TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Certificação ISO

Monografias: Certificação ISO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  3.022 Palavras (13 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 13

OS BENEFÍCIOS ADVINDOS DA CERTIFICAÇÃO ISO 14000

SOUZA, Eudis Marques de

SILVA, Maria Helena

RESUMO

Para atender os quesitos de meio ambiente as empresas estão buscando a certificação em ISO 14001 que especifica os requisitos relativos a um sistema de gestão ambiental. Os benefícios advindos desta certificação abrangem a conquista de novos mercados, cumprimento da legislação ambiental e a perspectiva de desenvolvimento da sociedade sem agressão do meio ambiente.

Palavras-chave: Gestão ambiental, Desenvolvimento sustentável, ISO 14000

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, grande parte dos consumidores exige informações sobre as características dos produtos disponíveis no mercado, bem como dos impactos ambientais gerados em seus processos produtivos. Neste sentido, os consumidores através de seu poder de decisão, no ato da compra, podem afetar significativamente a lucratividade das empresas.

A Série ISO 14000, que compreende um conjunto de normas ambientais, não obrigatórias e de âmbito internacional, possibilita a obtenção da certificação ambiental, porém esta só pode ser obtida por uma determinada empresa se a mesma implementar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Este visa reduzir os impactos ambientais gerados na produção (inclui matérias-primas), transporte, uso e disposição final do produto (descarte).

Dado que a Série ISO 14000 consiste em um conjunto de normas ambientais voluntárias, as quais, em última instância, visam contribuir para a melhoria da qualidade do meio ambiente, pode-se afirmar que o somatório de esforços individuais das empresas “contribui”, em parte, para que se atinja o que atualmente é denominado de desenvolvimento sustentável.

Portanto, o presente artigo visa apresentar algumas considerações acerca das vantagens econômicas, sociais e ambientais decorrentes da obtenção da certificação ISO 14000 pelas empresas, bem como se destacam algumas desvantagens enfrentadas pelas empresas que não dão a devida importância aos aspectos ambientais em seus processos produtivos.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2. 1 O DESAFIO

Durante a implantação e certificação da ISO 14000, as organizações podem encontrar alguns desafios, como:

• Resistência às mudanças e a cultura organizacional;

• Falta de envolvimento e interesse, dificultando padronização;

• Dificuldade em interpretar de forma correta os requisitos da norma ISO 14000;

• Identificar e avaliar os riscos ambientais associados com as operações das organizações;

• Identificar e determinar a importância de cada aspecto ambiental a fim de priorizar as ações necessárias para os programas ambientais;

• Recursos limitados;

• E muitos outros.

Todos os problemas e desafios encontrados durante a certificação ou implantação do sistema de gestão podem ser reduzidos com a adoção de um sistema de gerenciamento integrado e automatizado, que dá todo o suporte para a melhoria contínua e para todo o controle e desempenho dos processos.

2. 2 INVESTIMENTOS

Os investimentos para a implantação da ISO 14000 não são facilmente mensuráveis, mas nota-se que existem dois custos distintos, denominados de custos de implantação e custos de processo.

Os custos de implantação são compostos basicamente pela contratação de uma consultoria que iniciará o processo da criação do sistema de gestão ambiental, treinamento dos funcionários e criação de um sistema de monitoramento que garantirá a manutenção do princípio da gestão ambiental de melhoria contínua.

Um pouco mais difícil de estimar são os custos denominados de custos de processo, que contemplam os gastos ou investimentos na melhoria ou substituição de processos na certificação em ISO 14001. O primeiro benefício da implantação da norma é atender a legislação ambiental, evitando as punições legais do seu não cumprimento. Também existem benefícios para a comunidade, pois é a garantia que as emissões de agentes poluidores ao meio ambiente estão dentro de padrões determinados por órgãos públicos competentess. A certificação ISO 14001 exige o cumprimento da legislação ambiental, garantindo que as empresas que possuam este certificado obedeçam aos padrões mínimos de proteção ao meio ambiente. Isto tem como conseqüência uma maior credibilidade na certificação em ISO 14001.

Outro aspecto positivo da certificação ISO 14001 é a revisão que as empresas realizam em todo o seu processo produtivo, identificando principalmente desperdícios e produtos potencialmente poluidores. A otimização do tempo de produção, pode produzir uma economia de energia, revertida em bonificação financeira para a empresa. A otimização das matérias-primas, além da economia dos gastos com a sua aquisição, também reflete na diminuição da geração de resíduos, que muitas vezes tem um custo altamente elevado para a sua destinação.

Por fim a certificação vem interferir diretamente na imagem da empresa, evidenciando a postura correta da empresa em relação ao meio ambiente, atendendo os consumidores com opinião cada vez mais rígida em preferir produtos ambientalmente corretos. Com isso as empresas nacionais, esperam atingir principalmente mercados internacionais.

2. 3 CONSIDERAÇÕES ECONÔMICAS

A certificação ISO 14000 auxiliará as empresas que vêem a preservação ambiental não como um empecilho, mas como um fator de sucesso para se posicionarem no mercado, ou seja, uma oportunidade de ascensão regional, nacional e internacional.

A implementação da gestão ambiental pode oferecer outras vantagens para a empresa e também para o cliente. Entre as vantagens para a empresa está a criação de uma imagem “verde”; acesso a novos mercados; redução e/ou eliminação de acidentes ambientais, evitando, com isso, custos de remediação; incentivo ao uso racional de energia e dos recursos naturais; redução do risco de sanções do Poder Público (multas) e facilidade ao acesso a algumas linhas de crédito. Referente aos consumidores, estes possuirão maiores informações sobre a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com