TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão Da Qualidade

Trabalho Escolar: Atps Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  2.504 Palavras (11 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 – O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo.......04

2 – O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução................................05

3 – Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?...................................05,06

4 – Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade? Explicar...............06,07

5 – Ciclo PDCA .............................................................................................07,08

6 – O que é TQM e como o Ciclo PDCA contribui para uma melhor gestão

em TQM?........................................................................................................09,10

7 – Ferramenta De Planejamento Da Qualidade e sua Função.................,11,12,13

8 – Entre as Ferramentas da Qualidade, quais as mais importantes identificadas pela equipe?.................................................................................................................14

9 – Porque o processo de Melhoria Contínua deve ser constante?......................14

10 – Bibliografia...................................................................................................15

Etapa 1

1. O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

R: Qualidade é um meio de fazer gestão e por conseqüência é aplicável a qualquer organização. Não se trata de um setor ou uma área específica, nem tão pouca um departamento fechado, restrito em seu próprio fim. Tem-se por objetivo satisfazer o cliente e por conseqüência disso manter a viabilidade financeira, melhorar continuamente, manter a competitividade e a produtividade com mais eficácia. Não se treta mais de produzir “o melhor, com mais tecnologia, com mais precisão, com mais excelência” e sim produzir produtos e serviços diferentes para necessidades diferentes, de diferentes clientes. E para isso é preciso planejar, implementar e melhorar continuamente a Organização. Quanto à alteração do conceito ao longo do tempo:

- Era da inspeção

• Produtos são verificados um a um.

• Cliente participa da inspeção.

• Inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade.

- Era do controle estatístico:

• Produtos são verificados por amostragem.

• Departamento especializado faz controle da qualidade.

• Ênfase na localização de defeitos.

- Era da qualidade total:

• Processo produtivo é controlado.

• Toda a empresa é responsável.

• Ênfase na prevenção de defeitos.

• Qualidade assegurada; sistema de administração da qualidade.

2. O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?

R: Trata-se de um conjunto de práticas que tem como objetivos estabelecer padrões de processos, para que eles sejam executados da maneira mais padronizada possível, sem imprevistos e improvisos. Devem ser estabelecidas não só no processo de produção, mas também em outros processos considerados críticos que fazem interface com a produção, como por exemplo, vendas, compras, treinamentos de funcionários entre outros que a organização mapear como de impacto para a qualidade de seus produtos e serviços. São procedimentos, métodos, instruções ou qualquer que seja o nome do documento que descreve em revisões controladas qual é o fluxo que determinada ação deve ser executado para que o processo produza uma “saida” de acordo com a necessidade de “entrada” de outro processo e assim sucessivamente, de forma sistêmica. Quanto à evolução a preocupação com a qualidade, no sentido mais amplo da palavra, começou com W.A. Shewhart, estatístico norte-americano que, já na década de 20, tinha um grande questionamento com a qualidade e com a variabilidade encontrada na produção de bens e serviços. Shewhart desenvolveu um sistema de mensuração dessas variabilidades que ficou conhecido como Controle Estatístico de Processo (CEP). Criou também o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Action), método essencial da gestão da qualidade, que ficou conhecido como Ciclo Deming da Qualidade.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, o Japão se apresenta ao mundo literalmente destruído e precisando iniciar seu processo de reconstrução. W.E. Deming foi convidado pela Japanese Union of Scientists and Engineers ( JUSE ) para proferir palestras e treinar empresários e industriais sobre controle estatístico de processo e sobre gestão da qualidade. O Japão inicia, então, sua revolução gerencial silenciosa, que se contrapõe, em estilo, mas ocorre paralelamente, à revolução tecnológica “barulhenta” do Ocidente e chega a se confundir com uma revolução cultural. Essa mudança silenciosa de postura gerencial proporcionou ao Japão o sucesso de que desfruta até hoje como potência mundial.

3. Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?

R: Juran e Deming foram os dois pioneiros do movimento da qualidade. Segundo Juran o principal objetivo da qualidade, é alcançar um melhor desempenho para a organização. Qualidade é a ausência de falhas. Para Deming as necessidades e expectativas dos consumidores são o ponto de partida para a melhoria da qualidade. Outros gurus foram Philip Crosby que para este quando discutimos qualidade, estamos a tratar com problemas das pessoas. Armand Feigenbaum foi o grande impulsionador do conceito de controlo total da qualidade. Do lado japonês, Kaoru Ishikawa e Genichi Taguchi são dois nomes sonantes. Ishikawa foi o pioneiro. Fora da lista ficam outros gurus respeitáveis como Massaaki Imai (criador da filosofia Kaisen, que significa melhoria contínua); James Harrington (cujos passos para a melhoría contínua ficaram célebres); Richard Schonberger (que fez a transição de técnicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com