TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITUAÇÃO: EMPRESA E EMPRESÁRIO

Pesquisas Acadêmicas: CONCEITUAÇÃO: EMPRESA E EMPRESÁRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  4.433 Palavras (18 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 18

CONCEITUAÇÃO: EMPRESA e EMPRESÁRIO

EMPRESA-É aquilo que se empreende, empreendimento. Iniciativa de uma ou mais pessoas para exploração de um negócio. Também é sinônimo de companhia, organização ou sociedade.

Destina-se à produção e/ou comercialização de bens e serviços com vista, à obtenção de LUCRO. Existe para atender as necessidades da comunidade. Independentemente do tamanho, (micro, pequena, média ou grande), possui 4 áreas: produção, comercialização, finanças e recursos humanos.

ESTRUTURA DA EMPRESA

- Produção e/ou prestação de bens e serviços

PRODUÇÃO: Transforma a matéria-prima em um produto acabado. Ou seja, o papel em caderno, a madeira em lápis.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: não desenvolve nem transforma matéria-prima em produto acabado, seu papel é somente prestar serviço à seus clientes.

- CAPITAL: Refere-se à parte financeira da empresa, engloba tanto os investimentos para sua abertura, como os recursos que devem ser mantidos em "caixa" (o chamado capital de giro) para o seu pleno funcionamento.

- COMERCIALIZAÇÃO: A forma mais comum de comercialização é a troca de mercadorias (produtos/serviços) por capital (dinheiro), visando atender as necessidades dos clientes.

- RECURSOS HUMANOS: Para a empresa obter sucesso, todas as pessoas envolvidas devem ter um maior preparo técnico, investir em capacitação profissional e estar preparadas para constantes mudanças provenientes do mercado de trabalho. Porém, somente a experiência e a qualificação não são suficientes, todo profissional deve lembrar que é essencial ter iniciativa, ser dinâmico, comunicativo, possuir liderança e saber trabalhar em equipe.

EMPRESÁRIO

É a pessoa que ASSUME responsabilidade moral e econômica sobre a empresa (ganhos e perdas). Ator social que tem por iniciativa gerar e dirigir os negócios, controlando indicadores e resultados.

A Tarefa do empresário é a de identificar os objetivos da empresa e transformá-los em ação por meio do planejamento, organização, direção e controle dos esforços realizados em todas as áreas da empresa.

Estes conceitos podem ser aplicados a qualquer tipo ou tamanho de organização, seja uma grande indústria, uma cadeia de supermercados, um ateliê de costura, um pequeno restaurante ou qualquer outra atividade econômica. Muitos acreditam que toda empresa tem que ter uma mega estrutura para estar no mercado competindo com os concorrentes. Porém, isto não é verdade, existem empresas que são informais, de fundo de quintal, familiares, etc.

EMPRESA INFORMAL

Apesar de visar obtenção de lucro, não existe legalmente, não está registrada na junta comercial.

EMPRESA FUNDO DE QUINTAL

É aquela que, encontra-se na casa do proprietário. Essas empresas podem ser formais informais.

EMPRESA FAMILIAR

É constituída por membros da mesma família. A empresa familiar também pode ser formal informal.

MICROEMPRESA-Segundo a lei, microempresa é aquela que possui sua receita bruta igual ou inferior a R$ 120.000,00.

Ramos de Atividades

a) Empresas Industriais - são aquelas que transformam matérias-primas, manualmente ou com auxílio de máquinas e ferramentas, fabricando mercadorias. Abrangem desde o artesanato até a moderna produção de instrumentos eletrônicos.

