TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima E Cultura Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Clima E Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  2.989 Palavras (12 Páginas)  •  2.320 Visualizações

Página 1 de 12

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – O iceberg da cultura organizacional 6

Figura 2 – Consequências e implicações da cultura organizacional 8

SUMÁRIO

1 DELIMITAÇÃO DO TEMA 4

1.1 HIPÓTESE 4

1.2 OBJETIVOS 4

1.2.1 Objetivo Geral 4

1.2.2 Objetivos Específicos 4

1.3 JUSTIFICATIVA 5

2 MARCO TEÓRICO 6

2.1 CONCEITO DE CULTURA ORGANIZACIONAL 6

2.2 IMPORTÂNCIA DA CULTURA NA ORGANIZAÇÃO 7

2.3 A PESQUISA DE CLIMA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO 8

2.4 A VIOLÊNCIA PERVERSA NO COTIDIANO..................................................7

2.5 A DISCRIMINAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES 12

3 METODOLOGIA 14

4 CRONOGRAMA 15

REFERÊNCIAS 16

1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Este projeto de pesquisa tem como tema principal o clima e a cultura organizacional, dentro deste tema será discutido o assédio moral e a discriminação dentro das organizações na atualidade.

Pretendemos enfocar o termo assédio moral dentro de uma organização, o assédio moral tem sérias implicações no que diz respeito à responsabilidade das empresas e organizações para os direitos fundamentais do trabalhador.

Ao referir-se a tal assunto identificamos problemas em relação ao clima e a cultura dentro da organização e analisamos como isso pode prejudicar a organização.

No projeto pretendemos enfatizar a problematização do assédio moral e discriminação e como isso pode influenciar na produtividade dos colaboradores da empresa, tentamos assimilar em como as relações dentro da organização, independente do cargo do colaborador, seja alto ou baixo, com a falta de motivação para produzir dentro da organização.

1.1 HIPÓTESE

Dentro das organizações existe muitas vezes uma grande dificuldade de relacionamento entre os colaboradores e isso é influenciado dentro da organização. Os principais fatores que prejudicam um bom clima organizacional são as atitudes negativistas e a instabilidade emocional entre gestores e subordinados.

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

O objetivo desse trabalho é analisar como o assédio moral e a discriminação pode prejudicar a produtividade e a convivência dentro das organizações e como o clima e a cultura organizacional podem influenciar a produtividade da empresa.

1.2.2 Objetivos Específicos

Os objetivos específicos do trabalho são:

a) Fornecer o conceito de clima e cultura organizacional dentro da organização;

b) Apresentar os conceitos de assédio moral e como a mesma pode prejudicar a produtividade da empresa;

c) Identificar quais seriam os problemas dentro da organização quando se trata de clima e cultura organizacional.

1.3 JUSTIFICATIVA

Porque discutir sobre o clima e a cultura organizacional? Qual a sua importância? Como a organização pode melhorar a produtividade melhorando o clima dentro da empresa? O assédio moral pode prejudicar a sua empresa? A discriminação organizacional é um problema atual?

Este projeto de pesquisa tem como foco analizar todas estas questões citadas a cima e em como isso pode prejudicar cada vez mais a organização se devidas providências não forem tomadas de acordo com sua gravidade.

Problemas como o assédio moral, também prejudicam cada vez mais as empresas da atualidade expondo os trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras durante o dia-a-dia de seu expediente, isso pode comprometer a organização de várias maneiras.

O projeto problematiza o clima e a cultura dentro da organização e nos mostra porque é de grande importância ter um bom relacionamento entre gestores e subordinados para ter um bom clima de trabalho dentro da empresa, mostra também em como os costumes de cada colaborador tendem a ser parecidos e se isso pode ou não prejudicar a empresa. Muitas organizações não são concientizadas em relação a esses problemas e alguns gestores não percebem porque a sua empresa esta indo a falência.

2 MARCO TEÓRICO

2.1 CONCEITO DE CULTURA ORGANIZACIONAL

O conceito de cultura organizacional segundo Schein é “um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.” (MATHEUS MORAIS apud CHIAVENATO, 1999, p. 139).

Seguindo a idéia de Schein, a cultura dentro da organização deve estar presente no dia-a-dia de todos dentro da empresa, deve ser uma maneira parecida de agir que todos os colaboradores tem, um ato em comum, quase um senso comum de todos para resolver um problema qualquer que seja.

Figura 1: O iceberg da cultura organizacional

Fonte: Chiavenato (1999, p. 140)

Chiavenato (2004) utiliza o iceberg para explicar a cultura organizacional, na parte superior, ou seja, a parte visível do iceberg aparecem os fatores que são mais visíveis e de fácil acesso para a melhoria, já na parte inferior constam os aspectos ocultos da organização como um mau relacionamento entre as pessoas ou as normas determinadas por grupos informais. A parte inferior é muito mais complicada de ser trabalhada pois nem sempre quem está comandando a empresa percebe, e muitas das vezes quando percebe, já é tarde demais.

2.2 IMPORTÂNCIA DA CULTURA NA ORGANIZAÇÃO

A cultura organizacional é importante para unir as equipes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com