TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case ADDIDAS

Por:   •  21/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A dura batalha por mercado é algo que sempre existiu desde o surgimento da concorrência, não se sabe ao certo o exato momento desta “data histórica”, mas este não é um fator que atrapalha a constante evolução dos meios de disputa no mercado. As empresas cada vez mais, estão se utilizando de estratégias de marketing para aumentar ou manter o seu nível de vendas, as suas marcas não carregam apenas cores e formas, mas também um estilo de vida, um sentimento, um objetivo.

A postura das empresas perante o mercado tem mostrado o constante interesse em satisfazer o seu cliente, a segmentação de mercado é uma tendência que vem ganhando força a muitos anos e vem se mostrando a estratégia mais eficaz para manter altos patamares de venda.

Toda essa evolução e tendências, a marca Adidas vem cumprindo perfeitamente. Nascida em 1920, a Adidas sempre focou em materiais esportivos para diversas modalidades, mas somente chegou ao Brasil em 1973, quando seus dirigentes perceberam o potencial que o país tinha de “abraçar” a marca.

O objetivo desse trabalho, será estudar o caso de sucesso da empresa Adidas, levando em consideração a base teórica de estudo das disciplinas relacionadas no curso e com o auxílio dos materiais fornecidos pela instituição, livros e artigos disponíveis em livrarias e sites.

2 DESENVOLVIMENTO

Adolf Dassler criou a Adidas após um período de grande tensão, à primeira guerra mundial. Consigo trazia a o desejo de inovação, que aflorava a cada novo produto lançado. Os seus produtos antes de serem concebidos, tinham uma ideia intrínseca, de melhorar o desempenho das atividades esportivas dos clientes, sendo que muitos deles eram atletas.

Dassler sabia que para entender o que iria produzir, precisava entender as necessidades de seus clientes e por isso sempre esteve muito próximo de treinadores e atletas, consequentemente para que tudo fosse feito de acordo, a proximidade dos funcionários era algo comum dentro da empresa.

O sucesso desse relacionamento e processo de produção, fez com que muitos atletas que usavam os seus produtos vencessem competições e ganhassem medalhas, o que despertou a instituição a utilizar-se desse marketing com grande sabedoria e tornar-se uma marca tão forte atualmente.

A Adidas soube acompanhar as tendências de mercado ao longo dos seus mais de 90 anos e sempre buscou não ser surpreendida por ele. Sabemos que ao longo da história o cliente veio ganhando força e passou de um mero usuário e caçador de promoções, para um crítico e pesquisador de oportunidades. As empresas estão cada vez mais sufocadas pelos 4Ps e com menos ou quase sem o direito de errar. A empresa Adidas teve a oportunidade de respirar o início do marketing e a competência de ser sensível as tendências e realizar as suas modificações, isso a ajudou a superar toda essa pressão e modificação da sociedade de consumo e hoje possui um grande e especializado departamento de marketing que vem fazendo um magnifico trabalho de atendimento as necessidades dos seus clientes.

A empresa se mostra presente de forma global atualmente e em todas modalidades esportivas, é simplesmente certo a presença de sua marca em qualquer evento esportivo mundial. A sua missão que transparece a vontade da luta por um mundo melhor, fica muito clara a cada ação de marketing realizada. É perceptível que o marketing interno é muito bem trabalhado e seus colaboradores devem se sentir parte dessa causa, pois cada forma, estratégia e palavras em propagandas demonstram este foco no desejo. Essa transparência se explica em algumas ações, uma delas é que os seus funcionários são estimulados a utilizar os seus produtos, criando um relacionamento muito estreito, colaboradores que são usuários e desenvolvedores do produto. Pode parecer conveniente, mas a forma com que a instituição busca a excelência explica o seu sucesso de décadas.

Enfim, a Adidas soube atender os desejos dos clientes ao longo do tempo adequando-se as mudanças de gerações, tendências e assim conseguiu fortalecer a sua marca demonstrando um implícito desejo de bem estar e saúde, que aumenta o desejo do consumidor de utilizar os seus produtos, isso tudo graças a aceitação da causa de melhorar o mundo de todos os colaboradores da empresa, pensando em marketing do início ao fim como um estilo de vida.

2.1 FUNDAMENTOS DA ADMINSTRAÇÃO E MARKETING

A Adidas é uma empresa quase centenária. Os seus dirigentes tiveram tempo para se deixar influenciar, estudar e testar qualquer tipo de formato de administração. Sem dúvida o planejamento, organização, coordenação e o controle são o que fizeram a empresa obter um diferencial de sucesso. Quando observamos as atitudes e profissionalismo da empresa fica muito claro a idoneidade e o cunho social marcante, o que torna a marca forte e presente. A aplicabilidade das teorias clássicas, administração cientifica, burocracia, foram aplicadas de acordo com as necessidades da instituição, e modificadas com o tempo. A sensibilidade da empresa perante as mudanças do mercado são o motivo do bom posicionamento da marca e as estratégias de promoção justificam a afirmação anterior, quando a Adidas realiza uma promoção seja em qualquer mídia, sempre uma mensagem além do produto é transmitida. A empresa consegue vender sensações e sentimentos embutidos em seus produtos o que torna a maioria de suas promoções um sucesso de vendas.

2.2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Inúmeros fatores definem o perfil de um de consumidor. E os mesmos são definidos pelos fatores, psicológicos, pessoais, sociais e culturais, além de poder sofrer influência de comportamento por amigos, família, grupo social e outros. Qualquer empresa precisa conhecer o seu cliente, suas tendências, seus influenciadores, seu comportamento, para que possa criar um produto ou modificá-lo, gerar uma promoção, definir estratégias e até entender erros cometidos durante análises de resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com