TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Briefing Saraiva

Por:   •  19/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

  1. IDENTIFICAÇÃO
  • Cliente: Saraiva Mega Store
  • Produto: Literatura Infantil
  • Data: 18/3/2016
  1. ANUNCIANTE

Saraiva: Tradição, pioneirismo e flexibilidade

O senhor Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva, imigrante português, em 1914, abre uma pequena livraria no Largo do Ouvidor em São Paulo, para comercializar livros usados, pela proximidade, logo ficou conhecida entre os estudantes e professores do curso de Direito do Largo São Francisco e especializou-se, então, no comércio de livros jurídicos que até hoje representam um segmento importante nos negócios da empresa.

Em 1947 a empresa transforma-se em Sociedade Anônima, a partir de 1970 passa a editar livros didáticos e paradidáticos.

Ao longo dos anos 70, o processo de crescimento e formação de uma rede de lojas se inicia concretamente com a abertura da segunda loja na Praça da Sé, marco histórico da cidade de São Paulo, com o crescimento de títulos publicados, viabiliza-se um serviço próprio de distribuição de livros.

Vantagens Competitivas:

 

  • Disciplina de Execução: Buscamos oferecer a nossos clientes uma experiência de compra única nas Lojas Físicas. Trabalhamos para garantir sua satisfação, fornecendo treinamento técnico aos nossos colaboradores, buscando mantê-los a todo o tempo motivados para desenvolver alto grau de empatia com nossos clientes. Com espaços físicos agradáveis e bem dimensionados, nossas lojas são altamente informatizadas, possuindo terminais de leitura ótica espalhadas pelo ambiente, que possibilitam ao consumidor localizar produtos e consultar preços de maneira rápida e eficiente. 
  • Marca: Somos uma empresa atuante há 100 anos no Brasil, com forte presença no mercado editorial e no mercado varejista de livros. Construímos ao longo desse período uma marca forte e de reconhecida qualidade no País. Acreditamos que a força e o reconhecimento de nossa marca, aliados à nossa flexibilidade em responder às tendências do mercado e às exigências dos nossos clientes, são uma vantagem competitiva propulsora dos nossos negócios e responsáveis pela manutenção de uma base sólida de consumidores. Somos pioneiros em muitas das áreas em que atuamos. 

Desvantagens Competitivas:

  • Livros digitais: A intenção da campanha é a promoção de vendas de livros físicos que com a expansão do mercado digital está cada vez mais difícil, o livro impresso está perdendo seu espaço.

  • Diminuição do hábito de leitura no País: O brasileiro está lendo menos. É isso que revela a pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Ibope Inteligência. De acordo com o levantamento nacional, o número de brasileiros considerados leitores - aqueles que haviam lido ao menos uma obra nos três meses que antecederam a pesquisa - caiu de 95,6 milhões (55% da população estimada), em 2007, para 88,2 milhões (50%).
  1. PÚBLICO-ALVO

Ao longo de sua história a livraria Saraiva se fez presente na vida do cidadão brasileiro, sobretudo o estudante, sendo sempre referência no segmento acadêmico, agora deseja atingir mais efetivamente o mercado pequenos leitores, criando uma campanha voltada para os pais e as próprias crianças, valorizando a aquisição de livros de literatura infantil. Mostrando que há todo um universo a ser explorado nesse segmento, além daquilo que já se conhece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com