TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MARKETING

Por:   •  18/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.244 Palavras (9 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO/UNISEB

ESTÁCIO/UNISEB INTERATIVO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MARKETING

Anderson Alberto Campos

PEDREIRA

2015

ANDERSON ALBERTO CAMPOS

MARKETING

Relatório de estágio supervisionado (I, II, III) apresentado ao Estácio/Uniseb Interativo Interativo no Curso de Administração (Módulo 4.1) como pré-requisito para obtenção do título de Bacharel em Administra

PEDREIRA

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 A ORGANIZAÇÃO        5

2.1 Localização e porte        5

2.2 Produtos e Serviços        5

2.3 Clientes e Fornecedores        5

2.4 Estrutura da empresa        6

3 MARKETING        7

3.1 Conceito de marketing        7

3.2 Objetivos do Marketing        7

3.3 Funções do Departamento de Marketing        7

3.4 O marketing na estrutura da empresa        8

3.5 Relação entre os serviços existentes e os respectivos segmentos de mercado        9

3.6 Relação serviço / estratégias de marketing        9

3.7 Marketing Social: teoria e a prática na empresa        10

3.8 Os principais canais de comunicação da empresa        10

3.9 Novo desafio da empresa        11

4 CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

        


1 INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo, abordar em resumo, as atividades desenvolvidas na empresa São Paulo Jardinagem, que tem como atividade principal a prestação de serviços na área de jardinagem e paisagismo, tanto internamente quanto externamente, durante 100 hrs de acompanhamento e análises. Ressalto também que este relatório destina-se não só a descrever as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, mas também a apresentar e complementar um enquadramento do trabalho realizado com todo conhecimento e aprendizado adquirido durante os módulos do Curso de Administração da ESTÁCIO/UNISEB. O tema deste relatório é Marketing, pois procurei obter o contato com o mundo de trabalho que é cada vez mais competitivo e exigente.

2 A ORGANIZAÇÃO

2.1 Localização e porte

A empresa São Paulo Jardinagem , é uma microempresa e tem sua sede localizada no endereço, Avenida: Capitão Ulisses Massati,384 –Jaguariúna/SP,  inscrita no CNPJ sob nº14.304.816.0001-13, iniciou suas atividades em Setembro de 2011. A empresa recebeu o prêmio The Best Pesquisas que é uma votação aberta ao público onde é eleito o  melhor na área em que atua, refêrente o ano de 2014 na cidade em que está situada.

2.2 Produtos e Serviços

É uma empresa voltada para o ramo de pretação de serviços, tendo como atividades jardinagem dado o seu caráter contínuo, são previamente acordados, levando em conta a periodicidade e necessidades peculiares a cada caso, com o objetivo de preservar tanto quanto possível as características originais da área, ou levar a efeito as modificações desejadas pelo cliente. Também conta com serviços de paisagismo quem conta com projeto paisagístico em 3D e tem em sua sede uma loja com vendas de vários modelos diferentes de flores e plantas.

2.3 Clientes e Fornecedores

A empresa atinge tanto o mercado local, como as cidades da região tendo como fornecedores e parceiros grandes nomes respeitados em sua região. Essa ótima relação permite que o trabalho realizado seja seja realizado em seu prazo determinado, garantindo assim a satisfação do cliente.

2.4 Estrutura da empresa

[pic 1]

3 MARKETING

3.1 Conceito de marketing

Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. Tais necessidades e desejos são satisfeitos mediante a compra de produtos e serviços, esta compra pode ser impulsionada por uma necessidade fisiológica (alimentação, abrigo, frio) ou psicológica (status, segurança, diversão, etc.). Conhecendo e estudando estas motivações ao consumo, as empresas procuram produzir bens e serviços que atendam ao público-alvo. É através do Marketing que as empresas vão conseguir conquistar e fidelizar seus clientes.

3.2 Objetivos do Marketing

O grande objetivo do marketing, de qualquer empresa, é ajudar a gerar mais vendas. Porém, não é função do marketing ir “pra rua” e vender, mas sim criar as condições para que mais e melhores vendas aconteçam. Sabendo disso a empresa deve priorizar alguns ítens como, conhecer o cliente e seus hábitos, determinar os canais de distribuição, comunicar o produto e trazer valor a marca.

3.3 Funções do Departamento de Marketing

Como pude observar durante esse tempo de estágio, notei que a empresa não tem um departamento especifíco de Marketing, pois o diretor e proprietário da empresa é responsável tanto pela parte de projetos como também pela divulgação da empresa.

Segundo pesquisas podemos dizer que as principais funções do marketing se destacam em 5 tópicos como :

1- Gerência do produto – que acompanha desde a concepção aos estágios de pesquisas, design, desenvolvimento e fabricação até o lançamento no mercado.

2- Definição do preço - determinado de acordo os custos, poder aquisitivo do mercado, e preços dos produtos concorrentes.

3- Distribuição – feita por um ou mais canais, em venda direta ao consumidor ou por intermediários. A distribuição dos produtos depende de sua natureza e da forma como é feita a venda. Os canais tradicionais de distribuição são o atacado o varejo, e as vendas industriais. A partir da década de 1950, tornaram-se populares as vendas por reembolso postal e a mala direta; mais tarde surgiram o telemarketing, as vendas por computador e a formação de grandes cadeias de vendedores autônomos, que adquirem os produtos e as peça publicitárias, cuidam da divulgação e do fechamento de vendas e estabelecem suas próprias margens de lucro , dentro de limites estabelecidos pelo fabricante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (168.9 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com