TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada Gestão do Conhecimento

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.267 Palavras (18 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Atividade Prática Supervisionada Gestão do Conhecimento

Prof ª

Tutor Presencial: Hamilton Gonzales

Elaine Cristina Alves da Silva – RA: 6787228391 - Tecnologias em Gestão de Recursos Humanos

Helia Aparecida Israel Rodrigues – RA: 7377575228 - Tecnologias em Gestão de Recursos Humanos

Meire Aparecida Ferreira do Carmo – RA: 6575276694 – Tecnologias em Gestão de Recursos Humanos

Neusa Gomes dos Santos - RA: 6942009540 – Tecnologias em Gestão de Recursos Humanos

GUARULHOS

2014

TRABALHO ELABORADO PELAS ALUNAS

Elaine Cristina Alves da Silva – RA: 6787228391 - Tecnologias em Gestão de Recursos Humanos

Helia Aparecida Israel Rodrigues – RA: 7377575228 - Tecnologias em Gestão de Recursos Humanos

Meire Aparecida Ferreira do Carmo – RA: 6575276694 – Tecnologias em Gestão de Recursos Humanos

Neusa Gomes dos Santos - RA: 6942009540 – Tecnologias em Gestão de Recursos Humanos

Este trabalho tem a finalidade de abordar o conceito da Gestão do Conhecimento.

Guarulhos

2014

ÍNDICE

1.0 INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------4

2.0 DESENVOLVIMENTO---------------------------------------------------------------------5

 2.1 COMO FAVORECER A CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NOVO NA EMPRESA?----------------------------------------------------------------------------------------5

 2.2 COMO FAZER COM QUE TODOS OS COLABORADORES SE APROPRIEM DESTE CONHECIMENTO---------------------------------------------------------------------6

 2.3 COMO RETER O CONHECIMENTO DO FUNCIONÁRIO QUE SE AFASTA DA ORGANIZAÇÃO?----------------------------------------------------------------------- ---7

2.4 DESCREVER QUATRO PROCESSOS DE CONVERSÃO DO CONHECIMENTO?------------------------------------------------------------------------------7

2.5 DEFINIÇÕES DO CONHECIMENTO---------------------------------------------------9

2.6 ENTREVISTA------------------------------------------------------------------------------11

2.7 CONCEITOS DE “BA” PARA A CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO------------14

3.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS--------------------------------------------------------------17

4.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS---------------------------------------------------18

1.0 INTRODUÇÃO

Oportunidades surgem a todo o momento, vagas para bons empregos, mas falta a qualificação dos interessados. O colaborador é competente, produtivo, porém, seus conhecimentos são ultrapassados e limitados, utilizando sua experiência ao longo do tempo, sem ter definido e fixado seu plano de carreira, ou seja, deixou de sonhar e investir em seu potencial é preciso enxergar e injetar ânimo nestes colaboradores que podem ter um futuro promissor dentro da organização.

No entanto existe o colaborador que é inquieto, busca seu crescimento e sente prazer em ver a organização em constante desenvolvimento, mudanças e crescimento, sua insistência é tanta que alcança sucesso e prosperidade para a empresa para a sua vida profissional.

O conhecimento é a âncora para concretizar tantos ideais, com a informatização a necessidade de tornar em ação e atitudes as informações recebidas fez com que muitos descubram seus potenciais buscando conhecimentos e inovação, não se pode parar, a Gestão do Conhecimento qualifica e aperfeiçoa as informações tornando o interessado mais ágil, com atitudes, práticas e soluções eficazes. Seu conhecimento, somado ao empenho e experiência o torna um capital valioso na empresa, pois, ele tanto aprende quanto ensina.

Como dizia o autor Idalberto Chiavenato, “... Temos que ser professores e aprendizes sempre. Ensinar sempre e compartilhando o que ensinamos também aprendemos...” Ele, I.Chiavenato, que é empresário, diz que terá sempre a alma de professor, sempre buscando passar seus conhecimentos de Administrador, para os muitos alunos. (Vídeo aula de Gestão do Desempenho) Tema dois.

Inovando e buscando estratégias eficazes para seu conhecimento. Transformando suas atitudes em inovação, nem sempre o que você aprendeu no passado poderá ser utilizado nos tempos atuais, com a evolução tecnológica sem aprimoramento.

No filme: Tempos Modernos com Chaplin mostra claramente que não funciona seguir sem aperfeiçoamento.

Mudanças são inevitáveis e o profissional de área de Recursos Humanos, é responsável pelo desenvolvimento contínuo do capital humano da organização, para tanto é preciso estar atualizado com o mercado, concorrência, competitividade para criar programas que causem efeitos positivos e se tornam diferencial competitivo. Analisando o desempenho das funções, considerando seus desafios, características e exigências.

2.0 DESENVOLVIMENTO

2.1 COMO FAVORECER A CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NOVO NA EMPRESA?

Visto o interesse de ambos os parceiros na organização, a contribuição vem junto à retribuição, o colaborador necessita de estímulo que pode ser financeiro, uma remuneração adequada as suas funções, promoções, investimentos, etc. Seu interesse em buscar conhecimento surge a partir de gratificações. Na Gestão do Desempenho, dentro da organização, já está implícito na cultura organizacional, fazendo com que os diretores, orientados pelo ARH, avaliam as condições e as necessidades de informação a seu funcionário que de acordo com o seu conhecimento pode ser um conhecimento tácito silencioso.

A pessoa tem que ser capacitada, a informação leva ao conhecimento, transforma informações em ações, que serão transformadas em atitudes, e colocam- na em prática, como já diz o I.Chiavenato. “... ETERNOS ESTUDANTES...”

Para ser bem sucedido, o colaborador, tem que manter-se atualizado, no mundo onde a informatização tomou conta dos lares e faz parte da vida diária do cidadão, simplificou e trouxe mais informação, com mais rapidez e eficiência, mais conhecimentos e muitas facilidades.

A inovação gera um tumulto de idéias que necessitam serem organizadas, vendo sua prioridade, classificando-as na ordem de interesse à empresa e ao colaborador, para tanto a Gestão do conhecimento está lá na organização para reunir-se e classificar essas prioridades, o colaborador segue organizando e fazendo seu plano de carreira em benefício à organização e sua valorização profissional aprendendo e obtendo mais conhecimentos, fixando um objetivo de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (212.4 Kb)   docx (87.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com