TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTREITA RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL

Exames: A ESTREITA RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  3.043 Palavras (13 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 13

A ESTREITA RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL

Marcela Meireles Duarte

RESUMO

Este artigo tem como propósito apresentar a relação existente entre clima organizacional e cultura organizacional, pois é sabido que, para se fazer um levantamento ou uma análise de clima organizacional é recomendável desvendar os principais elementos culturais de uma organização antes de se partir para a pesquisa em si.

O artigo abordará também a importância da pesquisa de Clima Organizacional para as empresas, visto que Atualmente um fator muito importante e indispensável para toda empresa/instituição que almeja sucesso e deseja manter-se em alta no vasto mercado competitivo, é investir na aquisição de um clima organizacional harmonioso e saudável dentro da mesma.

Palavras-Chave: Clima Organizacional. Cultura Organizacional. Ambiente de Trabalho.

ABSTRACT

This article has as intention to present the existing relation between organizacional climate and organizacional culture, therefore it is known that, to become a survey or an analysis of organizacional climate it is recommendable to unmask the main cultural elements of an organization before if leaving for the research in itself.

The article will also approach the importance of the research of Organizacional Climate for the companies, since Currently an important and very indispensable factor for all company/institution that longs for success and desires to remain itself in high in the vast competitive market, is to invest inside in the acquisition of a harmonious and healthful organizacional climate of the same one.

Keywords: Organizacional climate. Organizacional culture. Environment of Work.

INTRODUÇÃO

A internacionalização de mercados e os processos de junção e obtenção de empresas deram um status diferenciado aos temas da cultura e do clima organizacional, principalmente no universo das grandes corporações, organizações públicas e privadas, onde o interesse por estudos de cultura e clima parece estar relacionado a movimentos de modernização, em grande parte iniciados em resposta às pressões por melhorias na qualidade do atendimento.

O clima organizacional está ligado diretamente à maneira como o colaborador percebe a organização com sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele interpreta tudo isso e como ele reage, positiva e negativamente, a essa interpretação. Este é de certa forma, o reflexo da cultura da organização, ou melhor, dizendo, o reflexo dos efeitos dessa cultura na organização como um todo.

É uma forma de mapear o ambiente interno da empresa para assim atacar efetivamente os principais focos de problemas e melhorar o ambiente de trabalho. É a percepção coletiva que as pessoas têm da organização, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas e a conseqüente reação a esta percepção.

A pesquisa de clima organizacional é uma excelente ferramenta para coletar dados de maneira objetiva e criteriosa, que subsidiarão planos estratégicos, ações de melhoria, acompanhamento de processos e fundamentalmente incrementarão a saúde financeira e humana empresa.

Com isso, no primeiro capítulo apresentarei o meu entendimento sobre clima organizacional, como este é entendido e definido, seus indicadores, qual sua influência para a equipe, que ações podem ser implementadas para garantir um bom clima dentro da organização e como é desenvolvida a pesquisa de clima organizacional, seu objetivo e seus benefícios para a organização. No segundo capitulo explicitarei conceitos de cultura organizacional, como são constituídas, sua influência no comportamento de todos os indivíduos e grupos dentro da organização e quais são as ferramentas que poderão ajudar na mudança na cultura da organização e no terceiro e último capítulo mostrarei a relação existente entre estes dois temas, cultura e clima organizacional.

1. Clima Organizacional

Clima Organizacional pode ser entendido como a atmosfera do ambiente de trabalho. Refere-se a uma complexa rede de expectativas e percepções individuais e de grupo, permeada por referências estratégicas, organizacionais e por componentes estruturais do contexto do trabalho, que orienta e determina o comportamento de seus integrantes, criando um ambiente com características próprias. Como coloca Barçante e Castro (1999, 11-17) “Clima organizacional é a atmosfera resultante das percepções que os funcionários têm dos diferentes aspectos que influenciam seu bem-estar e sua satisfação no dia-a-dia de trabalho”.

O clima Organizacional é um indicador tanto dos pontos fortes da organização como da necessidade de melhorar e mudar. Esse tipo de análise desvenda as causas de problemas que a organização vem enfrentando e aumenta o grau de compreensão a respeito deles.

Esta análise também pode ser definida como os reflexos de um conjunto de valores, comportamentos e padrões formais e informais que existem na organização (cultura) e, representa a forma como cada colaborador percebe a empresa e sua cultura, e como ele reage a isso.

Como conceitua Champion (1988, p.14):

Pode-se definir clima organizacional como sendo as impressões gerais ou percepções dos empregados em relação ao seu ambiente de trabalho; embora nem todos os indivíduos tenham a mesma opinião, pois não têm a mesma percepção, o clima organizacional reflete o comportamento organizacional, isto é, atributos específicos de uma organização, seus valores ou atitudes que afetam a maneira pela qual as pessoas ou grupos se relacionam no ambiente de trabalho”.

O clima organizacional influi diretamente na motivação da equipe, no seu grau de satisfação e, consequentemente, na qualidade de seu trabalho. Segundo dados do instituto MVC - especializado em pesquisas sobre clima-funcionário com baixos índices de motivação utilizam somente 8% de sua capacidade de produção, enquanto aqueles com altos índices de motivação utilizam 60% dessa capacidade. Ele age como um indicador de como as mudanças estão afetando a organização.

Segundo Luz (2001, p. 21):

O clima retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho. Observa-se que este clima influência profundamente a produtividade do indivíduo e, consequentemente da empresa. Assim sendo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com