TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BACHARELADO EM DESIGN DIGITAL : O QUE É DESIGN

Por:   •  5/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA – UNIARA

Monique Rossomano

O que é Design?

BACHARELADO EM DESIGN DIGITAL

Araraquara

2017


Definir a palavra design não é uma tarefa simples, muitos estudiosos discorrem sobre o assunto no intuito de definir tal palavra, referenciando, na maioria das vezes, alguns movimentos históricos, como a revolução industrial e o modernismo.

O antropólogo Bruno Latour, por exemplo, examina minuciosamente a semântica do termo design, em uma palestra, nomeada como Um Prometeu cauteloso? (2009). O design, visto à sua época, era tido como algo secundário, ou seja, sua função não passava de gosto e estética, para complementar a característica principal de um produto, sua funcionalidade.

Latour pontua ainda que a compreensão do design se estendeu na atualidade, e que está presente em todos os processos imagináveis de um produto, desde o planejamento até a embalagem, o consumidor final, hoje, não consegue fazer tal distinção. Enfim o design para Latour pode ser definida como revolução, pois até a natureza, na sociedade atual, pode ser reelaborada.

Outro estudioso que expos seu pensamento sobre o design foi o filosofo Vilém Flusser, que faz observações em sua obra, O Mundo Codificado (2007), sobre a forma e a matéria, no qual seria um dos objetos do termo tratado acima, pois sem o design não há a transformação da matéria em uma forma. A matéria aqui, se trata do conteúdo dentro de um recipiente, a forma o recipiente em si. Flusser também examina a palavra design, concluindo que a área pode ser um método de se projetar uma forma.

Tratando-se do design, a habilidade de transformar, ou até mesmo revolucionar, como citado acima, não se restringe apenas ao mundo material, ao palpável, mas também pode ser incluído o imaterial, como a internet, as interfaces que existem dentro da área tecnológica, o design é essencial para a compreensão e interpretação dos bits e pixels na tela dos computadores.

O design hoje se trata de acessibilidade, dar forma a uma interpretação mais simples aos usuários, independentemente do produto em questão, seja ele material ou imaterial.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

LATOUR, Bruno. Um prometeu cauteloso?: Alguns passos rumo a uma filosofia do

design. In: Agitprop, revista brasileira de design, São Paulo, v.6, n.58, jul. /ago. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com