Exemplos: Fábrica de móveis artesanais, Fábrica de roupas, Fábrica de Esquadrias, Fábrica de Computadores.

b) Empresas Comerciais - são aquelas que vendem mercadorias diretamente ao consumidor - no caso do comércio varejista - ou aquelas que compram do produtor para vender ao varejista - no caso do comércio atacadista. Exemplos: Armarinho, Loja de ferragem, Supermercado, Atacado de Laticínios.

c) Empresas de Prestação de Serviços - são aquelas cujas atividades não resultam na entrega de mercadorias e, sim, no oferecimento do próprio trabalho ao consumidor. Exemplos: Restaurante, Lavanderia, Cinema, Hospital, Escola.

Setores de Atividade

Dentro dos Ramos de atividade existem vários setores que podem ser explorados por uma empresa, como por exemplo:

Setores Industriais: Gráfica - Calçados - Vestuário - Bebidas - Mobiliário - Couros - Metalurgia - Mecânica, entre outros.

Setores Comerciais: Veículos - Tecidos - Combustíveis - Ferragens - Roupas - Acessórios, e outros.

Setores de Prestação de Serviços: Alimentação - Transporte - Turismo - Saúde - Educação - Lazer, entre outros.

________________________________________

CARACTERÍSTICAS EMPRESARIAIS PESSOAIS

1. Capacidade de realizar

. BUSCAR OPORTUNIDADES E TER INICIATIVA

Capacidade de se antecipar aos fatos e criar novas oportunidades de negócios. Desenvolver novos produtos e serviços. Propor soluções inovadoras.

A iniciativa depende muito da nossa capacidade de correr riscos e do nível de confiança que temos em nós mesmos.

. SER PERSISTENTE

Persistência é a expressão do desejo de realização ao longo do tempo, haja vista que não se pode alcançar tudo de uma só vez.

Não há ganho ser persistência, ela é condição para transformar uma idéia em algo real. É importante enfrentar os obstáculos decididamente e buscar sempre o sucesso a todo custo, mantendo ou mudando estratégias, de acordo com as situações.

. EXIGIR EFICIÊNCIA E QUALIDADE

Decisão de fazer sempre mais e melhor, buscando satisfazer o cliente. Tendo como resultado final produtos ou serviços de Boa Qualidade. Atua de forma a alcançar e sobrepujar os padrões existentes de excelência, bem como, melhorar sua performance anterior.

. CUMPRIR CONTRATOS DE TRABALHO - É a capacidade de fazer acordos ajustando os interesses de ambas as partes. É a capacidade de cumprir compromissos assumidos, tal como: prazo de entrega, qualidade de produtos e preço.

. CORRER RISCOS-O risco é um dos mais comuns aspectos de nossa vida e nos acompanha, permanentemente, no vaivém de nossas ocupações diárias. Portanto devemos estar sempre dispostos a assumir desafios ou riscos moderados e responder pessoalmente por eles.

2. Capacidade de Planejar

DEFINIR METAS - Todo ser humano tem capacidade de ter idéias. As idéias são muitas vezes a primeira etapa de um objetivo.

O Objetivo é o alvo que se quer alcançar, para que isso aconteça devem-se determinar alguns passos, metas que devem ser:

. Mensuráveis ( Podem ser medidas )

. Alcançáveis ( Têm condições de serem realizadas )

. Desafiadoras ( estimulam uma ação )

. Específicas ( bem definidas )

. Relevantes ( são importantes )

. Adaptadas ao tempo ( podem mudar )

BUSCAR INFORMAÇÕES - O mundo muda permanentemente e com alta velocidade, por isso se torna cada vez mais importante a busca de informações. As pessoas que querem ser empreendedoras têm que estar suficientemente bem informadas, buscando obter informações sobre clientes, fornecedores ou concorrentes. Investigando como fabricar um produto ou prestar um serviço e consultando especialistas para obter Assessoria Técnica ou Comercial.

PLANEJAR SISTEMÁTICAMENTE - Uma vez definidas as metas, deve-se escolher quais os caminhos que se toma para alcançar cada uma. É necessário determinar que atividade deve-se desenvolver seus custos, seus riscos, as responsabilidades na execução do trabalho, o tempo disponível e os fatores que podem por em perigo a realização do objetivo. Acompanhar constantemente os planos, considerando os resultados obtidos, revisar as informações e fazer os ajustes necessários.

