TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracteristicas Empreendedoras Por Mcclelland

Trabalho Escolar: Caracteristicas Empreendedoras Por Mcclelland. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  1.310 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade de portfólio

Discuta cada uma das características empreendedoras da teoria desenvolvida por Mc Clelland, que possibilitou a elaboração de um instrumento de avaliação da capacidade empreendedora, no âmbito do empreendedorismo governamental.

INTRODUÇÃO

Esse artigo o objetivo de refletir sobre as características empreendedoras de definição dadas pelo psicólogo David McClelland, onde o mesmo procurou por pesquisas para defini-las em uma média de três anos, uma pesquisa realizadas em 34 países, onde o mesmo procurou entender e abreviar de certa forma como essas características agem em forma de valores, estratégias em busca dos objetivos de um empreendedor de sucesso. O psicólogo numerou 10 tipos de características suficientes para os empreendedores de sucesso que serão amostrados no decorrer deste trabalho.

DESENVOLVIMENTO

Bom, conforme dito acima, as características básicas dos empreendedores de sucesso são tidas como teoria para o psicólogo McClelland e é chamada de CCES (características comportamentais empreendedoras), teoria essa que está intimamente ligada a três necessidades básicas: realização, afiliação e poder.

A necessidade de realização se dá através de a criatura procurar suas realizações pessoais, que diga testar seus limites, mensurar seu trabalho, ou seja, procuram sempre as mudanças em suas vidas, colocando metas e as ultrapassando bem como tendo um espirito competitivo. É umas das necessidades mais bem vistas em um empreendedor de sucesso que dirá a capacidade principal de empreender; a necessidade de afiliação é uma das que precisam veemente da interligação das relações sempre com outras pessoas e meios aos quais lhe interessam para que possam estar comumente evidenciado onde é seu forte; a necessidade de poder é uma característica de muita personalidade bem como essencial, a de desempenhar um certo domínio ou poder sobre outro como uma medida de seguridade entre os meios sempre mancomunados de ações prestigiosas e ricas.

Bem, são inúmeras as formas e meios de pesquisas para que se concluam as verdadeiras saídas psicológicas e sociológicas desses empreendedores, e David McClelland é um desses pesquisadores bastante renomado para desígnio de tais forças empreendedoras humanas como ditas. Suas dez características formam um banco de dados interessantíssimo para quem deseja evidenciar os ensejos de um empreendedor triunfal. São elas:

Na categoria de REALIZAÇÃO constam quatro características comportamentais da CCE:

 Busca de oportunidades e iniciativa: realizar as coisas antes do pedido tem uma vontade de ampliar os negócios ou produtos, obtém bastante aproveitamento das oportunidades de se iniciar um empreendimento.

 Exigência de qualidade e eficiência: localiza maneiras de fazer as coisas da melhor forma, com agilidade e baixo custo, procurando sempre a excelência nos produtos ou serviços criados, com menos tempo e maior qualidade possível em seu trabalho.

 Persistência: procura sempre interagir e encontrar formas de saída nos obstáculos encontrados, muda até mesmo de estratégia para ultrapassar desafios, tem sacrifícios e esforços esplendidos para que finalize uma atividade.

 Independência e autoconfiança: tem um poder de autonomia diante dos outros, sustenta seus planos até o fim, mesmo que os resultados não sejam ainda os esperados, tem confiança em si e acha que sempre é capaz de finalizar atividade até então dificultosas.

Na categoria de PLANEJAMENTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, cabem as características comportamentais:

 Correr riscos calculados: sempre faz avaliações e calcula os riscos com procedência, pensando em redução de riscos e controle de resultados, colocando-se em circunstancia desafiadoras e que obtenham riscos de médio porte.

 Busca de informações: preocupa-se determinadamente em saber informações de seus cliente, fornecedores, concorrentes e os passo a passo daquilo quer fabricar, todo os processos exercidos para a o material final daquele serviço ou produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com