TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO APRESENTADO AO CURSO DE MARKETING PARA A MATÉRIA DE MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO REQUISITO DE OBTENÇÃO DE NOTA

Por:   •  21/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

PATRÍCIA VILLELA DOS SANTOS ROCHA

AVA2 – MARKETING DE RELACIONAMENTO
Caso: J. Fitness

CABO FRIO

2019

PATRÍCIA VILLELA DOS SANTOS ROCHA

AVA2 – MARKETING DE RELACIONAMENTO
Caso: J. Fitness

TRABALHO APRESENTADO AO CURSO DE MARKENTIG PARA A MATÉRIA DE MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO REQUISITO DE OBTENÇÃO DE NOTA.

PROFESSOR: ALFREDO NAZARENO PEREIRA BOENTE

CABO FRIO

2019

SUMÁRIO

  1. Introdução ------------------------------------------pg 04
  2. Questão 1-------------------------------------------pg 05
  1. Resposta --------------------------------------pg 05
  1. Questão 2 ------------------------------------------pg 06
  1. Resposta --------------------------------------pg 06
  1. Questão 3 ------------------------------------------pg 08
  1. Resposta --------------------------------------pg 08
  1. Conclusão -----------------------------------------pg 11
  2. Bibliografia e referências ----------------------pg 12
  1. INTRODUÇÃO

O primeiro passo para criar um planejamento eficaz de marketing de relacionamento é o completo entendimento do projeto e das necessidades da empresa em questão. Como todo planejamento, é preciso adequar as necessidades da empresa junto com as tomadas de decisões quantos aos cargos dos colaboradores, lembrando sempre de se tratar de uma empresa familiar de pequeno porte.

A empresa em questão é a J.Fitness, uma academia de ginástica que tem como objetivo uma mensalidade mais barata que os concorrentes e dando em troca somente musculação. Devido à abertura da concorrencia no mesmo molde, surge então a necessidade de uma reciclada no projeto inicial e começar a atender melhor a demanda do seu público, trazendo um melhor relacionamento e investigando então o que de fato precisa ser feito para a melhoria e crescimento.

Com isso, foi constatado algumas necessidades como a abertura de aulas coletivas e baseado nessa idéia encontraremos a melhor forma de efetuarmos esse novo planejamento de marketing de relacionamento para a empresa.

Veremos no presente plano de marketing de relacionamento, a importância da atuação do marketing, aonde, se faz necessário para a empresa se destacar, manter os alunos e trazer novos.

Caso: J. Fitness

2. Questão 1

 Suponhamos que Joca, lembrando grosseiramente da explicação de sua filha acerca da atenção que deve ser dada aos “melhores clientes”, ficou alguns dias na recepção da academia, coletando indiscriminadamente percepções de quaisquer clientes, sobre o que eles achavam da academia e o que poderia ser melhorado.

 

É possível destacar um erro dessa ação de Joca. Com base em um dos seis conceitos relacionados ao marketing de relacionamento, explique a razão do erro de Joca e proponha uma solução.

  1. Resposta

      O Sr. Joca ao coletar dados indiscriminadamente, acabou não conseguindo definir de forma certeira qual a real necessidade dos seus alunos. Vale ressaltar que, os dados importantes seriam os de alunos mais freqüentes e não necessariamente foi desses alunos que ele conseguiu informações precisas da necessidade da academia, pois ele não escolheu os melhores clientes, os mais fiéis para, a partir deles, coletar informações importantes sobre o que eles achavam que poderia ter de melhoria na J. Fitness.

Ele acabou perdendo tempo e não conseguiu definir o que realmente precisava ser mudado, pois acabou rejeitando certa gama de clientes, já que fez a sua pesquisa de forma aleatória, não sendo assertiva.

Ele poderia obter essas informações com uma melhor precisão se utilizasse algum gerenciador automático ou mesmo uma Implantação de gerencia de marketing de relacionamento.

3. Questão 2

Daniele, ciente das especificidades relacionadas à coleta de dados dentro de uma proposta de marketing de relacionamento, auxiliou o pai nessa etapa e chegou às seguintes conclusões:

  • A tradição da J. Fitness é um fator bastante positivo junto aos seus clientes.
  • Existe uma demanda por aulas coletivas de dança no mercado de academias da região.
  • Alunos que freqüentam aulas coletivas quase sempre se matriculam junto com um ou mais amigos.
  • Na equipe de professores da J. Fitness, existem profissionais especializados em dança.
  • “Preço” é uma variável importante no processo decisório.

 

Com base nesses dados, de que forma poderia ser idealizada uma proposta de valor que não só satisfizesse os clientes da J. Fitness, mas também tivesse potencial de atrair novos alunos? Dê um exemplo.

Devido ao orçamento da empresa, ficou definido então que serão contratados somente seis funcionários para preencher a deficiência na lacuna do setor de obras: Dois mestres de obras, um eletricista e três encanadores.

Os estagiários de arquitetura só serão contratados caso as arquitetas sintam a necessidade e as mesmas arcarão com o custo.

Os cargos como técnico em segurança do trabalho, os demais mestres de obras, eletricistas e encanadores serão contratados via empresas terceirizadas, sendo assim só chamando de acordo com a necessidade da obra e evitando o excesso de tributos e responsabilidades trabalhistas.

Os outros cargos mencionados na listagem não serão contratados.

        3.1 Resposta

Como a J. Fitness é uma academia exclusiva para a prática de musculação tendo como objetivo o custo reduzido para seus clientes, o Sr. Joca não havia pensado na idéia de ampliar o leque para a prática de atividades coletivas. Porém, a J. Fitness passou a ter concorrência e precisa com isso gerar novas atividades para fazer um diferencial no mercado e ter de volta os alunos perdidos e atrair novos. De acordo com as conclusões da Daniele, foi constatado que ao implementar aula de dança, a academia passaria a satisfazer melhor os seus alunos, assim como, começar a atrair novos.
 Pensando no primeiro diferencial da academia que seria o custo reduzido aos seus usuários, pode-se optar em colocar aulas de coletivas de dança por uma taxa extra aos já alunos da academia e também por um preço maior para os alunos externos, que só queiram fazer a aula de dança. Com isso, não encarece a mensalidade para todos os alunos, pagam somente os que tiverem interesse na aula coletiva e também pode atender alunos externos que pagam somente a aula de dança ou até mesmo estimular eles a se matricularem na academia e terem todo o acesso a ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com