TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Portfólio da Disciplina de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas

Por:   •  1/6/2023  •  Dissertação  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

(Diego Antunes de Oliveira )

8076648

Portfólio (3. Atividade Ciclo 4)

Atividade de Portfólio da Disciplina de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas professora MS.  Marciana Roberta de Oliveira.

 

BATATAIS

2023


Dentre os componentes gímnicos, encontramos os fundamentos da ginástica e de movimentos, os quais são a base gestual da ginástica. Aprendemos, através de nosso conteúdo, que as ginásticas e atividades rítmicas ocupam um grande espaço na educação física e que podem ser trabalhadas, em diversos segmentos com técnicas de movimentação corporal, bem como, por técnicas de expressão cultural e emocional, pois, além do movimento, podemos trabalhar com a emoção e comunicação.
Levando em conta todo conteúdo estudado, elabore um texto de até 3 páginas ( sem contar a capa), discorrendo sobre as possibilidades de trabalho do professor e profissional de educação física, as metodologias e estratégias que tornem possível o processo de ensino e aprendizagem das ginásticas, atividades rítmicas e expressivas, nos diversos segmentos de atuação deste profissional, poste no seu portfólio devidamente formatado.

De modo geral, o objetivo central da prática física nas escolas é diversificar, humanizar e democratizar o desenvolvimento pedagógico da área, buscando expandir a educação física escolar de uma ciência puramente biológica para incluir as dimensões afetiva, cognitiva e afetiva da cultura social do trabalho. Conforme constam nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física - PCN (Brasil, 1997), essas práticas contêm de forma organizada as principais questões nas quais os professores devem pautar o desenvolvimento de seu trabalho, subsidiando discussões, planejamentos e seus métodos de avaliação para o ensino de educação física. Os blocos de conteúdo estão incluídos neste documento e esses componentes servem de base para que os professores desenvolvam planos de aula do ensino fundamental.

Entre estes setores encontra-se a ginástica, que se caracteriza por técnicas de exercício físico, com caraterísticas individuais, por exemplo, para relaxamento ou preparação para outros meios, mas também para a manutenção ou recuperação da saúde, e mesmo em meios recreativos, competitivos. ou socializar. Estes têm uma forte ligação com o bloco “Conhecimentos sobre o corpo”, pois na ginástica este conhecimento é explicado de forma muito clara.

Existem várias técnicas de ginástica hoje que diferem dos exercícios mecânicos e repetitivos projetados para sentir seu próprio corpo. Assim, tenta-se prestar atenção à respiração, sentir o relaxamento e a tensão dos músculos, sentir as articulações da coluna. Considere todo o trabalho desenvolvido em paralelo Desenvolvimento sincronizado com o objetivo central.

 Aceitar a relevância de cada ação que os alunos aprendem e aproveitar ao máximo a bagagem cultural que já está enraizada no contexto social daquele ambiente específico. Esse ponto é enfatizado por Daiolo (1995) que menciona que “todas as regras, todas as normas e todos os valores de uma determinada sociedade estão inscritos no corpo, pois é a principal forma pela qual o indivíduo entra em contato com o ambiente que o cerca”. Barcellos (2008) acrescenta que “as aulas de ginástica têm envolvido descobertas significativas relacionadas ao controle do corpo”. Além dos benefícios físicos da atividade física relacionada à academia no corpo, há evidências de que os alunos que participam de atividades físicas regulares experimentam mudanças na função cognitiva. Vieira (2013), citando Nieman (1999), afirma que essa evidência sugere que os processos cognitivos são mais rápidos e eficientes em indivíduos fisicamente ativos, através de mecanismos indiretos, como redução da pressão arterial e dos níveis plasmáticos de colesterol (LDL), níveis de triglicerídeos e inibição da agregação plaquetária. Ele continuou dizendo que, entre os efeitos psicológicos, a redução da tensão emocional pode ser considerada um dos efeitos mais importantes, alguns de seus mecanismos de curto e longo prazo. Mesmo após todas as pesquisas sobre a prática da ginástica na educação física do ensino fundamental, ao longo dos anos esse componente perdeu seu valor pedagógico, sendo substituído ao longo da educação básica por outros modelos no ambiente escolar. Como afirma o Coletivo de Autores (1992), "a ginástica, que se originou como a 'arte de exercitar o nu' e incluía atividades como correr, pular, arremessar e lutar, desenvolveu-se em formas de movimento distintamente influenciadas por abrangendo diferentes culturas".

Falando do conhecimento nas escolas, Almeida (2005) diz que “este se manifesta ao longo do processo de ensino na forma de seleção de conteúdos ou conhecimentos, processos de organização na prática docente em sala de aula”. Assim, ele argumenta que "o conhecimento escolhido para o currículo parece centrar-se na especialização do professor ou na preferência por tópicos específicos da cultura corporal ". Assim, "a falta ou negação do conhecimento da ginástica no processo educacional desqualifica a formação humana do desenvolvimento social, científico e educacional da cultura corporal" . Diante dessas questões, é preciso discutir que não só os alunos, mas também os professores e os próprios educadores culturais estão incluídos ao afirmar que os professores, na maioria das vezes, acabam optando por práticas de atividades culturalmente aceitáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com