3. Capacidade de competir

TER AUTO CONFIANÇA - Expressa confiança na sua própria capacidade de enfrentar tarefas complicadas e difíceis, em saber enfrentar desafios e em manter o equilíbrio mesmo diante de resultados desanimadores.

CRIAR REDES DE APOIO - O homem é um ser que vive em grupos. A forma mais comum de agrupamento é a família que atua como apoio às necessidades de seus membros. Cada ser humano é uma combinação de pontos fracos e pontos fortes. As redes de apoio têm a função de ajudar os lados fracos ao buscar fortes dos outros. Neste sentido somos integrantes e beneficiários da rede de apoio.

EMPREENDEDOR

Aquele que promove mudanças, que tem iniciativa, autonomia, confia em si mesmo e é otimista. É aquela pessoa que cria, desenvolve e realiza a sua própria visão de futuro, que torna seus sonhos realidade. É motivado pela necessidade de alcançar seus objetivos.

Na concepção dos economistas, EMPREENDEDOR é sinônimo de empresário, ou seja, empreendedores são pessoas que exercem atividades empresariais. Entretanto, ser empreendedor na concepção da Psicologia, ou seja, ter alta necessidade de realização e as tendências comportamentais descritas por McClelland, não implica necessariamente em atuação empresarial. Porém, tem sido demonstrado que indivíduos empreendedores apresentam uma grande propensão a se tornarem empresários, com grandes probabilidades de sucesso.

Indivíduos com alta necessidade de realização desenvolvem atividades econômicas mais vigorosas e bem sucedidas;

Quando um indivíduo com alta necessidade de realização torna-se empresário, tende a se comportar em direção ao progresso constante (expansão da empresa em nº de trabalhadores, produção e retorno de investimentos).

De acordo com as conclusões de McClelland, motivação de realização e características comportamentais associadas é fator chave para o crescimento econômico dos indivíduos, considerando sua alta associação com comportamentos empresariais, é a explicação para a aparente indiferença de muitos a sensibilidade de poucos para oportunidades econômicas do ambiente.

É fácil compreender porque pessoas que aceitam riscos e preferem atividades em que possam controlar diretamente os fatores envolvidos e assumir responsabilidades pessoais sintam-se atraídas pela possibilidade de criar uma empresa, especialmente quando as condições políticas e sócio econômicas são adequadas. Em sua própria empresa, o empreendedor é a última instância decisória, pode atuar de acordo com seu próprio padrão de excelência e aproveitar as oportunidades percebidas no meio, como é de seu inteiro agrado.

QUAIS SÃO OS FATORES QUE POSSIBILITAM A FORMAÇÃO DE UM EMPREENDEDOR. POR QUE A POPULAÇÃO DE ALGUNS PAISES PARECE TER UMA INCIDÊNCIA MAIOR DE CONDUTA EMPREENDEDORA

Nas últimas décadas, algumas constatações têm sido confirmadas pelos estudos realizados. Uma delas é que a família é um dos fatores mais decisivos na formação de indivíduos empreendedores.

Ambientes familiares encorajam o surgimento de empreendedores. Empreendedores têm sido identificados também em que os pais estão engajados em ocupações relacionadas a negócio, em famílias de estrutura instável, como aquelas afetadas por episódios como divórcio e morte.

Freqüentemente, os empreendedores são filhos de famílias que estimulam a independência e a autonomia de seus membros. Ex. Bill Gates -

Por outro lado, empreendedores geralmente são componentes de grupos (amigos) em que há pessoas com aspirações muito altas em relação a carreira profissional ou pessoas envolvidas com atividades empresariais.

