Análise Vertical, Cálculo do Índice de Liquidez, Cálculo da Estrutura de Capital, Cálculo da Lucratividade, Cálculo da Rentabilidade e Conclusão sobre a Situação Econômica-Financeira.

Análise horizontal

A análise horizontal demonstra o resultado de evolução da empresa e para isso é necessário um ano base para comparação. No relatório o exercício social de 2019 será considerado como ano base. Na análise horizontal podemos observar os ativos na Magazine Luiza 20% maiores em comparação com o ano base de 2019, com um aumento no caixa 609% maior que 2019 e com investimentos 20% maiores que 2019. Na análise de passivos, os empréstimos e financiamentos de curto prazo alcançaram um valor de 20340% em relação a 2019, enquanto os empréstimos e financiamentos superiores a 1 ano reduziram 98% comparado ao ano anterior, ou seja, só atingiram 2% os valores de 2019. O patrimônio líquido ficou 3% abaixo de 2019, alcançando somente 97% do valor do ano anterior.

Na análise horizontal do resultado do exercício da Magazine Luiza, podemos verificar um aumento de 41% da receita líquida de bens e serviços. As despesas também sofreram aumentos expressivos. As operacionais aumentaram 54%, as despesas com vendas tiveram um aumento de 43% e as despesas gerais administrativas aumentaram 33%. As despesas financeiras tiveram redução de 26% em relação a 2019, porém as receitas financeiras também reduziram 69% em relação ao ano anterior. O resultado antes dos tributos sobre o lucro foi 69% menor, resultando em um lucro líquido 58% menor que 2019.

Análise vertical

Na análise vertical o ativo circulante teve pequeno aumento na proporção dos ativos totais de 65% para 66%, enquanto o ativo não circulante reduziu de 35% para 34%. A maior diferença se observa nas aplicações financeiras, que reduziram de 24% para 5%. Os estoques também aumentaram de 19% para 24% e outros ativos circulantes aumentaram de 3% para 12%.

Nos passivos totais, observa-se um aumento do passivo circulante de 39% para 52%, que diferem na proporção principalmente nos fornecedores, que aumentaram de 29% para 24% e nos empréstimos e financiamentos, que aumentaram de 0% para 7%. O passivo não circulante reduziu sua participação de 21% para 16%, representados principalmente pela redução dos empréstimos e financiamentos superiores a 1 ano, que reduziram de 5% para 0%. O patrimônio líquido também sofreu alteração na participação de 41% para 33%, impactado principalmente pelo capital social realizado, que reduziu de 32% para 27%.

Na análise vertical do resultado do exercício pode-se observar uma pequena variação na proporção que compõe a receita de venda de bens e serviços. O resultado bruto teve redução de 27% para 25% e os custos dos bens e serviços vendidos teve um aumento de 73% para 75%. As despesas operacionais tiveram aumento de 20% para 22%, enquanto outras receitas operacionais reduziram de 2% para 0% e o resultado antes do resultado financeiro e dos tributos reduziu de 7% para 3%.

A proporção de receitas financeiras diminui de 4% para 1% e as despesas financeiras também diminuíram de 4% para 2%. Com isso, o resultado antes dos tributos sobre o lucro caiu de 7% para 1% e o lucro líquido reduziu de 5% para 1%.

Cálculo dos índices de liquidez

A liquidez imediata demonstra a capacidade da empresa em lidar com emergências financeiras em curtíssimo prazo e é calculada pela divisão do caixa e equivalentes de caixa pelo passivo circulante.

A liquidez corrente demonstra a capacidade da empresa em cumprir com suas obrigações financeiras no curto prazo e é calculada na divisão do ativo circulante pelo passivo circulante.

A liquidez seca tem função similar à liquidez corrente, porém o estoque não é levado em conta no ativo circulante. É calculada na divisão do ativo circulante (sem o estoque) pelo passivo circulante.

A liquidez geral demonstra a capacidade financeira da empresa a médio e longo prazo, normalmente acima de 1 ano, e é calculada pela divisão do ativo circulante somado ao realizável a longo prazo pelo passivo circulante somado ao passivo não circulante.

Os índices de liquidez demonstram as condições que a Magazine Luiza terá com relação ao pagamento de tributos, fornecedores e salários dos funcionários.

Como podemos observar o índice de liquidez imediata teve um aumento de 345% comparado ao ano anterior, visto que o valor de caixa teve um grande aumento também. Porém o índice de liquidez seca teve uma redução de 32%, impactadas pelo aumento do passivo circulante. Esse aumento também impactou o índice de liquidez geral, que teve redução de 11%.

Apesar da redução dos índices de liquidez corrente, seca e geral de 2019 para 2020, a capacidade da empresa continua sólida mesmo para médio e longo prazo.

Cálculo da estrutura de capital

Os índices de estrutura de capital analisam o endividamento e geração de caixa para o pagamento de juros e dívidas.

O índice de endividamento geral mede o quanto da dívida que pode ser quitado com o ativo total da empresa. É calculado pelo passivo circulante somado ao passivo não circulante e dividido pelo ativo total da empresa.

O índice de composição do endividamento mede a relação entre o passivo de curto prazo e o passivo total da empresa. É calculado pelo passivo circulante dividido pelo passivo circulante somado ao passivo não circulante.

O índice de imobilização de capital próprio demonstra quanto dos recursos a empresa aplica em ativos não circulantes, e é calculado pelo ativo não circulante dividido pelo patrimônio líquido.

O índice de imobilização de recursos não recorrentes mede quanto de capital próprio e capital de terceiros está investido em ativos não circulantes e é calculado pelo ativo não circulante dividido pelo passivo não circulante somado ao patrimônio líquido.

O índice do passivo oneroso sobre o ativo demonstra o quanto a empresa está dependente de instituições financeiras, baseado no passivo não circulante dividido pelos ativos totais.

Como podemos observar, o índice de endividamento geral da Magazine Luiza cresceu 13% em comparação a 2019. O índice de composição de endividamento também cresceu 18%, o que aumenta as obrigações de curto prazo em relação as obrigações de terceiros. O índice de imobilização de capital próprio também aumentou 20%, o que pode aumentar a dependência em capital de terceiros e financiamento para o ativo circulante. O índice de imobilização de recursos não correntes aumentou 23%, o que demonstra também um aumento do grau de imobilização da empresa. Por outro lado, o índice de passivo oneroso sobre o ativo da empresa ficou 25% inferior ao de 2019, já que houve um aumento considerável nos ativos total.

Cálculo da lucratividade

Os índices de lucratividade auxiliam na análise da capacidade da empresa de gerar lucro. A margem bruta indica a eficácia da empresa no processo produtivo e é calculada na divisão do lucro bruto pela receita líquida.

A margem operacional também leva em conta os custos necessários para garantir a operação e é calculada na divisão do lucro operacional pela receita líquida.

A margem líquida leva em conta além dos custos citados as despesas financeiras e impostos, e pode ser calculada na divisão do lucro líquido pela receita líquida.

O giro do ativo avalia quantas vezes a empresa recuperou a quantia aplicada no ativo por meio de vendas. É calculada pelo valor de vendas líquidas dividido pelos ativos totais.

Em relação aos índices de lucratividade, a margem bruta da Magazine Luiza teve redução de 9% em relação a 2019, indicando que apesar do aumento da receita líquida, o lucro bruto não acompanhou a mesma proporção. A margem operacional teve redução de 78% demonstrando que os custos operacionais foram maiores. A margem líquida reduziu 70%, demonstrando que o lucro líquido também não acompanhou a mesma proporção do aumento da receita líquida. Já o giro ativo teve um aumento de 18% em relação a 2019, já que receita líquida foi maior que os ativos totais, demonstrando que foi possível recuperar a quantia aplicada no ativo.

Cálculo da rentabilidade

Os índices de rentabilidade avaliam o retorno sobre os investimentos efetuados na empresa. O retorno do patrimônio líquido avalia se o rendimento é compatível com alternativas de investimento e é calculado através da divisão do lucro líquido pelo patrimônio líquido. O retorno dos investimentos analisa o payback do investimento e é calculado pela divisão do lucro líquido pelos ativos totais.

Com relação aos índices de rentabilidade, podemos observar que os índices de rentabilidade apresentaram reduções. O retorno do patrimônio líquido apresentou redução de 56% em relação a 2019, demonstrando considerável queda do lucro em relação ao patrimônio líquido. O retorno dos investimentos apresentou redução de 65% em relação ao ano anterior, explicado pela redução do lucro líquido e aumento dos ativos totais da empresa.

Conclusão sobre a situação econômica e financeira da empresa

Podemos concluir na avaliação do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício da Magazine Luiza que o ano de 2020 teve resultado abaixo do esperado pela empresa.

Pela análise horizontal pudemos observar um aumento dos ativos e passivos em relação a 2019. Nos ativos circulantes, em especial, tivemos um aumento de 609% em relação ao ano anterior de caixa e nos passivos circulantes, o destaque foi em relação a empréstimos e financiamentos de médio/longo prazo, atingindo 20340% do valor em 2019. Na DRE, observa-se aumento de 41% da receita líquida, porém aumento do custo dos bens vendidos, das despesas operacionais, despesas com vendas e despesas gerais e administrativas, impactando no valor do lucro líquido com uma redução de 58% em relação a 2019.

Na análise vertical, observa-se que as proporções do ativos circulantes e não circulantes foram similares aos de 2019, porém nos passivos houve uma diferença significativa nas proporções, com os passivos circulantes aumentando a participação para 52%, principalmente com os valores de fornecedores e empréstimos e financiamento. Por outro lado, as proporções de passivos não circulantes e do patrimônio líquido foram reduzidas para 16% e 33%, respectivamente. Na DRE observa-se o aumento dos custos dos bens e serviços e das despesas operacionais, impactado no lucro operacional e lucro líquido, que reduziram ambos para 1%.

Analisando o índice de liquidez, ele teve um aumento de 345% comparado ao ano anterior, visto que o valor de caixa teve um grande aumento também. Porém o índice de liquidez corrente teve uma redução de 24% e o índice de liquidez seca teve uma redução de 32%, impactados pelo aumento do passivo circulante. Esse aumento também impactou o índice de liquidez geral, que teve redução de 11%. Liga-se o alerta, porém apesar da redução dos índices de liquidez corrente, seca e geral de 2019 para 2020, a capacidade da empresa continua sólida mesmo para médio e longo prazo.

Avaliando a estrutura de capital da Magazine Luiza, podemos observar o aumento em comparação a 2019 do índice de endividamento geral, do índice de composição de endividamento, do índice de imobilização de capital próprio e do índice de imobilização de recursos não correntes. O que nos demonstra que aumenta as obrigações de curto prazo em relação a terceiros, aumenta a dependência em empréstimos e financiamento para o ativo circulante e o grau de imobilização da empresa. Por outro lado, o índice de passivo oneroso sobre o ativo da empresa ficou em 25% inferior ao de 2019, já que houve um aumento considerável nos ativos totais.

Quanto aos índices de lucratividade, a margem bruta, margem operacional e margem líquida tiveram reduções significativas, demonstrando que o lucro líquido não acompanhou a mesma proporção do aumento da receita líquida. Já o giro ativo aumentou devido à receita líquida, que foi maior que os ativos totais, demonstrando que foi possível recuperar a quantia aplicada no ativo.

Analisando os índices de rentabilidade, pode-se observar que tanto o retorno do patrimônio líquido quanto o retorno dos investimentos apresentaram redução em relação ao ano anterior, explicado pela redução do lucro líquido da empresa.

Apesar do ano de 2020 ter um resultado bem inferior ao ano de 2019, a empresa está com lucro líquido positivo. É necessário para um resultado superior no próximo exercício, a redução de despesas operacionais, despesas de vendas e despesas gerais e administrativas e manter o crescimento da receita líquida.

Referências bibliográficas

OLIVEIRA, A. et al. A Análise das Demonstrações Contábeis e sua Importância para Evidenciar a Situação Econômica e Financeira das Organizações. Gestão e Negócios, 2010.

MAGAZINE LUIZA, Quem Somos, 2016. Disponível em: https://ri.magazineluiza.com.br/ShowCanal/Quem-Somos?=urUqu4hANldyCLgMRgOsTw= - Acesso em 15/09/2021.

BONA, A. Indicadores de Liquidez, 2019. Disponível em: https://andrebona.com.br/indicadores-de-liquidez-corrente-seca-imediata-e-geral-entenda/ - Acesso em 13/09/2021.

REIS, A. Demonstrações Contábeis: Estrutura e Análise. Ed. Saraiva, 2009.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (206.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com