TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CORRETORAS DE NEGOCIOS

Ensaios: CORRETORAS DE NEGOCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  2.065 Palavras (9 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 9

O que são?

As sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários são instituições financeiras que servem de agente intermediário na compra e venda de títulos financeiros na Bolsa de Valores e no chamado mercado de balcão. São constituídas como sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada.

Em nosso país, uma pessoa física não tem autorização necessária para investir diretamente na Bolsa de Valores, e para isso é preciso uma corretora para intermediar esse tipo de operação financeira.

Além da compra e venda de títulos financeiros, as corretoras também oferecem aos seus clientes suporte na escolha do investimento, levando em considerações fatores importantes tais como o perfil do investidor e o objetivo financeiro do mesmo. Como define a Resolução CMN 1.655, de 1989, “dentre seus objetivos estão: operar em bolsas de valores, subscrever emissões de títulos e valores mobiliários no mercado; comprar e vender títulos e valores mobiliários por conta própria e de terceiros; encarregar-se da administração de carteiras e da custódia de títulos e valores mobiliários; exercer funções de agente fiduciário; instituir, organizar e administrar fundos e clubes de investimento; emitir certificados de depósito de ações; intermediar operações de câmbio; praticar operações no mercado de câmbio; praticar determinadas operações de conta margem; realizar operações compromissadas; praticar operações de compra e venda de metais preciosos, no mercado físico, por conta própria e de terceiros; operar em bolsas de mercadorias e de futuros por conta própria e de terceiros.” A corretora de valores também deve informar ao seu cliente sobre o funcionamento da Bolsa de Valores, novos produtos no mercado, garantindo assim a variedade em sua carteira de investimentos. Os investidores têm as corretoras com uma das fontes de informações sobre o andamento de seus investimentos, como por exemplo, o valor dos dividendos e bônus que são pagos elas empresas aos acionistas que nela optam por investir.

Para desempenhar todas essas atividades, as corretoras de valores cobram a taxa de corretagem. A taxa de corretagem não é obrigatoriamente um valor fixo ou pré-determinado. Esse valor é decidido e negociado diretamente com cada corretora, podendo ser uma taxa percentual em operações ou lucro nos dividendos, ou também uma taxa fixa por operação.

A corretora de valores tem sua legitimidade reconhecida quando é credenciada pelo Banco Central do Brasil – uma autarquia federal com a missão de assegurar um sistema financeiro eficiente assim como a estabilidade do poder de compra da moeda brasileira – e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) – que tem como missão desenvolver, regular e fiscalizar o Mercado de Valores Mobiliários. As corretoras devem ser credenciadas pela Bolsa de Valores, estando assim habilitadas a desenvolver suas atividades.

O que fazem

Como empresas auxiliares do Sistema Financeiro Nacional, elas intermediam a compra e venda de títulos financeiros e valores mobiliários para seus clientes e, também, administram ativos. Dentre os principais títulos incluem-se ações negociadas em bolsa, títulos públicos, debêntures, além de contratos futuros e moedas.

A função mais conhecido é a atuação na bolsa de valores, onde são as únicas empresas habilitadas para efetuar operação, logo, todos os investidores, seja pessoa física ou jurídica, precisam ter conta em alguma corretora autorizada. Neste mercado há duas maneiras de se operar, por meio da mesa de operações, enviando ordens por telefone; ou pelo Home Broker, sistema online no qual os investidores podem enviar as ordens pela internet, reduzindo os custos a serem pagos às corretoras.

Segundo a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (ANCORD), as funções das corretoras são:

• Encarregar-se da administração de Carteiras de custódia de Títulos e valores mobiliários;

• Exercer funções de agente fiduciário;

• Instituir, organizar e administrar Fundos e Clubes de Investimento;

• Constituir Sociedade de investimento - Capital Estrangeiro e administrar a respectiva carteira de títulos e valores mobiliários;

• Prestar serviços de intermediação e de assessoria ou assistência técnica, em operações e atividades nos mercados Financeiro e de Capitais;

• Incumbir-se da subscrição, da transferência e da autenticação de endossos, de desdobramento de cautelas, de recebimento e pagamento de resgates, juros e outros proventos de títulos e valores mobiliários;

• Praticar operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes;

• Praticar operações de conta margem, de acordo com o disposto na seção 2-3-6 e regulamentação da CVM.

Com a queda dos juros no Brasil, amadurecimento do nosso mercado de capitais, e o baixo rendimento real da poupança, o interesse da população por investimentos mais rentáveis vem crescendo substancialmente desde a última década. Resultado disso é a busca das corretoras em oferecer uma ampla carteira de produtos, tanto de renda fixa, como renda variável, e serviços para atrair clientes. Esse aumento de demanda, também, vem contribuindo para uma consolidação do setor, com a concentração do mercado em grandes corretoras que oferecem, além dos produtos tradicionais, assessoria de investimentos, relatórios de mercado, recomendações, fundos e clubes de investimento, entre outros serviços que auxiliam o cliente na tomada de decisão. A oferta de cursos presenciais e online vem crescendo, e é mais um ferramenta para fidelizar e qualificar os clientes, bem como atrair novos investidores.

Onde Atuam:

Corretoras de valores são instituições autorizadas a comprar e vender ações e demais ativos na Bolsa de Valores para os seus clientes, além de custodiar os seus títulos e exercer os seus direitos. Seu funcionamento é autorizado e regulado pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Somente as corretoras estão habilitadas a executar operações de compra e venda de ações, títulos ou de derivativos na Bovespa. As corretoras são sua porta de entrada para o mercado de ações.

As corretoras de valores podem ser entendidas como instituições financeiras que operam no mercado de valores e títulos, comprando, vendendo e administrando esses valores como representante dos investidores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com