TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada de Introdução ao Marketing

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 7

Base de segmentação:

  • Demográfica:

 Voltada para adultos de ambos os sexos, com ênfase nas mulheres, classe A, B e C, com uma disposição favorável para todos os tipos de família, oferecendo diversos tamanhos para satisfazer as necessidades de cada casa.

  • Psicográfica: 

A campanha “Porque se sujar faz bem”, o produto Omo busca afirmar seu desempenho, usualidade e qualidade, independente do estilo de vida, personalidade e atividades do consumidor. Enfatiza seu potencial no sentido de eliminar as manchas e sujeiras que surgem em consequência de atividades realizadas cotidianamente, mostrando-se como um produto adaptável que zela pelo conforto do consumidor, enquanto cuida de suas roupas.

  • Geográfica: 

Uma das principais marcas da Unilever, o sabão em pó Omo permite sua comercialização na maioria das regiões com médio e alto nível de desenvolvimento. No Brasil, encontra-se com facilidade nas áreas urbanas.

  • Comportamental: 

A utilização constante do produto (no mínimo uma vez por semana) torna sua aquisição altamente comum. A marca é identificada por sua relação produto x qualidade, logo todos conhecem seus benefícios e seus consumidores permanecem fiéis.  

Público alvo

Por ser um produto de uso cotidiano e de universal, é destinado a todas as pessoas que lavam roupas. Com uma ênfase voltada para donas de casa, mães e de modo geral a toda e qualquer pessoa que se preocupa com o cuidado com suas roupas.

Posicionamento 

Omo, como marca de modo geral, tem uma colocação desejável no mercado, e alcançou o Share of Mind. Todos conhecem seus produtos por sua excelência e por cumprir o que prometem. O sabão em pó Omo conquistou um espaço na mente dos consumidores, sendo ele uma referência mediante aos seus concorrentes muitas vezes sendo escolhido na base da confiança e não necessariamente no preço. Sua distribuição é feita principalmente nas áreas urbanas, podendo ser encontrado em mercados, supermercados e hipermercados.  Seu diferencial foi comprovado desde a apresentação do produto ao Brasil, onde faziam a demonstração das lavagens convencendo as então donas de casa. Por isso, as mais variadas linhas do produto foram conquistando os brasileiros. Mesmo que não possuindo o menor preço do mercado, enxerga-se que a relação custo x benefício satisfaz os consumidores. 

Política do produto:

  • Variedade: Existem e/ou existiram no mercado muitos tipos de amaciante, sabão em pó, detergente líquido, entre outros tipos de produtos da OMO. Aqui estão listados alguns tipos: OMO DUPLA AÇÃO (1988); OMO LÍQUIDO (1990); OMO ULTRA (1992); OMO PROGRESS (1995); OMO CORES (1996); OMO MÁQUINA (1996); OMO MULTIAÇÃO (1997); OMO PROGRESS com Bleach de Ação Profunda (1998); OMO PROGRESS com o Sistema Bleach de Ação Efervescente (1999); OMO PROGRESS com o Sistema Bleach de Ação Flash (2000); OMO MULTIAÇÃO com Sistema Bioativo Max (2001); OMO PROGRESS com Ação Seletiva (2001); OMO MULTIAÇÃO com Cápsulas de Poder Azul (2002); OMO MULTIAÇÃO com Aloe Vera (2002); OMO MULTIAÇÃO com Molho Energético (2005); OMO PROGRESS TOTAL (2005); OMO BABY (2006); OMO MULTIAÇÃO ACTIVE CLEAN (2008); OMO PODER DO SOL (2008); OMO MULTIAÇÃO TANQUINHO (2009); OMO LÍQUIDO SUPERCONCENTRADO (2010); OMO MULTILAÇÃO PODER ACELERADOR (2012); OMO ROUPAS DELICADAS (2013); OMO TIRA MANCHAS (2014); entre outros.

  • Qualidade: A qualidade é tida como uma dimensão básica na hora da compra do consumidor. Um produto sem qualidade não se mantém no mercado devido ao público cada vez mais exigente. Mesmo com preço mais elevado em relação a outras marcas, OMO é mais vantajoso pelo melhor rendimento e desempenho. A marca OMO já se posicionou na mente do consumidor como um produto de qualidade, o qual irá garantir aos consumidores: brancura incomparável, maior poder de limpeza, maior economia, mais espuma, melhor dissolução, melhor perfume e melhor embalagem.

  • Design: Com um desgin sempre novo e inconfundível, o OMO já fixou seus modelos na cabeça de todos os consumidores da marca, ou de consumidores de marcas concorrentes. As embalagens de OMO sabão em pó sempre aparentam leveza, limpeza e exatidão. Utilizam também crianças com suas respectivas mães, para reafirmar a ideia de que os filhos podem brincar a vontade, rolar e se sujar, que quando a mãe for limpar a roupa com o OMO, todas as manchas e sujeiras irão sair. Azul e verde são as cores padrões da marca e da logo, sempre acompanhadas de outras cores que vem em segundo plano e não são padrões, como o vermelho, amarelo, roxo etc.
  • Nome da Marca: A marca OMO foi registrada pela primeira vez na Inglaterra no ano de 1908 pela Lever Brothers (empresa que daria origem a Unilever em 1930). Seu nome era a abreviatura de Old Mother Owl (velha mãe coruja, em português), representação do zelo materno e da sabedoria.
  • Embalagens: Desde o início, para chamar a atenção nas prateleiras dos supermercados, sua embalagem já era grande, de papelão, com letras enormes e cores fortes, imitando pequenos cartazes.

[pic 1]                          [pic 2]

(Sabão em Pó OMO Puro Cuidado)                         (Sabão em Pó OMO Multiação)

[pic 3]                                  [pic 4]

(Sabão em Pó OMO com Toque de Comfort            (Sabão em Pó OMO Multiação)

Lilás)

Política de Preço 

  • Preço de Custo:

No preço de custo de fabricação do OMO inclui todos os componentes, como: pesquisas, matérias primas, mão-de-obra, industrialização, embalagem, rotulagem, promoção, propaganda etc. Todos esses fatores levam a formação do preço final do produto.

Preço de Venda: Sabão em Pó OMO Multiação – R$ 10,00

  • Valor:

        

        Sofisticado e sempre trazendo um novo conceito de detergente em pó, o OMO contém de matérias-primas sintéticas capaz de atingir resultados de limpeza muito mais eficientes do que o tradicional. Um das grandes estratégias da OMO é trazer seu produto com um slogan que chame a atenção do público, trazendo algo impactante. O OMO Multiação é apresentado com a seguinte frase: “OMO Multiação remove as manchas mais difíceis de primeira”; dessa forma, passa para o consumidor a eficiência do produto, dizendo que na primeira lavagem suas roupas já estão limpas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (217.5 Kb)   docx (48.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com