TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ações: O Que Você Precisa Saber Antes De Optar Pelo Investimento

Dissertações: Ações: O Que Você Precisa Saber Antes De Optar Pelo Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

Ações: o que você precisa saber antes de optar pelo investimento

Não é nenhuma novidade que o investimento em ações tem se tornado cada vez mais popular entre os pequenos investidores. Após olhar, por muitos anos, para este mercado com um pouco de desconfiança, como algo distante e restrito a poucos, o brasileiro agora se sente mais seguro para explorar mais esta alternativa de investimento.

Mas, ao contrário de outras opções de investimentos, o mercado de ações traz algumas características que devem ser entendidas antes de colocar seu dinheiro para trabalhar. Afinal, se na renda fixa os riscos de perder dinheiro são baixos, o mesmo não ocorre no mercado de ações, principalmente para quem está começando.

Ponderações

Antes de iniciar seus investimentos, você deve fazer algumas ponderações. Ganhos a curto prazo não devem ser a expectativa de quem decide investir em ações.

De acordo com a Bolsa de Valores de São Paulo, é aconselhável que o investidor não dependa do recurso aplicado em ações para gastos imediatos e que tenha um horizonte de investimento de médio e longo prazos, quando eventuais desvalorizações das ações poderão ser revertidas.

Dúvidas freqüentes

A seguir listamos as dúvidas mais freqüentes entre os iniciantes no mercado, de acordo com a Bovespa. Vale ficar atento às respostas antes de optar pelo investimento.

1. Qual a melhor forma de escolher em que ações investir?

Para escolher as ações, o investidor deve ponderar três critérios: liquidez (facilidade de vender a ação quando quiser resgatar), retorno (possibilidade de ganhos) e risco (possíveis perdas). A combinação desses três elementos, a critério do investidor, definirá em quais ações aplicar.

2. Quais são os tipos de ações?

As ações são divididas em:

Ordinárias (ON): que concedem o direito de voto nas assembléias da empresa;

Preferenciais (PN): que oferecem preferência no recebimento de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia. Entretanto, as ações preferenciais não concedem o direito de voto, ou o restringem.

3. Qual o valor mínimo para começar a investir em ações?

Não existe um valor mínimo exigido para investir na Bolsa. Isso varia em função do preço das ações que se deseja comprar e até mesmo da Corretora que você escolher.

4. Existe um prazo mínimo para se ficar com uma ação?

Não há prazo mínimo nem máximo para se manter uma ação. Se desejar, você pode vender a ação no mesmo dia em que a comprou, realizando um day trade.

5. O que é day trade?

Fazer um day trade significa comprar e vender, no mesmo dia, a mesma quantidade de títulos de uma empresa, utilizando para isso a mesma Corretora e também o mesmo Agente de Compensação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com