TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovações Tecnológicas Nas Empresas Modernas

Casos: Inovações Tecnológicas Nas Empresas Modernas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 8

A UTILIZAÇÃO DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS MODERNAS

Elza Maria Goersch Andrade Frota

Leônia Maria Santiago Cavalcante

RESUMO

Nos últimos anos observa-se que as inovações tecnológicas e os sistemas de informação têm transformado o dia a dia das empresas modernas. Este estudo objetiva responder à seguinte questão: como as novas tecnologias e os sistemas de informação estão influenciando a vida e a gestão das empresas modernas? Busca, assim, analisar o impacto das mesmas no contexto dos processos empresariais e na gestão contemporânea. Nesse caso, propõe-se a mostrar a utilização dessas inovações como recursos estratégicos na medida em que agregam valor a eficiência e eficácia empresarial proporcionando-lhes vantagem competitiva, bem como, apresentar os benefícios estratégicos ao lado dos impactos negativos na estrutura e relações de trabalho. A metodologia utilizada baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, descritiva, exploratória, com dados secundários, a partir de livros, artigos, revistas já publicadas sobre o tema em estudo. Conclui esta investigação que as novas tecnologias bem como os sistemas de informação tem contribuído de forma a otimizar a gestão, agregando valor aos produtos e serviços,e ampliando melhores resultados organizacionais.

Palavras-Chave: Inovações tecnológicas. Sistemas de Informação. Empresas Modernas. Gestão.

1 INTRODUÇÃO

O atual mercado mundial e globalizado vem sendo marcado pelas mudanças que vem acontecendo de forma cada vez mais acelerada, principalmente no campo da tecnologia e sistemas de informação.

Essas inovações tecnológicas vêm sendo utilizadas para obtenção de vantagens competitivas, exigindo também por parte das empresas uma reestruturação dos processos operacionais e gerenciais. Atualmente a sua relevância estratégica vem ganhando um peso maior no campo da gestão empresarial.

Nesse contexto, as empresas modernas têm modificado suas práticas gerenciais através da utilização dessas novas tecnologias para atender as urgentes demandas do mercado por agilidade e um melhor atendimento as necessidades do cliente.

Portanto, este estudo objetiva responder à seguinte indagação: como as novas tecnologias e os sistemas de informação estão influenciando a vida e a gestão das empresas modernas?

Busca desta forma analisar e descrever o impacto dessas novas tecnologias nos processos e na gestão empresarial na medida que sua utilização determina, novos processos organizacionais, novas metodologias de trabalho, novas estruturas e novas relações de trabalho.

Impulsionada pelo panorama empresarial da globalização, a informação deixou de ser um coadjuvante no dia-a-dia das empresas para tornar-se um ativo importante no jogo da competição global, devendo dessa forma a utilização da tecnologia e dos sistemas de informação não servir somente para processar dados e automatizar tarefas repetitivas, mas possibilitar uma gestão estratégica da informação mais efetiva no contexto da gestão contemporânea. .

2 A UTILIZAÇÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES COMO APOIO A GESTÃO CONTEMPORÂNEA

Segundo Laudon e Laudon (2004), nos dias atuais é amplamente notório ser os sistemas de informação essenciais para os gestores como recursos estratégicos capazes de agregar valor a gestão e ao desempenho competitivo da empresa.

Observa-se, então, a adoção cada vez maior e mais agressiva de tecnologias e sistemas de informação pelas empresas modernas tornando a realidade empresarial cada vez mais dependente da indústria da tecnologia como suporte a suas atividades e seus processos de negócios (estreitamento de seus relacionamentos com clientes e parceiros de negócio).

As pessoas, no caso os colaboradores, hoje dependem dessas novas tecnologias para desempenhar melhor suas atividades e realizar trabalhos em grupo através de ferramentas de colaboração em grupo (emails, fóruns de discussão, videoconferências). A utilização dos sistemas de informações integrados torna-se uma necessidade na medida em que ensejam maior integração das informações, facilitando a comunicação, e maior agilidade e qualidade de seus processos de negócios e decisórios.

A bem sucedida união entre a computação e as telecomunicações permitiu expandir as fronteiras das empresas. A presença da convergência tecnológica que reúne num único dispositivo funções diversas como telefone e agenda telefônica, computador, internet, games, televisão e música, entre outros, enseja cada vez mais uma integração total das principais atividades dos processos de negócios e entre todos os parceiros de negócios.

.É visível que nos últimos anos, essas importantes ferramentas têm ganhado uma relevância maior, deixando de ser consideradas apenas como suporte aos níveis operacionais e táticos, para serem utilizadas como recursos estratégicos.

Reforçando essa idéia, Albertin (2004, p. 45) destaca que:

as organizações têm procurado um uso cada vez mais intenso e amplo de Tecnologia de Informação, não apenas bits, bytes e demais jargões, mas uma poderosa ferramenta empresarial, que altere as bases da competitividade e estratégias empresariais.

Nesta visão, as empresas, preocupadas com o mercado e com a concorrência cada vez mais exigentes, estão voltadas a fazer planejamento e estabelecer metas e estratégias (planejamento estratégico) com foco no futuro, buscando usar como meio as novas tecnologias e os sistemas de informação.

Ao buscar na literatura um significado para estratégia ou mesmo um conceito que abranja de forma mais completa a relação entre este termo e a tecnologia e o sistema de informação, observa-se uma certa carência. Assim, apresentando os conceitos separadamente, destaca-se a percepção de Porter (1998, p. 98) sobre estratégia ao afirmar que: “estratégia é a criação de uma posição única e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de atividades”.

Quanto a tecnologia e sistema de informação, Laurindo (2002) explica que seus conceitos são interdependentes, pois eles estão envolvidos através das dimensões humanas, administrativas e tecnológicas. A partir dessa relação essas ferramentas podem resumidamente serem definidas como recursos estratégicos quando buscam através de suas ações entregar maior vantagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com