Finalmente, o valor da religião e da cultura mais ampla em que pessoas são educadas tem influência significativa na formação de indivíduos empreendedores. Países em cuja cultura predomina os valores de aceitação de riscos, de excelência, de eficiência individual e responsabilidade pessoal desenvolvem um ambiente educacional que estimula as inclinações empreendedoras.

O QUE FAZ ALGUMAS EMPRESAS ALÇAREM VÔO ENQUANTO A MAIORIA CORRE, QUANDO NÃO PERDE O FÔLEGO.

A resposta e uma só: TINO EMPRESARIAL DO DONO.

Ninguém duvida de que, entre aqueles que iniciam um novo negócio, alguns tem uma textura diferente do resto e são movidos pelo chamado espírito empreendedor, o ALGO MAIS QUE FAZ A DIFERENÇA. É um talento para criar empresas e faze-las crescer rapidamente a partir de uma rara visão da oportunidade de mercado, que transforma empresários de sucesso gente que muitas vezes começou com quase nada.

Vencer e a grande mola mestra do empreendedor. Não exatamente pelo resultado financeiro, mas especialmente pela realização. ( Isaias Felgenson )

EXEMPLOS DE EMPREENDEDORES

HENRY FORD - 1908 - intuiu que os automóveis deixariam de ser um luxo reservado aos ricos e se propôs a produzi-los em série, a preços mais baixos, e portanto acessíveis a um grande número de consumidores.

KING GILLETTE - Ao contrário do que se pensa, não inventou a gillette apenas a popularizou: vendia aparelhos de barbear por um quarto de preço e recuperava as perdas nas lâminas "gillettes", únicas aceitas pelo aparelho.

COMUNICAÇÃO

" Os olhos dos homens conversam tanto quanto suas línguas, com a vantagem de que o dialeto ocular, embora não precise de dicionário, e entendido no mundo todo " (Ralph Waldo Emerson) .

Comunicação é o intercâmbio de idéias, pensamentos, sentimentos ou objetos entre duas pessoas. Aquele que intenciona comunicar algo a uma outra pessoa é o emissor. A pessoa que recebe a comunicação é o receptor.

Em sua forma mais simples, a comunicação constitui-se dos seguintes passos:

1. O emissor tem uma informação (idéia, pensamento, opinião, etc.) que gostaria de comunicar.

2. O emissor deverá codificar a informação. Seus pensamentos ou sentimentos precisam ser transformados em sons, palavras ou sinais escritos (comunicação não verbal ) compreensível para o receptor.

3. É necessário que o emissor envie a sua mensagem de tal maneira que ela possa ser recebida pelo seu parceiro no processo de comunicação.

4. O receptor capta a mensagem através de um ou vários canais de percepção: se isto acontecer sem falhas ou adulterações, o receptor disporá agora de uma reprodução exata (uma copia perfeita) da mensagem a ele enviada.

5. O receptor precisa decodificar interpretar, classificar e se apropriar da mensagem para entendê-la de maneira correta.

6. O receptor precisa confirmar a mensagem, ou seja, informar ao emissor que recebeu, reproduziu e entendeu a mensagem.

REGRAS DE UMA BOA COMUNICAÇAO

1.Usar linguagem clara

2.Definir o objetivo real da comunicação

3.Evitar o duplo sentido e o exagero

4.Ser bom ouvinte

5.Falar no momento certo

6.Ser simples ,preciso , conciso

7.Não monopolizar

8.Não interromper

9.Falar alto e modulado

10.Considerar todos os recursos materiais e humanos

11.Demonstrar que entendeu a mensagem

OBSTÁCULOS À COMUNICAÇÃO - A comunicação pode sofrer barreiras ou impedimentos que dificultam a compreensão da mensagem por parte de quem a recebe.

