TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Clima Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  3.204 Palavras (13 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 13

CLIMA ORGANIZACIONAL

Resumo: O Clima Organizacional baseia-se em medir a satisfação dos colaboradores de uma organização, identificando cada indivíduo com sua cultura e com sua realidade particular, desta forma busca evitar conflitos entre os mesmos e com a organização em geral. A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta bastante utilizada pelo departamento de Gestão de Pessoas, é importante para a compreensão do funcionamento da organização, para servir de apoio à tomada de decisão, identificar o grau de satisfação dos trabalhadores com a empresa e identificar estilos de liderança. Este artigo relata como o clima organizacional surgiu, como funciona nas organizações e como ele deve ser trabalhado.

Palavras–chave: Clima organizacional. Pesquisa organizacional. Organização. Conceito de clima organizacional.

Introdução

As empresas e o mundo em geral vivem em constante mudança, preocupação com o futuro e com as exigências que o mesmo irá impor. A velocidade da comunicação, o volume excessivo de informações, a evolução dos produtos disponíveis no mercado, a constante concorrência, entre outros, amedrontam e suscitam uma atualização constante. Desafios e mudanças, incertezas e dificuldades, sempre estiveram presentes no mundo dos negócios.

Para que as organizações evoluam e acompanhem as mudanças, é indispensável adequar-se às exigências do mercado. Novos equipamentos e novos softwares são adquiridos, infraestruturas são compradas, mas quem está por trás de tudo isso? Pessoas.

As empresas devem ter em mente que seus trabalhadores são seres humanos. Possuem expectativas pessoais na profissão, necessitam atualizar o conhecimento constantemente para saber lidar com os desafios, precisam ter um ambiente encorajador, ser valorizados em suas remunerações, bem como ser instigados a desenvolverem-se e ter ideias e ideais. Para tanto, devem aprender e reaprender a trabalhar em equipe, valorizando o potencial de cada membro, respeitando as individualidades, ligando cada objetivo pessoal profissional aos objetivos do trabalho ou projeto a ser executado.

As organizações estão em busca de ambientes positivos, em condições favoráveis para que os trabalhadores possam desenvolver suas atividades de maneira mais eficaz, se antes se procurava motivar os trabalhadores, hoje se precisa buscar o seu comprometimento.

1 Identificação e justificativa do problema

A cada dia surge um fato novo e relevante no contexto social, econômico, político e cultural, que mexe com a cabeça das pessoas, seus valores, e consequentemente, suas atitudes em relação ao trabalho. Segundo Luz (2003) é preciso que as organizações estejam atentas a isto, é importante que pesquisem mais, que valorizem os instrumentos de avaliação da satisfação das pessoas no trabalho. O estudo da qualidade do clima organizacional é certamente muito oportuno, haja vista que o administrador objetiva que a organização alcance um grau de adequação entre as cinco variáveis: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia, visando um maior nível de desempenho organizacional.

De acordo com (LUZ, 2003, p. 2) “as empresas precisam reconhecer o que pensam e como se sentem seus empregados, em relação às diferentes variáveis que afetam o clima, tais como: salários, benefícios, trabalho que realizam, comunicação, entre outros”.

Na opinião de Luz (2003) administrar o clima passou a ser uma ação estratégica para todas as organizações, especialmente para aquelas que se dizem comprometidas com a gestão pela qualidade. Portanto, a pesquisa de clima organizacional é importante para conhecer o grau de satisfação, as expectativas e as necessidades, saber como os colaboradores se sentem dentro da empresa, o que pensam. Sendo assim, a empresa identifica o que está bom e o que tem que ser melhorado.

As organizações, sendo constituídas de recursos humanos, financeiros, tecnológicos, dependem do trabalho das pessoas para sobreviver, crescer e se desenvolver. Entretanto, os indivíduos procuram atender às expectativas da organização em troca de satisfação de suas necessidades, realizações e aspirações individuais, estabelecendo quase que um "contrato social" (SOUZA, 1978). Percebe-se que, neste contexto, o que mais transparece é a preocupação com o desempenho das pessoas para atingir as metas da empresa e pouca atenção é dada à realização desses indivíduos dentro da organização defende Mello (2004).

É necessário que o administrador entenda a importância do estudo de clima organizacional para um diagnóstico geral das empresas, bem como melhorar o entendimento da dinâmica organizacional.

Para, Souza (1978, p. 13) é importante que:

O administrador compreenda o conceito de clima organizacional, porque é através de sua criação que ele pode manejar a motivação de seus colaboradores. A eficiência da organização pode ser aumentada através da criação de um clima organizacional que satisfaça as necessidades de seus membros e, ao mesmo tempo, canalize esse comportamento motivado na direção dos objetivos organizacionais.

O estudo de clima organizacional, adequadamente diagnosticado, pode ser utilizado para indicar a minimização das diferenças entre as variáveis (comunicação, direção, motivação, benefícios, segurança do trabalho, etc), idealizadas pelos componentes da organização e aqueles vigentes. Em face da heterogeneidade e a complexidade das pessoas, e sendo o clima organizacional a percepção global que o indivíduo tem do seu ambiente de trabalho.

As contribuições decorrentes de uma pesquisa de clima para a empresa em estudo são muito vastas, pois, dentre outros, poderá possibilitar:

• medir o grau de satisfação dos colaboradores com a empresa, com o trabalho em si, com os colegas de trabalho, com a liderança, etc.

• consolidar processos na busca da qualidade de clima, a partir da identificação dos pontos fracos e fortes na empresa, no ambiente, no comportamento;

• melhorar a qualidade das relações de trabalho;

• buscar qualidade humana e também qualidade de vida no trabalho;

• oferecer prognóstico para as variáveis organizacionais e propor aquelas que precisam ser melhoradas.

• melhorar a qualidade da comunicação interna.

Luz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com