TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coca-Cola FEMSA SA

Projeto de pesquisa: Coca-Cola FEMSA SA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo:

Coca-Cola FEMSA S.A é uma empresa engarrafadora de Coca-Cola a maior da América Latina, conta com tecnologia de ponta em sistemas de informação e administração. Supri sua cadeia de fornecedores através do sistema de pré-venda.

Instalada numa área total de 178.827m², tem aproximadamente 1000 funcionários e 300 terceiros trabalhando na planta de Jundiaí. Conta com 250 veículos terceiros para abastecer a região de Jundiaí, Campinas e litoral norte e sul, parte de Minas e Rio de Janeiro tendo em seu portfolio cerca de 137 produtos.

Situada a: Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km, 65,5 Bairro Japi – Cidade de Jundiaí estado de São Paulo.

1. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO.

Coca-Cola FEMSA (KOF) serve a mais de 200 milhões de consumidores em nove países da América Latina, através de uma rede de mais de 1.6 milhões de pontos de venda e 137 marcas de refrescos.

Aquisição das franquias do México em 1979 e na Argentina em 1984.

Maior engarrafadora de Coca Cola na América Latina.

Cotiza nas bolsas de valores do México (BVM) com o símbolo KOFL e de Nova Iorque (NYSE) sob o símbolo KOF.

Um dos engarrafadores de refrigerantes mais rentáveis do mundo. Conta com tecnologia de ponta em sistemas de informação para administração da cadeia de fornecedores. Sistema de pré-venda. Atendimento de aproximadamente 1,500,000 varejistas por semana na América Latina. Vendas de 2,920. 8 milhões de caixas unidade (dezembro de 2013) Atendimento a 166 milhões de consumidores em 9 países da América Latina.

Presença Global

Analise com base nos dados levantados: controle de estoque, sazonalidade, programação de produção.

Podemos sim considerar que o planejamento e controle de estoque estão de acordo com as necessidades, tendo em vista que o volume de vendas é muito variado, pois, temos vários períodos de sazonalidades.

Quando falamos de sazonalidades em um fábrica como esta, com um portfolio imenso, temos que levar em consideração diversos fatores, que não ocorre em datas especiais, claro que a maior demanda de produção ocorre na data da Pascoa, Natal e Ano novo. As ultimas três semanas que antecedem estas datas é o maior pico de produção da CIA onde todas as linhas trabalham com 100% de sua capacidade.

Quando me referir a diversos fatores, quero dizer, que acontecem anualmente datas especiais para uma empresa de bebida, que podemos chamar de datas de sazonalidades também, e que passam despercebidas por outras empresas de segmento distintas.

Por exemplo: à volta as aulas, sempre que se inicia um novo semestre as vendas aumentam gradativamente, outro exemplo é festival de musicas que acontecem anualmente no mesmo período. Este ano também teremos a realização da copa do mundo em nossa casa, se quando acontece em outros países temos um grande aumento de vendas este ano será provavelmente, o melhor mês de Julho da CIA em todos os anos operando no Brasil, isto é o que espera os especialistas da área comercial.

É obvio que para uma realização logística desse tamanho existe uma equipe que atua no planejamento estratégico junto com a área de operações para executar a logística.

O nível de estoque na unidade de Jundiaí é de 36 mil posições, sendo que cada posição tem características diferentes que varia de 50 a 540 caixas por pallets. Fisicamente isso representa de 1 á 3 milhões de caixas no estoque físico.

Todo estoque é controlado pelo sistema WMS (Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém), esta imensa quantidade de posições no estoque só é possível, graças a um armazém vertical que foi concluído sua construção em agosto de 2013, este armazém é controlado por um sistema chamado SYSTORE.

Neste armazém são colocados apenas produtos acabado (P.A), já a matéria prima é armazenado em lugares estratégicos para agilizar a fabricação.

.

Estoque de Matéria Prima.

Todas as garrafas utilizadas na fabricação são produzidas dentro da planta por uma empresa de terceiros (AMCOR PET), após serem produzidas as garrafas são enviadas por uma esteira diretamente para linha de produção, sem a necessidade de armazenar. Outro item de produção muito utilizado é o açúcar, chega a média de oito rodo trens por turno de 12h00min, em torno de 384 toneladas de açúcar. Este item também não é armazenado fisicamente no estoque, se por ventura ocorrer algum problema na fabricação e ficar um longo período sem ser utilizado, não são descarregado os veículos, chamamos isto de estoque sobre rodas. Se permanecerem, mas de 12 horas no pátio é pago uma diária para transportadora.

Além da utilização das garrafas pet temos também a produção de refrigerantes em latas. Essa lata também é fabricada por uma empresa de terceiros (Crow Embalagens Metálicas). Esta empresa fica a 16 km, da planta onde fica a fabrica de Jundiaí, e temos 02 veículos dedicados a esta transferência de latas. Duas linhas apenas que roda refrigerante enlatado, todos os dias o planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com