As principais barreiras a comunicação são as seguintes:

1. Distancia entre pessoas, ruídos.

2. Desnível cultural entre transmissor ou receptor

3. Segregações culturais ou ressentimentos

4. Auto-suficiência exagerada, por parte do transmissor ou receptor.

5. Descrédito no transmissor ou no receptor

6. Descuido quanto a conceituação dos termos usados

7. Impressão de linguagem

8. Má pronuncia

9. Uso de palavras que possam provocar antagonismo, como certos termos pejorativos

10. Uso imoderado de gírias

11. Excesso de palavras floreadas e detalhes

12. Tom de voz muito alto, ou muito baixo.

13. Conversas paralelas entre o grupo de receptores

14. Omissão de dados na mensagem, por parte do emissor.

15. Erro na mensagem

16. Bloqueio emocional etc.

NEGOCIAÇÃO

Benjamin Franklin disse: “só deve haver negócio se for vantajoso para ambas as partes”. Já antecipava a nova ética das negociações do jogo ganha-ganha, ou seja - para que eu ganhe você não precisa perder, a não ser que você insista aí o problema é seu.

Ganha-ganha ou perde-perde

Na dinâmica da negociação, você pode influenciar ou manipular o seu interlocutor. Quando sua atitude e intenção são do tipo ganha-ganha você está influenciado. Exata exercendo sua habilidade de comunicação para chegar a um acordo que será bom para as duas partes.

Você manipula quando a sua atitude ou intenção é do tipo ganha-perde: para que você ganhe é necessário que o outro perca. Acontece que a longo prazo este tipo de esperteza, a maldição volta-se contra quem amaldiçoou. Os jogos de ganha-perde costumam-se deteriorar para perde-perde.

Pessoa certa:

Quando for negociar certifique-se que está falando com a pessoa certa. "Quem tem poder de decisão”, por exemplo: se para fechar negócio você deu um desconto e só depois é comunicado pela pessoa, que vai ter que consultar o chefe, significa que você vai ter que negociar tudo novamente e ainda o "chefe" vai querer mais desconto para justificar que ele é "chefe" tempo, energia e lucros perdidos.

Conhecer o interlocutor - É importante fazer perguntas e escutar ativamente, pois quanto mais informação você tiver a respeito de seu interlocutor, mais opções haverá à sua disposição. Numa negociação, controla os termos da discussão quem dispõe de maior número de opções.

Objetivos - Antes de iniciar qualquer negociação, é necessário fazer uma preparação prévia, na qual você determine, por exemplo:

1-Quais sãos meus objetivos e metas na negociação que estou indo fazer *

2-Até que ponto estou disposto a fazer concessões sem que minhas metas sejam comprometidas *

3-Não se atenha a pequenos detalhes e , vez por outra faça algumas concessões que não afetem o seu objetivo final.

Objeções

Durante uma negociação, sempre haverá objeções, implícitas ou explícitas que geralmente se resumem em dois pontos críticos: tempo e dinheiro.

Se você tem uma constante objeção na sua negociação sugerimos que você mencione a objeção antes do interlocutor. Com isso ela terá menor impacto.

Ex. se vende um carro e é o mais caro do mercado comece dizendo que o investimento é alto, mas...

A mudança da palavra "preço por investimento" já proporcionou a empresas americanas aumentos em torno de 20 % no faturamento.

Preço= alguma coisa saindo do seu bolso

Investimento =alguma coisa entrando em meu portfólio

Linguagem cria realidade.

Tempo

Tudo na vida tem sua hora. Hora de falar e a hora de escutar . Em negociação é muito importante levar em consideração o tempo. "o apressado come crú .

1-estabelecer clima de confiança mútua.

2-descobrir as necessidades do outro

3-demonstração da nossa capacidade de supri-las e apresentação do nosso produto/serviço.

4-se essa oferta ocorrer num tempo inadequado, dificilmente a negociação se realizará conforme nossas aspirações.

Fechamento - Este momento, crucial numa negociação , é decisivo para que você atinja o seu objetivo de modo que seja vantajoso também para a outra parte Se a negociação está em um impasse peça - "tempo".

