TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIATIVIDADE COMO DIFERENCIAL PARA AS EMPRESAS MODERNAS

Dissertações: CRIATIVIDADE COMO DIFERENCIAL PARA AS EMPRESAS MODERNAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  2.897 Palavras (12 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 12

U N I V E R S I D A D E P A U L I S T A – U N I P

CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: U.A.N.

CRIATIVIDADE COMO DIFERENCIAL

PARA AS EMPRESAS MODERNAS

2006

U N I V E R S I D A D E P A U L I S T A – U N I P

CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: U.A.N.

CRIATIVIDADE COMO DIFERENCIAL

PARA AS EMPRESAS MODERNAS

Trabalho da disciplina de Planejamento e Organização de Unidades de Alimentação e Nutrição, Profa. Elizabeth Querido, referente ao 5o. semestre do Curso de Nutrição

Grupo:

Aparecida Rodrigues

Erika Leite

Luciana Cristina

Luciene Faria

Marília Siqueira

Sandra Helena

2006

RESUMO

Este trabalho visa abordar a importância da criatividade na gestão das empresas, e como este pode vir a ser um diferencial de mercado.

Inicialmente procuramos identificar como as empresas são formadas: Recursos materiais, financeiros e humanos, e também os requisitos para desenvolver a criatividade nas pessoas, em especial num ambiente corporativo.

Na seqüência buscasse entender o papel do líder dentro do contexto, e, sua responsabilidade no desenvolvimento do potencial criativo de sua equipe.

Finalmente evidenciamos a criatividade como diferencial de mercado, na medida que possibilita a utilização de formas alternativas e diferenciadas de suprir (e extrapolar) as necessidades dos clientes.

Para exemplificar, dentro do segmento de UAN, trouxemos o case da Motorola – Gran Sapore, onde o serviço de alimentação foi alvo de um novo formato (para este nível de operação), a implementação de uma praça de alimentação, no estilo Shopping Center, onde o conceito visa a satisfação (como o que?) e não o custo (quanto custa?).

Desta forma foi possível constatar que as empresas podem se igualar em equipamentos, rentabilidade, mas dificilmente em recursos humanos, que podem ser equivalentes em competência e em informação, mas não em criatividade, que exige uma formação consistente aliada a percepção apurada (fruto de constante aprimoramento), e, principalmente, do prazer envolvido nas atividades cotidianas, que parece ser a força motriz da criatividade.

Palavras-Chave: Criatividade; Gestão; Unidades de Alimentação e Nutrição.

SUMÁRIO

Introdução............................................................................. pg 01

A criatividade como ferramenta de gestão........................... pg 03

O papel da liderança............................................................. pg 06

A funcionalidade.................................................................... pg 07

A Inovação como ferramenta de marketing........................... pg 08

Case: Motorola – a inovação do serviço de alimentação...... pg 09

Considerações Finais............................................................ pg 11

Bibliografia............................................................................. pg 12

LISTA DE FIGURAS

Figura 01 – Fatores necessários à inovação ....................... pg 03

Introdução

As empresas são compostas por três partes básicas: recursos materiais; recursos humanos; e, recursos financeiros; que se desenvolveram de formas diferentes no tempo:

- Recursos Materiais: sofreram sucessivos avanços devido, principalmente, ao aperfeiçoamento mecânico, eletroeletrônico e ao desenvolvimento da TI - Tecnologia da Informação;

- Recursos Financeiros: a globalização se encarregou de impulsionar o fluxo financeiro, de tal modo que atualmente a financeirização é um processo mais relevante que a simples globalização produtiva; e,

- Recursos Humanos: alvo de diferentes políticas empresariais, que ora focam resultados, ou ainda o desenvolvimento de pontos fracos, e, mais recentemente vem se buscando o aprimoramento das habilidades e aptidões dos colaboradores.

Este último tópico é o que representa maior diferencial das empresas modernas, tendo em vista que aquelas que tiverem Recursos Financeiros suficientes podem adquirir os Recursos Materiais mais avançados e apropriados (o que deixa de ser considerado um diferencial competitivo, por si só).

Desta forma tem-se o consenso que o caminho para o pleno desenvolvimento dos Recursos Humanos passa pelo ambiente de trabalho e pela política empresa.

Empresas preocupadas em estimular os funcionários à pensar (e não apenas funcionar, de forma mecânica), valorizando opiniões e remunerando-as conforme critérios pré-definidos terão a sua disposição um ativo que todas almejam: a criatividade. Nela reside, muita das vezes, a diferença entre crescer, manter ou sucumbir empresarialmente, pois o mercado é altamente crítico e extremamente dinâmico; soluções de sucesso podem nada representar numa nova realidade.

Deve-se considerar ainda o processo de Globalização, e o avanço da Tecnologia de Informação, que acelerou demasiadamente os processos de tomada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com