TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento

Monografias: Comportamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

Medidas do comportamento organizacional

Mirlene Maria Matias Siqueira

Universidade Metodista de São Paulo

Resumo

O campo do comportamento organizacional foi concebido na década de sessenta por pesquisadores britânicos como disciplina emergente e quase independente, que se apoiaria em outras disciplinas já estabelecidas como Psicologia, Sociologia e Economia, devendo constituir uma área de teorização e pesquisa em que as atividades organizacionais seriam o objeto de estudo e não um contexto para onde conhecimentos seriam simplesmente transferidos e aplicados. O presente texto apresenta uma síntese da evolução do comportamento organizacional, tendo como ênfase o impacto que a estruturação do campo em níveis de análises, a sua riqueza teórica e a ausência de normalização podem ter sobre as medidas das variáveis. Questões referentes às medidas são também analisadas quanto à representação teórica dos conceitos através de itens, precisão das escalas, validade discriminante entre medidas de conceitos correlatos, bem como quanto à sintonia entre as medidas e a evolução da dinâmica organizacional face às constantes e aceleradas mudanças presentes nas organizações.

Palavras-chave: Comportamento organizacional, Níveis de análise, Medidas.

Abstract

Measures of organizational behavior. The field of organizational behavior was conceived in the sixties by British researchers as an emergent and almost independent discipline that would rely on others already established such as Psychology, Sociology and Economy. It should constitute an area of theorization and research in which organizational activities would be the object of study, not a context to where knowledge would be simply transferred and applied. The text emphasizes the impact that the structuring of the field in levels of analysis, its theoretical abundance and the lack of patterns might have upon the measures of variables. Questions concerning the measures are also analyzed as to their theoretical representation of the concepts by items, precision of scales, discriminant validity among measures of correlate concepts, as well as to the harmony between the measures and the evolution of the organizational dynamics, taking in account the current constant and accelerated changes in organizations.

Key words: Organizational behavior, Levels of analysis, Measures.

Introdução

A partir do reconhecimento de sua existência, estipulada para a década de sessenta por pesquisado res ingleses, o campo do comportamento organizacional (CO) recebeu diversas conceituações e teve sua evolução marcada por diferentes tentativas de determinar os níveis de sua estrutura, as variáveis que compunham os temas de seu interesse, bem como as disciplinas que ofereciam contribuições à compreensão dos temas que lhe eram atribuídos.

Durante quatro décadas de existência o CO foi adquirindo solidez, seja através das diversas publicações que procuravam divulgar nos meios científicos e acadêmicos as suas bases teóricas, seja porque passou a ser utilizado como referencial em cujo bojo aninharam-se proposições teóricas e pesquisas sobre as atividades organizacionais.

Nota-se que o processo de solidificação do CO teve como fator contribuinte o deslocamento, para o âmbito de seu interesse, de temas isolados antes integrantes de outras disciplinas. Da Psicologia Industrial/Organizacional vieram, por exemplo, proposições teóricas sobre as variáveis satisfação no trabalho e comprometimento organizacional; da Sociologia os temas cultura e poder nas organizações; da Ciência Política foram incorporados os conhecimentos sobre conflitos e política nas organizações. Ao abarcar sob o seu lastro de interesses temas complexos e portadores de divergências conceituais e metodológicas em suas disciplinas de origem, o CO tornou-se uma área de teorização e pesquisa repleta de questões a serem analisadas e resolvidas. Dentre essas questões, podem-se destacar aquelas referentes às medidas das variáveis, assunto central deste texto.

O presente trabalho apresentará uma discussão acerca dos impactos que a estrutura, a riqueza teórica e a ausência de normalização podem ter sobre as medidas do CO. Para uma compreensão

...

Baixar como  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »