TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iso 9000

Artigos Científicos: Iso 9000. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  3.109 Palavras (13 Páginas)  •  1.558 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução a ISO

A ISO – International Organization for Standardization ou Organização Internacional de Normalização (português europeu) ou Organização Internacional para Padronização (português brasileiro) é uma organização não governamental formada por entidades de normalização de aproximadamente 164 países e cerca de 150 pessoas a trabalhar a tempo inteiro para a nossa Central Secretaria, em Genebra, Suíça.

O grupo foi fundado em 1947, e desde então publicou mais de 19 000 Normas Internacionais abrangem quase todos os aspectos de tecnologia e negócios. Com sede em Genebra, foi criada com a missão de promover o desenvolvimento da normalização, onde o intuito principal é determinar, através das normas criadas o melhor método, as melhores especificações, os melhores resultados, para se produzir determinados produtos ou serviços.

O Brasil participa da ISO através da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma entidade privada, sem fins lucrativos.

QUALIDADE COM BASE NAS NORMAS ISO

Nos países ocidentais podemos identificar a revolução da qualidade sob dois aspectos: nos Estados Unidos com forte presença das ferramentas estatísticas e nos países da Europa com destacado enfoque normatizador. Com sede em

Genebra, a International Organization for Standadization assumiu a responsabilidade de editar normas que facilitassem o comércio internacional e buscassem minimizar a utilização de normas nacionais ou de blocos econômicos como barreiras às transações comerciais.

A demonstração dada anteriormente sobre o desenvolvimento de certificações pelas normas ISO no mundo, confirmam o assentamento da visão ocidental sobre a necessidade de comprovação via certificação, enquanto no Japão a qualidade se apresenta mais como uma mudança cultural absorvida pela sociedade.

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DA QUALIDADE

Em nosso estudo trabalharemos com base no Sistema de Normas ISO 9000, não implicando essa escolha em uma certificação final da empresa. Com esse enfoque, um programa de qualidade exige desde o início o compromisso formal da alta administração, estabelecendo de forma clara e documentada a disponibilização de recursos, garantindo a participação de todos nos trabalhos

e benefícios, definindo autoridades e responsabilidades, criando indicadores e sistematizando seu acompanhamento para garantir a melhoria contínua dos processos.

É necessário buscar uma prévia consultoria, reconhecidamente capacitada, de forma a evitar trocas em meio à implantação. Medidas de pesquisa e assessoramento podem ou devem ser tomadas para garantir que a escolha contemple um consultor ou uma empresa consultora realmente capacitada a desenvolver com sucesso a implantação do Sistema da Qualidade, deixando plantadas as capacidades necessárias à manutenção da melhoria dos processos e à certificação se essa for uma escolha da organização.

A ORGANIZAÇÃO NO ENFOQUE DA QUALIDADE TOTAL (ISO 9000)

Não resta dúvida de que as teorias pregadas pelas Escolas de Administração ainda influenciam em maior ou menor grau os modelos adotados pelas empresas em todo o mundo. Algumas buscam espelhar-se em técnicas e modelos que em algum lugar deram certo, como é o caso da Administração

Japonesa. Além do estudo das Escolas e do modelo japonês, para melhor entendimento do complexo mundo da administração é necessário também conhecer algumas temáticas recentes mundialmente discutidas quer no meio acadêmico quer empresarial.

Algumas dessas temáticas, como reengenharia, qualidade total e gestão ambiental, já são parte do cotidiano das empresas, seja como um grande modismo, seja como um modelo adequado às necessidades, tudo irá depender, acima de tudo, da habilidade do administrador. Seu papel é de um grande articulador e estrategista que deverá conhecer muito bem todas as peculiaridades de sua organização, as principais correntes de pensamento, as temáticas recentes e decidir sobre os melhores rumos que dará a sua empresa.

Durante o período de reconstrução da economia japonesa, nos anos 50, não foram desenvolvidas somente técnicas americanas de racionalização e liderança, nos cursos de TWI (treinamento dentro da empresa) e MTP

(programa de treinamento da gerência), mas também foram introduzidas técnicas estatísticas de controle da qualidade. As indústrias japonesas têm importado e adaptado a seus contextos muitas técnicas da administração ocidental. O melhor exemplo disto é o controle de qualidade. Inicialmente desenvolvido como movimento de círculos de controle de qualidade, como controle de qualidade por toda a empresa e atualmente como controle e garantia da qualidade total.

Os “gurus” americanos do controle da qualidade, W.E. Deming e J. Juran, visitaram o Japão no início dos anos 50 e introduziram modernas técnicas de controle de qualidade de produtos e processos nas fábricas japonesas. As forças armadas americanas que lutavam na Coréia necessitavam de produtos de alta qualidade e boa parte deles era fornecida por empresas japonesas.

A qualidade dos produtos japoneses é garantida pelo envolvimento de todos, não somente gerentes e engenheiros, mas também de todos os operários, trabalhadores de escritório, representantes de vendas e até mesmo das empresas subcontratadas. Tecnicamente, o controle de qualidade começa com a eliminação de produtos defeituosos, passando pela inclusão de mecanismos e procedimentos preventivos e, finalmente, busca-se o desenvolvimento de melhores produtos.

A ênfase na qualidade é fundamental em todas as atividades das empresas.

Na Toyota, por exemplo, os trabalhadores devem desenvolver suas tarefas com o senso de que são maiores responsáveis na prestação de serviços para o seu cliente interno. Eles consideram as operações subsequentes a suas próprias como clientes e, dessa maneira, não podem entregar peças defeituosas. Não devem consertar uma anormalidade após o término de uma montagem. Devem tomar providências tão logo surgir o problema, no sentido de corrigi-lo. Agindo de imediato,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com