TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Gestão Da Qualidade.

Ensaios: ATPS - Gestão Da Qualidade.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  2.734 Palavras (11 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Atividades Práticas Supervisionadas

Gestão da Qualidade

Pólo: Limoeiro do Norte – Ceará

Curso: Administração -Semestre: 8º

Professor Tutor Local: Marcos Gomes – Professora EAD:Mônica Satolani.

Acadêmicos:

Aglaeudo Chaves Cavalcante RA: 267432

Ezinaldo Saraiva RA: 196717

José Wilker Raulino de Oliveira RA: 222098

Marcos Glairton Damasceno Borges RA: 267435

Marcondes Costa Santiago RA: 238791

LIMOEIRO DO NORTE 2013

RESUMO

Sistema de gestão da Qualidade, como ferramenta que faz padronização de processos e controle sobre os mesmo, viabiliza medir a eficiência e verificar a eficácia das ações tomadas, como foco específico na satisfação do cliente e na melhoria cotinua dos processos. Esse sistema proporciona segurança à alta direção nas tomadas de decisão, pois possibilita a leitura de indicadores de desempenho precisos e confiáveis. Ate o momento, 175 países reconhecem e adotam as normas ISO como parâmetro para o sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas mais diversas atividade empresarias.

É um conjunto de elementos interligados, interligados na organização, que trabalham coordenados para estabelecer e alcançar o cumprimentos da politica e dos objetivos da qualidades, dando consistência aos produtos e serviços para que satisfaçam as necessidades e expectativa dos seus clientes.

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais ver-se a grande necessidade de implantar nas empresas um sistema onde busque a padronização de atividades, a melhoria contínua da produtividade e também a redução de custos.

Essa busca pelo aprimoramento geralmente se faz pela área chamada "Gestão da Qualidade". Esse programa de Qualidade visa a excelência em tudo o que é realizado, com enfoque na satisfação dos clientes, dos seus fornecedores e dosseus empregados.

Hoje as empresas vêem o quanto é importante ter um sistema de Qualidade, pois garante aos próprios clientes uma maior confiabilidade em seus produtos e serviços.

Cada empresa terá um tipo de sistema de qualidade. Isso dependerá de uma série de fatores (tamanho, tipo, filosofia, etc) que deverá ser analisada e melhor adaptada por uma consultoria. Vale lembrar que o importante não é só implantar a qualidade na empresa. Deve ser feito todo um trabalho para que seja mantido dia após dia.

Sumário

Resumo.......................................................................................................02

Introdução...................................................................................................04

Etapa 1........................................................................................................06

Etapa 2........................................................................................................10

Etapa 3.........................................................................................................11

Etapa 4..........................................................................................................12

Conclusão.....................................................................................................13

Referências Bibliográficas............................................................................14

ETAPA 1

1. O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

Aqualidade é hoje uma palavra chave muito difundida nas empresas: fácil de falar e difícil de fazer. Ao mesmo tempo, existe pouco entendimento do que vem a ser qualidade.

A definição da qualidade possui uma extrema diversidade de interpretação, dada por diversos autores, que procuram dar uma definição simples para que seja assimilável a todos os níveis das organizações. Precisa, para não gerar interpretações duvidosas; e abrangente, para mostrar sua importância em todas as suas atividades produtivas. O conceito de qualidade apresentado pelas principais autoridades da área são as seguintes:

(JURAN, 1992:9) "Qualidade é ausência de deficiências" ou seja, quanto menos defeitos, melhor a qualidade. (FEIGENBAUM, 1994:8) "Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário." (CROSBY, 1986.

Qualidade é um conceito subjetivo, e o termo vem do latim. Qualidade está relacionado às percepções de cada indivíduo, e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição.

Qualidade pode ser qualidade de vida das pessoas de um país, qualidade da água que se bebe ou do ar que se respira, qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa, ou ainda qualidade de um produto no geral. Como o termo tem diversas utilizações, o seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva. Pode-se também seguir como exemplo a qualidade desta enciclopédia. Basta escolher um tema qualquer e escrever absurdos. O tempo para a correção ser feita está inversamente ligada à qualidade do site. Quanto melhor a qualidade, menor será esse tempo.

Qualidade em relação a produtos e/ou serviços, há várias definições para qualidade, como o produto estar em conformidade com as exigências dos clientes, valor agregado, algo que produtos similares não possuem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com