Muitos times de basquete ou vôlei que estavam perdendo o jogo, os técnicos pediram tempo, o outro time perdeu o embalo, e. perderam o jogo.

MERCADO - Mercado é a relação entre a oferta-pessoas ou empresas que desejam vender bens e serviços -e a procura - pessoas ou empresas que querem comprar bens ou serviços. Assim, toda situação em que estão presentes a compra a e venda -real ou potencial - de alguma coisa é uma situação de mercado.

Mercado consumidor: - para quem produzir e vender mercadorias ou prestar seus serviços;

Você precisa saber quem são as pessoas ou organizações que compram suas mercadorias ou procuram seus serviços. Quanto mais informações você obtiver sobre estas pessoas ou organizações, mais chance terá de definir mercadorias ou serviços que melhor atendam às suas necessidades ou exigências. Informações tais como: idade, sexo, nível de renda, tipo de trabalho, nível de instrução, hábitos, gostos, formas de lazer; e outras que lhe pareçam úteis, considerando fatores da população, do local, das mercadorias ou serviços, etc.

Procure conhecer o que influencia seus clientes na decisão de comprar produtos ou serviços: qualidade, preço, facilidade de acesso, garantia, forma de pagamento, moda, acabamento, forma de atendimento, embalagem, aparência, praticidade... Procure informações também sobre o Código de Defesa do Consumidor, não só para evitar problemas, mas para conquistar, manter e ampliar clientes.

Mercado Concorrente - é composto pelas pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou semelhantes àqueles que você coloca no mercado. Você pode observar o Mercado Concorrente através das mercadorias ou dos serviços que ele oferece. Preste atenção em características como: qualidade, preço, acabamento, durabilidade, funcionalidade, embalagem, tamanho, qualidade no atendimento, facilidade de acesso, forma de apresentar a mercadoria. Você pode, inclusive, experimentar as mercadorias ou os serviços que estarão concorrendo com o seu.

Verifique o que pode ser melhorado. Observe a reação do mercado consumidor, seu nível de satisfação em relação às mercadorias ou serviços disponíveis. Observe também quantas empresas estão oferecendo produtos ou serviços semelhantes aos seus, qual é o tamanho dessas empresas e , principalmente ,em que você pode se diferenciar delas .

Mercado Fornecedor - quem oferece equipamentos, matéria-prima, embalagens e outros materiais que você necessita para produz\ir e vender as mercadorias ou prestar os serviços pretendidos. Você deve considerar: qualidade, quantidade, preço, prazo e forma de pagamento e de entrega, garantia e assistência técnica de equipamentos, outras informações úteis, dependendo das mercadorias ou serviços a serem oferecidos. É conveniente organizar um cadastro de fornecedores, para não ficar dependendo apenas de um fornecedor exclusivo. Recorra a catálogos de empresas, anuários, lista telefônica, internet e outras fontes.

O que compõe o Mercado:

Ø Publicidade/propaganda;

Ø Pesquisa;

Ø Concorrência;

Ø Importação e Exportação;

Ø Estratégias;

Ø Necessidade do cliente (demanda ) ;

Ø Produto (oferta ) ;

Ø Preço;

Ø Venda (técnicas ) .

MARKETING

Conjunto de atividades desempenhadas para facilitar e realizar trocas. É a atividade voltada à conquista e à manutenção dos clientes, lucrativamente, através de processos de troca, desde que atendendo as necessidades, desejos e expectativas e visando obter a fidelidade deles para sua empresa, produtos e serviços,

FUNÇÕES DO MARKETING

1. Reconquistar um cliente que perdeu

2. Manter clientes

3. Conquistar clientes novos

RECLAMAÇÃO

96% dos clientes não reclamam.

Um cliente satisfeito conta para 3 pessoas e um cliente insatisfeito conta para 11 pessoas.

