TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avanços Na Cromatografia

Monografias: Avanços Na Cromatografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  358 Visualizações

Desde o início do século passado a cromatografia vem sendo utilizada como técnica analítica, tendo seus métodos aperfeiçoados com o passar dos anos. Inicialmente era usada para separação de substâncias coradas, de onde lhe deriva o nome, mas atualmente a técnica é utilizada para separar uma grande variedade de compostos, que só ocasionalmente apresentam coloração (LANÇAS, 1993; GONÇALVES, 2001).

Diferentes critérios são utilizados para distinguir os métodos cromatográficos, estes podem ser separados quanto ao mecanismo de separação, técnica empregada, tipo de fase utilizada e tipo de superfície na qual ocorre a separação, podendo ser cromatografia em coluna, quando ocorre dentro de um tubo, ou cromatografia planar, quando ocorre em uma superfície plana (LANÇAS, 1993).

A cromatografia em coluna divide-se em cromatografia gasosa, cromatografia com fluído supercrítico e cromatografia líquida, podendo esta última ser classificada em cromatografia líquida clássica e cromatografia líquida de alta eficiência, tema que será abordado no presente trabalho (DEGANI; CASS; VIEIRA, 1998).

Somente por volta dos anos 60 que a tecnologia permitiu o uso de colunas empacotadas com partículas de diâmetro da ordem de 3 a 10μm, sendo fabricados aparelhos sofisticados que trabalhassem a alta pressão, ao contrário do que acontecia com as colunas de vidro simples da cromatografia líquida clássica, em que a eluição da fase líquida era devido somente a ação da gravidade. Desde então o nome cromatografia líquida de alta eficiência começou a ser utilizado para distinguir esta nova técnica dos métodos básicos, que ainda são usados em análise preparativa (GONÇALVES, 2001).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com