TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Fellini

Ensaios: Caso Fellini. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é estudar sobre a Gestão de Recursos Humanos. O caso do restaurante Fellini, que serviu como apoio neste trabalho, é um exemplo de sucesso obtido com planejamento e uma boa gestão de recursos humanos.

O crescimento e sucesso é fruto dos esforços e estudos do Sr. Nelson, o proprietário do mesmo que viu nos seus colaboradores mais que recursos, e sim o desenvolvimento humano em sua empresa.

A proposta desta atividade é, proporcionar o contato com situações reais e vivenciadas, e assim, levarnos à uma reflexão sobre o real significado e a importancia de gestores de RH.

Nesta pesquisa serão utilizados as seguintes referências: CHIAVENATO, FERRARI, GIRARDI, LOPES, e FERREIRA.

Que este trabalho traga conhecimento a mim e aos meus colegas de sala e de curso espalhados por todo o Brasil.

2. DESENVOLVIMENTO

A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas.

O capital humano tem sido cada vez mais valorizado pelas organizações, pois elas entenderam que devem oferecer o suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. Se as pessoas dentro das organizações tiverem oportunidade de progressão, elas vão poder dar o melhor delas, originando resultados positivos para a empresa em questão.

O Restaurante Fellini, foi fundado na cidade do Rio de Janeiro em maio de 1993, e localizado em um sobrado de esquina numa rua do Leblon, na Zona Sul do Rio. É um bufê com cobrança a peso com um atendimento diferenciado, em que os donos participam das operações. Nelson, o proprietário, está encontrando meios para inovar na gestão participativa do restaurante e conquistar a fidelidade de seus clientes.

• Psicologia organizacional e Gestão de Pessoas: Logo de início o dono do restaurante, Nelson, diz que passaram por momentos de muito estresse e dificuldades, por que não soube lançar o restaurante na mídia. Ele enxergou sua falha e depois tentou consertar seus erros reestruturando seu negócio.

Para compreender seus erros e corrigí-los, Nelson, saiu para pesquisar os restaurantes da região e observar os pontos fracos e fortes de cada um. Traçou um novo planejamento, criou nova faxada para o prédio e investiu em decoração e em um cardápio diferenciado no sistema de peso.

A forma de gerir sua empresa também foi determinante. Nelson passou a trabalhar com uma Gestão Participativa, na qual os colaboradores também dão opniões em reuniões, tem voz aberta e oportunidade de crescimento. Para isso é promovido em sua empresa uma ótima qualidade de vida pra si e seus colaboradores, oferece uma alimentação saudável e balanceada, anualmente, os colaboradores tomam vacinas antigripais e recebem gratuitamente remédios. O próprio plano de saúde oferecido tem aspecto preventivo, pois permite ao médico solicitar exames periódicos para monitorar e prevenir doenças comuns e de fácil controle.

Entre os procedimentos de RH (provisão / aplicação /manutenção / desenvolvimento / monitoração), estudados nas disciplinas deste semestre, aquele que mais se destacou neste caso do Restaurante Fellini, foi o de Monitoramento.

Este processo é muito importante, nele estão inseridas as atividades de registros, de manutenção dos bancos de dados e dos sistemas de informações de RH, controles, freqüência, produtividade, balanço social e auditoria em recursos humanos. Estes registros servem de subsídios para a tomada de decisão na área de RH.

Por meio do processo de monitoração se defini também os critérios de avaliação e adequação permanentes das políticas, normas e procedimentos de recursos humanos. (FERRARI, 2008).

A monitoração de Recursos Humanos compreende o controle. Segundo Chiavenato (2002) este subsistema envolve bancos de dados e sistemas de informação e auditoria de Recursos Humanos. O autor afirma que o controle é baseado em informações obtidas por meio de processamento de dados, exigindo que os dados sejam armazenados e acumulados em registros ou arquivos, formando o banco de dados. A partir do banco de dados pode-se planejar um sistema de informações como base para o processo de tomada de decisões.

• Comportamento, clima e cultura / (1º Semestre – Relações Interpessoais): A cultura da empresa está alicerçada em fazer o melhor, melhor do que foi feito no dia anterior, e isso, dá-se em função da sua gestão em busca da excelência de produtos e processos, ressaltando que nesse segmento e para o porte do restaurante essas práticas são inéditas.

“O Fellini é uma empresa que alcança o paradigma da administração “win, win, win”, vence o cliente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com