"Hoje já não basta satisfazer necessidades e desejos de consumidores, é preciso mais do que isso, é preciso encantá-los "(Philip Kotler )

CINCO SEGREDOS DOS CAMPEÕES DE VENDA:

1. Percepção extraordinária das necessidades de seus clientes

2. Estratégia empresarial voltada para os valores do cliente

3. Compromisso com a qualidade em todos os níveis

4. Aprimoramento contínuo de produtos e processos

5. Administração por fatos e por "Feedback"

PRINCÍPIOS DOS 4 Ps

Concebidos na década de 50apor Jarome McCarty e popularizada por Philip Kotler nos anos 60 .

PRODUTO

Atributos que um produto ou serviço deve ter para satisfazer as exigências dos clientes e que , se possível o tornarão diferente diante dos produtos e serviços dos concorrentes . •

Tamanho e embalagens funcionais e atraentes para o tipo de consumidor visado •

Serviços e benefícios extras que a empresa pode oferecer para atender as necessidades de seus clientes, tais como serviço de entrega, instalação, garantia, serviços pós venda.

Uma apresentação bem feita é o primeiro passo para que a estratégia de venda alcance os resultados esperados. Um design moderno ou uma embalagem prática podem chamar a atenção do cliente e transmitir a idéia de um produto de qualidade. Deve-se dedicar especial atenção à marca, pois ela sintetiza a identidade do produto/serviço.

PREÇO - O preço de seus produtos ou serviços deve ser definido de acordo com: •

Custos •

Benefícios que o produto/serviço oferece •

Poder aquisitivo do tipo de cliente visado •

Comportamento dos clientes visados em relação a preços •

Os preços da concorrência •

A dinâmica de oferta e procura.

Ao planejar o preço é imprescindível que se leve em conta o fato de que o preço deve ser um elemento de atração ao cliente e nunca um obstáculo.

Algumas reflexões:

Produtos com preço excessivamente alto ou baixo podem fracassar da mesma maneira •

Optar pela baixa dos preços nem sempre é o caminho mais curto para obter lucros •

Um preço de nível relativamente alto pode contribuir para aumentar o valor estimado do produto/serviço •

Uma boa estratégia pode ser lançar um produto/serviço com preço de nível alto para baixá-los depois . Assim você vincula seu produto à qualidade, mas com preços competitivos. •

Fazer um teste de preço entre grupos de clientes oferece valiosa contribuição •

Nunca esquecer: sua estratégia de preços pode atrair os clientes e confundir a concorrência.

PROMOÇÃO

Toda empresa deve realizar esforços contínuos para sua promoção. •

Propaganda •

Promoção de vendas •

Relações públicas •

Venda pessoal

A promoção tem como objetivo a aceleração de vendas. São ilimitados os tipos de promoção que podem ser feitos para que os negócios realmente se incrementem. Exemplos: distribuição de amostras, sorteio de prêmios, cupons para desconto, ofertas diversas, degustação, demonstração do produto/serviço, palestras gratuita, visita de cortesia, cartão de fidelidade, concursos, etc.

PONTO DE VENDA

Esse P refere-se basicamente à distribuição do produto no mercado.

A decisão para a localização do ponto é uma das mais difíceis. Fatores econômicos e projeção sobre o futuro devem influenciar a escolha do ponto.

Questões importantes a serem respondidas: •

Os clientes têm fácil acesso* •

Existirá a venda de produtos/serviços de impulso * •

Qual o tráfego de pedestres * •

Existe concentração de comércio/prestação de serviços * •

Qual o número de concorrentes * •

O acesso é adequado ao meu tipo de cliente *

LOCAL: O local deve oferecer uma infra-estrutura necessária a seu negócio e ainda proporcionar o seu crescimento, ter acesso facilitando aos clientes e fornecedores e permitir o escoamento de sua produção. O estudo de localização é diferente quando se trata de comércio e serviço ou de indústria.

a)Comércio e Serviço

Para a escolha do local, os seguintes aspectos devem ser considerados: •

Se o atendimento ao cliente ocorre no próprio estabelecimento;

Se o cliente é atendido fora do estabelecimento, seja em sua residência, escritório ou outro local.

