TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISO 9001

Projeto de pesquisa: ISO 9001. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 4

ISO 9001

Enéas Teixeira,

Universidade Salgado de Oliveira (Universo)

Resumo – O presente artigo trata de uma norma utilizada no sistema de gestão da qualidade (SGQ), a ISO 9001. Nessa perspectiva, vamos abordar conceitos, ferramentas e aplicações práticas vivenciadas por organizações que buscam obter sucesso através de uma melhoria na satisfação dos seus clientes, da motivação dos colaboradores e da melhoria continua. Há uma tendência mundial por parte das empresas aderirem à certificação na norma ISO 9001. Com a evolução da visão de mercado, esta norma passou a ser uma credencial relevante, tornando-a mais conhecida e consequentemente mais exigida. A ISO 9001 não é apenas aplicada a SGQ, mas para sistemas de gestão em geral. No momento é a estrutura de qualidade melhor estabelecida, sendo utilizada por mais de 750 mil organizações distribuídas em 161 países.

Palavras-chave: Qualidade, Gestão, Colaboração, Foco no Cliente, Resultado.

Introdução

Convém que a necessidade de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização.

A NBR ISO 9001 é uma norma que norteia as organizações no mercado quanto ao entendimento e atendimento dos requisitos do cliente. Dessa forma, a certificação da ISO 9001 tem sido tratada como meta pelas empresas.

A ISO 9001 especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade que podem ser utilizados pelas organizações para aplicação na própria organização, para certificação ou para fins contratuais.

Metodologia

Para utilização da norma ISO 9001 as organizações necessitam estabelecer que seu sistema de gestão da qualidade seja regido por essa norma, documentar, implementar e manter um sistema em conformidade com o estabelecido no planejamento do sistema de gestão da qualidade e melhorar continuamente a sua eficácia de acordo com os requisitos da norma.

A norma delimita orientações a serem desenvolvidas e vivenciadas na organização. Definir os meios (ferramentas de controle e monitoramento) que serão utilizados no sistema de gestão da qualidade e suas aplicações por toda a organização. Todos os requisitos da norma são genéricos e se pretende que sejam aplicáveis a todas as organizações, sem levar em consideração o tipo, tamanho e produto fornecido.

Um dos requisitos da norma é a formalização da documentação do SGQ que deve conter: Declarações documentadas da política da qualidade e dos objetivos da qualidade; Manual da qualidade; Procedimentos documentados requeridos pela norma; Documentos necessários à organização para assegurar o planejamento, a operação e o controle eficazes de seus processos; Registros requeridos por esta norma.

A responsabilidade de assegurar que os requisitos da SGQ sejam cumpridos é da alta direção da organização. Daí a importância da ISO 9001 no planejamento estratégico dos negócios, que deve assegurar que os requisitos do cliente sejam determinados e atendidos com o propósito de aumentar a satisfação do cliente.

Auditorias internas em intervalos planejados devem ser realizadas, afim de verificar se as disposições planejadas com os requisitos da norma e com os requisitos do SGQ estabelecidos pela organização, estejam sendo mantidos e implementados de forma eficaz.

São determinados, coletados e analisados dados do processo (entradas e saídas) para verificar a adequação e eficácia do SGQ e para avaliar onde melhorias contínuas da eficácia podem ser realizadas. Isso deve incluir dados gerados como resultado do monitoramento e das medições e de outras fontes pertinentes. Ações preventivas devem ser tomadas para eliminar as causas de não-conformidades potenciais, de forma a evitar sua ocorrência. As ações preventivas devem ser apropriadas e documentadas conforme exigência da norma. Por outro lado, a organização deve executar ações corretivas para eliminar as causas de não-conformidades, de forma a evitar sua repetição.

Para obter a certificação é indispensável que o sistema de gestão da qualidade da organização seja avaliado por uma entidade independente, reconhecida por um organismo de certificação, e que todos os principais processos estejam sendo executados de forma controlada e de acordo com os requisitos da norma.

Resultados e discussões

Com a norma ISO 9001, implantada na organização, além da possibilidade de ampliar mercados, uma série de vantagens acompanham essa iniciativa: aumenta o nível de organização interna, o controle da administração e a produtividade. Também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com