TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Do Consumidor

Artigo: Comportamento Do Consumidor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 5

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

18/11/02

RESUMO

O comportamento do consumidor é definido através de fatores pessoais ou variáveis demográficas os quais nos permitem traçar perfis de consumidores que conseqüentemente nos ajudam a entender as necessidades e desejos de consumo de vários segmentos distintos. Também é influenciado por diversos fatores, dentre eles: cultural, pessoal, ocupação, classe social, estilo de vida e psicológico.

Empresas devem analisar mais a fundo quem realmente decide a compra, variável de acordo com cada setor e segmento. As classificações de consumidores por meio de instrumentos de pesquisa são elementos de utilidade para compreensão e que podem determinar o consumo das pessoas.

O consumidor compulsivo não é um fator de interesse para o marketing, já que este não é influenciado por nenhuma estratégia para efetuar uma compra, mas apenas para se sentir mais seguro emocionalmente.

1. INTRODUÇÃO

O comportamento humano e o de consumo obedece a vários fatores, extrínseco e intrínseco a cada indivíduo. Cada um possui suas características, e é influenciado a comprar de acordo com estímulos variáveis. A busca de um melhor entendimento deste comportamento nos fará conhecer melhor a atitude do consumidor e como ele é influenciado, a fim de criar novas estratégias de venda e/ou melhorá-las, aplicando o contexto ao trabalho de cada um.

Atualmente o excesso de concorrência exige cada vez mais das empresas a adoção de uma equipe de marketing eficiente, a fim de manter a empresa no mercado.

Através de rastreamento bibliográficopoderemos discorrer sobre o assunto e fazer entender da importância do mesmo para a disciplina.

2. UM MODELO DE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

O ponto de partida para compreender o comportamento do comprador é o modelo de estímulo e resposta conforme tabela. Estímulos ambientais e de marketing penetram no consciente do comprador. As características do comprador e fatores influenciadores levam a certas decisões de compra. A tarefa do profissional de marketing é entender o que acontece no consciente do comprador desde a chegada do estímulo externo até a decisão de compra.

|Estímulos de |Outros |Características do|Processo de decisão do |Decisões do Comprador |

|Marketing |Estímulos |Comprador |comprador | |

Fonte: Marketing para o Século XXI - KOTLER

3. OS PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DE COMPRA

O comportamento de compra do consumidor é influenciado por vários fatores:

3.1. Fatores Culturais

Cultura, subcultura e classe social são fatores particularmente importantes no comportamento de compra.

3.1.1. Cultura

A cultura é o principal determinante do comportamento e dos desejos da pessoa. À medida que cresce, a criança adquire certos valores, percepções, preferências e comportamentos de sua família e de outras instituições.

3.1.2. Subcultura

Cada cultura é constituída por subculturas, que fornecem identificação e socialização mais específicas para seus membros. Pode-se classificar subculturas a partir de nacionalidade, religião, grupos raciais e regiõesgeográficas. Muitas subculturas criam importantes segmentos de mercado, e os profissionais de marketing geralmente elaboram programas de marketing e produtos sob medida para suas necessidades.

3.1.2. Classe social

Praticamente todas as sociedades humanas possuem estratificação social. A estratificação algumas vezes toma a forma de um sistema de castas, em que os membros de diferentes castas são criados de acordo com certas regras específicas e não podem mudar de casta. Elas são divisões relativamente homogêneas e duradouras de uma sociedade. Também são hierarquicamente ordenadas e seus integrantes possuem valores, interesses e comportamentos similares.

As classes sociais têm preferências nítidas por produtos e marcas em diversas áreas, incluindo roupas, móveis e eletrodomésticos, atividades de lazer e automóveis. Há diferenças também na preferência por meios de comunicação, onde a classe mais alta dá preferência para livros e revistas e as classes mais baixas pela televisão. O anunciante deve usar textos e diálogos que se ajustem bem à classe social que se quer alcançar.

3.2. Fatores Pessoais

Dentre os fatores externos que influenciam o comportamento do consumidor temos os fatores pessoais. As variáveis demográficas como o sexo, idade, a profissão e ocupação, as condições econômicas e o estilo de vida.

3.2.1. Idade e estágio no ciclo de vida

O consumo de produtos e serviços também depende da posição no ciclo de vida na qual o consumidor se encontra. Segundo a literatura do Marketing que define vários estágios no ciclo vida, estes tem forte influênciasobre o consumo.

Ao longo da vida adulta existem três grandes estágios: jovem, meia-idade, idoso. Estes estágios apresentam variações e acarretam mudanças no consumo.

Estágios de Vida:

• Jovem Meia-Idade Idoso

• Solteiro/a Solteiro/a Solteiro/a

• Recém-casado/a Ninho II Ninho Vazio II

• Ninho I Mãe ou pai solteiros II

• Mãe ou pai solteiro Ninho Vazio

Fonte: GADE, Christiane, pág. 169.

A posição no ciclo de vida nos mostra os produtos que devem ser necessários para os vários momentos da vida. Os profissionais de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com