TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual FGV Tipos de Líderes

Por:   •  8/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo:

Aluno:

Turma: MBA

Introdução

Liderança é um tema extremamente amplo com muitas vertentes, por isso nesse momento abordaremos os 10 estilos de liderança, analisando as vantagens e desvantagens de cada uma e para finalizar abordaremos os estilos de liderança mais frequentes nos ambientes organizacionais.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Ao avaliar as diferenças entre a era Industrial e Pós-industrial, observamos algumas mudanças relevantes dentre elas vale destacar a visão das organizações em relação aos seus funcionários, eles assumiram um papel fundamental nas organizações e consequentemente a liderança ganhou destaque e vários estudos sobre esse tema.

Existem vários perfis de liderança, mas

  1. Coercitivo – são lideres que fazem a gestão de suas equipes através de ordem e são muito duros nas criticas e feedbacks aos seus subordinados, que por sua vez tendem a ter medo desse perfil de liderança.

A vantagem desse perfil é considerada importante nos momentos críticos, porque a ordem é dada e não há margem para discutir a respeito, que pode ser considerado também uma desvantagem para os profissionais que valorizam participar das tomadas de decisão.

  1. Democrático – esse perfil de liderança estimula a participação da equipe nas tomadas de decisão e direcionamento do trabalho.

A vantagem está ligada ao bom clima ne equipe, porém quando seus liderados são muito jovens esse perfil torna-se uma desvantagem tornando os resultados mais lentos e possível desorganização.

  1. Autoritário – é similar ao coercitivo liderando com dominancia e tem características não flexíveis, e não gosta de ser contrariado.

A vantagem desse perfil são destacadas através de equipes que necessitam direcionamentos mais firmes em momentos de crise, mas para uma equipe madura a liderança pode ser uma fator de conflito e desmotivante.

  1. Marcador de ritmo – esse tipo de líder busca o controle da situação, com a expectativa que a equipe tenha o mesmo ritmo e foco que ele.

A vantagem é percebida a curto prazo porque ele não tem habito de delegar as atividades e controla a equipe de perto, o que para profissionais imaturos são necessários na maioria das vezes, mas a longo prazo isso é uma desvantagem visto que ele não desenvolve a equipe e a impaciência com os subordinados pode causar a insatisfação deles.

  1. Paternal – é o perfil em que o líder cria laços com a equipe criando vínculos fortes, trata os funcionários como filhos.

A vantagem desse perfil está ligada a lealdade que os subordinados tendem a criar gerando motivação, mas como ele possui dificuldade em cobrar os resultados e dar feedbacks negativos se torna uma desvantagem para a organização.

  1. Treinador – possui dedicação em desenvolver seus liderados compreendendo os pontos fortes e a desenvolver da equipe.

A vantagem é encontrada no desenvolvimento da equipe tende a gerar novos lideres, e pode ser visto como desvantagem os riscos que ele assume preservando a equipe e tendem a ter dificuldade em realizar diálogos mais firmes.

  1. Centralizador – esse perfil é caracterizado por não delegar, seus liderados não têm autonomia

A vantagem do líder centralizador é percebida em demandas urgentes e necessidade de conhecimentos técnicos, mas causa uma desvantagem além da desmotivação da equipe a demora na entrega a longo prazo.

  1. Liberal – esse tipo de liderança é percebido onde os subordinados possuem pouca intervação, possue foco no trabalho em equipe

A vantagem é percebida em equipes maduras, estimulando o olhar mais critico e exigente, mas se torna em desvantagem porque os liderados podem se sentir desamparados e abrir margem para erros graves.

  1. Inspirador – é o perfil que tem influencia positiva e une a equipe, trazendo engajamento para o time.

A vantagem é vista nos resultados da equipe que tendem a ser motivadas e com comunicação fluida, e como desvantagem podemos dizer que a necessidade de status desse líder pode causar impacto com a chegada de um novo líder.

  1. Visionário – sua maior característica é definida pela visão de futuro, e possui características como comunicação e carismas como destaque.

A vantagem desse perfil é destacada com o planejamento estratégico alcançando resultados extremamente relevantes para a empresa, porém com subordinados resistentes a mudança tende a não aceitar esse líder e consequentemente afetar o clima da equipe.

De acordo com pesquisas realizadas os perfis mais encontrados nas organizações são: autoritário, democrático, visionário e liberal.

Nos últimos anos o estilo visionário tem crescido e em contrapartida os lideres autoritários e afetivos tem sido menos encontrado, baseado nessa afirmação acredito que essa mudança tem sido causada pela valorização do conhecimento, os funcionários ganharam mais espaços e por isso tem exigidos características diferenciadas.

Com a era pós-industrial a gestão de pessoas tem ganhado destaques, difundindo a cultura da competência e profissionalismo como fator de diferenciação nas equipes

Considerações finais

Podemos concluir que há no mercado os mais diversos e variados perfis de profissionais, e consequentemente também há outros tantos de perfis de liderança. No entanto, diante dos estilos de lideranças analisados acima, não há como dizer que há um perfil mais adequado do que o outro, todos irão ter suas virtudes, bem como desvantagens.

Contudo, podemos sim, afirmar que cada indivíduo é único e que tem as suas peculiaridades.

Logo, entendo que o perfil adequado é aquele que satisfaz e combina com a cultura, filosofia e momento da empresa e equipe que irá adotar determinado perfil de liderança, perfis com características mais democráticas serão bem-vindas em determinado ramo de empresa, já em outras é necessário que se tenha líderes mais enérgicos e que exerçam autoridade para que as metas e objetivos sejam atingidas.

Portanto, o mercado mesmo nos dias atuais ainda tem espaço para todos os perfis dos mais variados tipos e é esta pluralidade de estilos de lideranças que contribuem para o sucesso de um negócio.

Referências bibliográficas

Revista Exame Abril, 2013 -  Link 

Administradores.com, 2013 - Link

Sebrae, 2017 - Link

Fonseca, A M Oliveira, Porto, J B, Andrade, J E B - Liderança: Um Retrato da Produção Científica Brasileira Revista de Administração Contemporânea -  Link 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (369.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com