Se o empreendimento precisa ficar em local aberto para acesso direto do público;

Quais os recursos financeiros disponíveis para o investimento inicial;

Qual o tipo de serviço a ser prestado ou a linha de produto a ser comercializada;

Qual é o processo operacional do negócio, principalmente relacionado à armazenagem, transporte, manipulação de produtos, etc;

Concorrência; •

Potencial de mercado;

Hábitos e costumes do cliente; •

Infra-estrutura loca,oferta de serviços públicos de transporte , segurança , limpeza , entre outros ; •

Disponibilidade de mão-de-obra na região;

Facilidade de acesso, circulação e estacionamento; Fluxo de tráfego e sentido direcional da via; •

Outros.

b)Localização Industrial

O empreendedor que pretende iniciar um negócio industrial deve levar em conta os seguintes aspectos:

Proximidade ou acesso fácil ao fornecedor da matéria-prima principal; •

Proximidade do mercado principal-menor custo de transporte; •

Disponibilidade de mão-de-obra - quanto mais especializada a indústria , maior a exigência de pessoal qualificado ou especializado ; •

Infra-estrutura local - oferta de serviços públicos de energia elétrica ,transporte ,segurança , limpeza,entre outros ; •

Verificar se a região oferece incentivos econômicos e fiscais; • Condições ambientais da região - clima, temperatura, pluviosidade, umidade, entre outros - compatíveis com o que se pretende produzir •

Legislação urbana sobre uso do solo - área permitida para indústria. •

Outros.

Aspectos comuns a serem observados: •

Se o local é legalmente compatível, conforme legislação de zoneamento Urbano do Município, Estado ou DF;

Em caso de aluguéis, analisar documentação para verificar permissão •

Solicite ou verifique as licenças de funcionamento (Licença Prévia de Funcionamento e Vigilância Sanitária, Licença Ambiental, Vistoria do Corpo de Bombeiros, outras necessárias ) ;

Onde consultar: •

Prefeitura Local-Licença Previa de Funcionamento e Vigilância Sanitária e IPTU do Imóvel; •

Cartório de Registro de Imóveis; •

Órgão Ambiental Local - Licença Ambiental; •

Corpo de Bombeiros - Vistoria e Observância às Normas de Segurança Obrigatória para todas as empresas; •

Secretaria de Saúde-Licença Sanitária para empresas específicas; •

Secretaria da Agricultura - Licença Sanitária para empresas específicas.

OS 4 Cs

Cliente: Quem trabalha para o cliente, tem sucesso. Quem faz o que o cliente quer, sem dúvidas, vence. Mas é preciso compreender que o cliente não é mais aquele ser abstrato - "todo mundo é igual " - que fundamentou a cultura das massas . Hoje a comunicação é segmentada e chega a ser individualizada. E o mesmo tem que acontecer nos relacionamentos comerciais. Cada consumidor ou cada segmento é uma história diferente.

Custo: para o consumidor (não mais fabricante ) Nossos produtos e serviços tem custo baixo se satisfaz plenamente às suas aspirações . E também não é só dinheiro que importa, mas: satisfação, cidadania, direitos, reconhecimento e poder. Ninguém compra produto, nem preço. Compra marca e satisfação total.

Conveniência: para o consumidor (não mais para o fabricante ) Nossos produtos e serviços têm de estar disponíveis e acessíveis onde o consumidor quiser . o consumidor pode comprar pelo correio , pelo telefone , pela internet etc ...

Comunicação: total e integrada, muito mais do que só publicidade ou promoção de vendas. As atividades de promoção e publicidade sempre foram diferenciais que se julgam eficientes. Hoje ao invés de "contar” é preciso "dialogar” com o consumidor, responder não só com palavras, como com atitudes e mudanças.

...

Baixar como  txt (30.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »