TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade N1 - Comportamento de Compra e Consumo

Por:   •  3/12/2015  •  Resenha  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

Na sociedade moderna, onde tudo deve ser realizado “para ontem”, processa-se grande número de informações simultaneamente e faz-se muitas coisas ao mesmo tempo. A palavra da atualidade nas relações humanas modernas é a urgência.

Esta alta velocidade atribuída às ações do dia-a-dia, nos tira a sensação do “minuto vazio”, da distância e traz com ela a superficialidade. Isto pode ser verificado em qualquer relação, seja ela de convivência ou de consumo.

O aumento da concorrência e a grande oferta de produtos e serviços no mercado, em geral muito maior do que a demanda, desafia diariamente equipes de marketing e vendas a utilizarem estratégias de alto impacto para otimizar as vendas, aumentar a margem de lucro e ainda evitar que as inovações desvalorizem o produto que possuem em mãos, o que acarretaria prejuízos.

Trabalhando também com a pressão da urgência e baseados nos estudos dedicados ao consumidor, que analisam seu ambiente, seu comportamento e que tipo de emoções ou sentimentos lhe causam determinado produto, empresas focam seus investimentos em campanhas que visam criar senso de urgência no consumidor. E é ao redor de tudo isso que gira a questão. Mensagens transmitidas com superficialidade e velocidade apresentam a ilusão de trazer distinção social, de transformar desejos em necessidades e quando se vê, o consumidor já está completamente envolvido neste círculo, prestes a cair na próxima oferta.

Com estas ideias misturadas em relação à tantas ofertas e sem análise profunda de cada um de seus aspectos pelo consumidor, ele muitas vezes deixa de atender aos itens básicos descritos por Maslow (necessidades do corpo e de segurança) e passa a buscar a satisfação dos aspectos das faixas superiores da pirâmide, que, sem estrutura, sem a base, não consegue ser construída completamente, dificultando a trajetória do indivíduo em busca da verdadeira realização pessoal, que corresponde ao topo do desenvolvimento humano, de acordo com a teoria deste psicólogo humanista.

Acredito que o conjunto destes fatores aumenta o consumo na sociedade, seja pelas inovações dos produtos que tornam os anteriores obsoletos com mais rapidez, seja pela estratégia de inverter a lógica cognitiva do consumidor, fazendo com que ele deixe de se importar com valores de prudência e economia, ou ainda pelo simples método de associar a ideia de necessidades aos desejos e confundi-los. Rápida, Inocente e Superficialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com