TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO DE MARKETING MISTURADA

Projeto de pesquisa: COMUNICAÇÃO DE MARKETING MISTURADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.167 Palavras (9 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 PESQUISA DE MERCADO 4

2.1 FASES PARA REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA DE MERCADO..................................................................................................................4

2.1.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA ...................................................4

2.1.2 DEFINIÇÃO DO OBJETIVO DA PESQUISA .....................................................4

2.1.3 FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE DA PESQUISA 5

2.1.4 DEFINIÇÃO DO PÚBLICO ALVO E AMOSTRA................................................5

2.1.5 MÉTODO DA PESQUISA.................................................................................6

2.1.6 MÉTODO DA COLETA DE DADOS............................................................

2.1.7 ANÁLISE DOS DADOS...............................................................................

2.1.8 APRESENTAÇÃO DOS DADOS................................................................

2.2 CUIDADOS A SEREM ADOTADOS EM CADA ETAPA DA PESQUISA DE MERCADO..........

3 MIX DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING 5

3.1 AS QUATRO VARIÁVEIS QUE FORMAM OS 4 P´S 5

3.1.1 PREÇO 5

3.1.2 PRAÇA OU PONTO............................................................................................6

3.1.3 PRODUTO 6

3.1.4 PROMOÇÃO......................................................................................................

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como por objetivo entender as principais características relacionadas ao Mix de Comunicação de Marketing e seu conjunto de estratégias, que formam um composto de marketing, e que tem como objetivo suprir as necessidades e carências de um mercado e suas peculiaridades. Conforme Boone e Kurtz (2009) é através deste composto formado pelas quatro grandes áreas: produto, preço, praça e promoção, que os clientes são influenciados na hora da tomada de decisões.

Neste trabalho faremos abordagem também a Pesquisa de Mercado, para entendermos a importância desta ferramenta na hora de iniciar um novo negócio ou até mesmo para melhoramentos no negócio já existente.

2 PESQUISA DE MERCADO

Segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP), Pesquisa de Mercado ou Pesquisa de Marketing é a coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetividade dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas.

A Pesquisa de Mercado como uma ferramenta de extrema necessidade para as organizações seja para abertura, seja para expansão de novos negócios ou mercados, constitui-se numa etapa fundamental para o empreendedor, pois a primeira providência a ser tomada é desenvolver uma análise mercadológica, para depois dela, serem tomadas as decisões.

Há uma grande necessidade no mercado de se conhecer melhor os consumidores e suas necessidades, assim como de conhecer também as estruturas das concorrências do mercado que se deseja alcançar e também obter todas as informações que forem possíveis para poder traçar e desenvolver um plano de marketing que atinja todos os objetivos.

Para desenvolver esse plano de marketing de forma eficiente é necessário conhecer bem as variáveis externas e para que isto aconteça é preciso utilizar a pesquisa de mercado. Para Kotler (2000, p. 125), “pesquisa de marketing corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa”. Segundo o IBOPE (2007, p. 1):

2.1 FASES PARA REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA DE MERCADO

Um projeto de pesquisa deve seguir uma ordem de forma a construir etapas que irão levar à solução da necessidade criada. As principais etapas de um projeto de pesquisa são:

2.1.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA

Segundo Samara e Barros (2007, pg. 21), “definir o problema de pesquisa significa entender e explicar quais são os problemas ou as oportunidades de marketing que geram a necessidade de informação para a tomada de decisão”. Para se definir o problema, é necessário perguntar o motivo pelo qual a pesquisa será realizada e o que se espera a partir dos seus resultados.

2.1.2 DEFINIÇÃO DO OBJETIVO DE PESQUISA

Nos objetivos de pesquisa, deve-se pensar quais são as informações que se quer buscar. O que é essencial que seja pesquisado de forma a resolver o problema? Os objetivos devem ser detalhados e específicos, pois irão auxiliar na formulação das etapas posteriores.

2.1.3 FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE DE PESQUISA

As hipóteses são suposições que podem ou não ser confirmadas pela pesquisa. Sua formulação auxilia o direcionamento da pesquisa, uma vez que se espera que ela confirme determinado pensamento elaborado a partir de estudos exploratórios e impressões do mercado.

2.1.4 DEFINIÇÃO DO PÚBLICO ALVO E AMOSTRA

O público alvo da pesquisa tende a ser o mesmo do produto ou serviço que está se pesquisando. Há casos em que se verifica um problema com determinado segmento do público alvo total, então nessas situações aplica-se a pesquisa ao fragmento do público alvo determinado.

2.1.5 MÉTODOS DE PESQUISA

Citados anteriormente, referem-se aos estudos exploratórios, aos estudos descritivos e aos estudos experimentais ou causais. Outros tipos de métodos incluem pesquisa de imersão e a pesquisa de tendências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com