TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como registrar uma marca

Relatório de pesquisa: Como registrar uma marca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 3

Passo 1 (Aluno)

Criar uma marca para a sua empresa, procurar informações sobre como registrar uma marca e quanto custa para registrá-la.

Marca da empresa:

Como Registrar uma Marca

De acordo com a lei brasileira a marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica. Ao mesmo tempo, sua percepção pelo consumidor pode resultar em agregação de valor aos produtos ou serviços.

Marca de Produto: Distinguir produtos de outros idênticos, semelhantes ou afins.

Marca de Serviço: Distinguir serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins.

Marca Coletiva: Identificar produtos ou serviços provenientes de membros de um determinado grupo ou entidade

Marca de Certificação: Atestar a conformidade de produtos ou serviços a determinadas normas ou especificações técnicas

Formas de apresentação da marca: O registro de marcas contempla as suas mais variadas caracterizadas são classificadas, quanto à sua apresentação, considerando seu conteúdo textual, fontes e desenho.

Registro de marca nominativa: Sinal constituído apenas por palavras, ou combinação de letras e/ou algarismos, sem apresentação fantasiosa.

Registro de marca mista: Sinal que combina elementos nominativos e figurativos.

Registro de marca figurativa: Sinal constituído por desenho, imagem, formas fantasiosas em geral

Registro de marca Tridimensional: Sinal constituído pela forma plástica distintiva e necessariamente incomum do produto

COMO FAZER REGISTRO DE MARCA

Existem duas formas de se encaminhar um pedido de registro de marca ao INPI

Pela internet, através do sistema e -marcas.

Por formulário em papel, disponível para impressão no campo Formulários deste Portal, e entregue presencialmente na sede do INPI, ou na unidade do Instituto em seu estado, ou encaminhado via Correios.

Fizemos nossa solicitação pela internet, por ser mais simples e de custo mais baixo e o acompanhamento foi via sistema Push-INPI, onde ao cadastrar o e-mail da empresa recebíamos a informação referente ao nosso processo que é tudo regulamentado dentro da lei, onde é feita pesquisa para ver se já existe a mesma marca no mercado, se isso ocorrer existe prazo de 60 dias para o dono da marca se opor e mais 60 dias para montarmos uma defesa, mas se já existir uma marca igual, sugerimos mudar a sua para não confundir os consumidores no mercado

Ao efetuar o pedido da marca não significa que será registrada, pois o registro ocorrerá depois do exame técnico, com todas as condições de registro verificadas e as buscas de anterioridades serão feitas e o pedido decidido.

Com a marca deferida, foram pagas todas as taxas referentes à expedição do certificado de registro e à proteção ao primeiro decênio, após o prazo de 60 dias contando da data de publicação do deferimento foi solicitado a concessão de registro

Quanto custa para registrar uma marca

Como foi encaminhado pelo e-marcas o valor inicial foi de R$ 355, mas para pessoas físicas, microempresários individuais, microempresas, empresas de pequeno porte e cooperativas definidas por lei, instituições de ensino e pesquisa, entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos o valor inicial é de R$ 140.

Passo 2 (Aluno)

Pesquisar sobre a proteção contra cópias que as empresas têm direito quando produzem bens e/ou serviço. Buscar informações sobre como conseguir a concessão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com