TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASA COSTA MÓVEIS LTDA

Casos: CASA COSTA MÓVEIS LTDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  5.039 Palavras (21 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 21

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Se uma empresa pretende obter bons resultados em qualquer campo de atuação ela necessita de registros contábeis, econômicos e financeiros de seu desempenho. Atualmente esses registros quando transformados em planilhas, auxiliam os gestores organizacionais em seus processos de tomada de decisões. Ressalta-se que a análise da situação financeira da empresa se dá pela análise de fluxo de caixa e de dados provenientes de todos os setores desta.

A empresa pesquisada é de grande porte e uma de suas sedes encontra-se na cidade de São Gabriel/BA. Seu comportamento, no que tange as finanças, é sempre muito cuidadoso. É a partir de seu controle financeiro que as decisões são tomadas, assim não faltam planejamento e implementação de planos de ação que visem sempre à melhoria continua de suas ações.

Assim, essa pesquisa busca tratar da questão da administração orçamentária e financeira da empresa em questão, ressaltando seu comportamento quando se trata de finanças empresariais. Menciona-se que, cabe a administração financeira das empresas registrarem e analisar sua vida econômica, assim como, metas a serem atingidas, gerenciar suas fontes de renda e de investimentos que visam à geração de recursos que a sustente. De acordo com Litenski e Lozeckyi (2007) a administração financeira de uma empresa trata do controle contábil fiscal e comercial da mesma, assim como, do controle de suas contas a receber e a pagar e da alocação de seus recursos, ou seja, um bom controle financeiro pode levar a empresa a patamares elevados.

Destacam-se aqui as ferramentas financeiras utilizadas por seu gestor, entre elas cita-se o fluxo de caixa, o balanço Patrimonial e o demonstrativo de resultados de Exercícios (DRE), ressaltando-se que é a partir desses demonstrativos financeiros que se pode ter uma visão intuitiva da situação da empresa, é deles que sai o ponto de partida para diversas análises futuras.

Em outro momento buscam-se ressaltar questões relativas ao direito tributário trazendo a tona quais os principais tributos a serem pagos pela empresa nos mais diversos âmbitos. No que tange a teoria econômica, busca-se fazer uma análise de cenário ressaltando os ambientes tanto internos quando externo trazendo os pontos fracos e fortes assim como as ameaças e oportunidades a serem enfrentadas e aproveitadas.

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Planejamento e controles financeiros

De acordo com Gitman (2004) menciona o planejamento financeiro é muito importante para o funcionamento e sustentação de qualquer empresa, uma vez que a auxilia na direção, controle e coordenação de suas ações e execução de objetivos para o alcance de metas. Entre os aspectos primordiais ao planejamento financeiro deve-se citar o planejamento de caixa e de lucros. Corroborando com o citado acima, a empresa pesquisada possui um planejamento de caixa e de lucros

Seu planejamento de caixa leva em consideração as provisões e previsões dentro de seu planejamento de caixa, pois sabe que necessita de provisão de financias para acontecimentos não se tem valores exatos, mas que sabe que irá acontecer, um exemplo disso é o pagamento de férias de seus funcionários. Já no que tange a previsão, a empresa sempre busca um fundo financeiro para que não seja surpreendidos por necessidade de compras inesperadas, concertos de emergências.

Assim a Casa Costa, busca realizar um planejamento financeiro embasada em dados cadastrados diariamente em seu sistema onde tenha demonstrativos mensais de todas suas entradas e saídas. Ressalta-se ainda dentro de seu planejamento financeiro que suas necessidades de compras são satisfeitas sempre através de pesquisa e orçamento dos itens a serem comprados, assim como da viabilidade de retorno de tal compra.

Oliveira (2005) afirma que cabe ao empresário lidar com a grande quantidade de números e informações que envolvem a empresa o tempo todo para que possa realizar uma boa gestão financeira. Assim, quando possui números confiáveis, o gestor consegue tomar decisões certeiras, para tanto é importante que possua controles financeiros. A empresa em questão possui como controles financeiros o controle de caixa, o controle de bancário, o controle de contas a receber e o controle de contas a pagar.

A Casa Costa busca no controle de caixa verificar se não existem erros de registros, assim como se não há desvios de recursos. Segundo Oliveira (2005) o caixa deve ser conferido diariamente e, quando encontradas, diferenças de registros devem ser apuradas no mesmo dia e medidas devem ser tomadas. Ressalta-se ainda que o controle de caixa serve ainda para controlar depósitos bancários, evitar despesas com impostos e juros com o pagamento antecipado, controlar e analisar despesas pagas e gerar dados que auxiliem na elaboração de fluxo de caixa.

Cabe ao controle bancário registrar cotidianamente toda a movimentação bancária, segundo Oliveira (2005), deve estar presente neste controle todos os pagamentos realizados por meios bancários e valores debitados em conta. O controle de contas a receber é visualizado no sistema, a partir das mensalidades de alunos em atraso, através dele podem-se ter informações de valores a receber, conhecendo assim o montante de contas já vencidas possibilitando a tomada de medidas para que se possam receber as contas em atraso.

De acordo com Oliveira (2005) o controle de contas a pagar tem como principal vantagem o controle e estabelecimento de prioridades de pagamento em caso de dificuldades financeiras. A empresa em questão busca sempre antecipar seus pagamentos visando pagar o mínimo possível de juros, o levantamento de suas contas a pagar é exato e é também utilizado como base para cálculo fiscal.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Pelo fato da empresa analisada ser de pequeno porte e estar em seu período inicial, sua função financeira é realizada, de forma terceirizada, pode uma empresa de contabilidade que conta com dados provenientes de seus controles de caixa, de contas a pagar e a receber. De acordo com Gitman (2004) somente conforme a empresa cresce que esta passa a ter a necessidade da criação de um departamento financeiro.

A Administração Financeira é importante em todos os tipos de negócio, incluindo-se bancos e outras instituições financeiras, bem como indústrias e empresas varejistas. Ela também é importante em operações governamentais e escolas. Tem a responsabilidade de buscar e utilizar efetivamente os recursos necessários, visando o funcionamento eficiente da empresa. Essa dualidade de responsabilidade leva a entender que as dimensões da administração financeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com