TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão Da Qualidade

Monografias: Atps Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão da qualidade

(DEMING, 1993:56) "Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente". Deming associa qualidade à impressão do cliente, portanto não é estática. A dificuldade em definir qualidade está na renovação das necessidades futuras do usuário em características mensuráveis, de forma que o produto possa ser projetado e modificado para dar satisfação por um preço que o usuário possa pagar.

A Gestão da Qualidade corresponde a uma cultura empresarial onde todos se empenham ao máximo para obter excelência no trabalho, e pressupõe um compromisso individual de cada elemento com vista à produção de resultados com qualidade elevada. As pessoas constituem neste processo o capital mais importante e a importância que lhes é conferida é fundamental para a sua motivação, aumento da criatividade e da produtividade individual.

- A qualidade é que define se seu produto está sendo aceito ou não pelo mercado.

- O mercado é que define se seu produto terá qualidade suficiente para prosperar e continuar sendo um produto de utilidade para seus clientes.

- De nada adianta produzir um produto que não são aceitos e não satisfazem as necessidades dos clientes.

- Acompanhar os processos da organização, gerenciar a qualidade é um pouco mais que conhecer os processos que você tem.

O processo de certificação ISO 9001 ganha cada vez mais importância para as organizações, que procuram atingir benefícios relacionados à produtividade, qualidade dos produtos e processos e aumento da participação no mercado. Para manter os benefícios da certificação, as organizações adotam programas e ferramentas da qualidade, de acordo com suas necessidades, buscando a melhoria contínua dos processos organizacionais. Pelo exposto, o trabalho tem o objetivo de identificar quais os programas e ferramentas da qualidade mais utilizadas e os benefícios e dificuldades encontrados pelas organizações, durante o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade e da certificação ISO 9001. Para o seu desenvolvimento, adotou-se o método de pesquisa qualitativa, a partir da realização de estudos de casos múltiplos, com empresas do setor gráfico, de baterias automotivas, de peças automotivas e peças de máquinas e equipamentos, localizadas em duas cidades do interior paulista-Bauru e Sorocaba. Ao final, conclui-se que a adoção dos programas e ferramentas da qualidade é importante para a manutenção da gestão da qualidade, independentemente do segmento da empresa e que os programas e as ferramentas mais utilizados, são o 5 s, Gráfico de Pareto e Diagrama de Ishikawa, enquanto os benefícios e dificuldades variam de acordo com o segmento e a história da organização. Contudo, é possível observar que muitos são os programas e ferramentas da qualidade disponíveis na literatura, porém poucos são os utilizados pelas empresas.

A gestão da qualidade é um fenômeno recente. Civilizações avançadas que apoiaram as artes e ofícios permitindo aos clientes escolher uma mercadoria que satisfaça as normas de qualidade mais elevadas do que as normais mercadorias. Nas sociedades onde a arte e o artesanato foram avaliados, uma das responsabilidades de um mestre artesão (e também para os artistas) foi a de levar seu estúdio, treinar e supervisionar o trabalho dos seus artesãos e aprendizes.

A qualidade, nos dias de hoje, não é mais uma função isolada dentro das organizações nem somente um diferencial de mercado, sendo vista como uma questão de sobrevivência, este trabalho tem como objetivo apresentar conceitos sobre qualidade, produtividade e competitividade, evidenciando a importância de que as empresas absorvam tais conceitos para tornarem-se aptas a buscar a excelência, garantindo assim, a sobrevivência no mercado. A evolução da qualidade conta com uma relevante mudança em seu processo: o foco passou a estar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com