TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Do Consumidor

Monografias: Comportamento Do Consumidor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

É possível observar durante o desenvolvimento do artigo, as autoras definiram como fatores que levam o consumidor a decidir pela compra são: motivação, personalidade e percepção dos consumidores. Também não esquecendo de destacar algumas variáveis como: a classe social, as variáveis sociais e as variáveis culturais. Tais variáveis classificam o consumidor na sociedade.

Foram representadas também as etapas pelas quais o consumidor vai passar até finalizar o ato da compra e qual vai ser o grau de satisfação com o produto adquirido. Tendo demonstrado assim quais os tipos de consumidores e suas reações no mercado consumidor.

Em tempos que as pessoas consomem demasiadamente torna-se necessário o estudo do consumidor, por parte das empresas. Pois mesmo com o consumo excessivo o produto não deixa de ser analisado pelos clientes, tanto antes como depois da compra. Segundo Karsaklian (2000), percebe-se, porém que formalmente ou não a preocupação com o consumo, o reconhecimento e o fato de haver em cada um de nós um consumidor tem gerado polêmica com relação a como lidar com os seus comportamentos.

“Ser consumidor é ser humano. Ser consumidor é alimentar-se, vestir-se, diverti-se...

é viver” (KARSAKLIAN, 2000, p.11).

Já colocando sobre outras visões, Cobra (1997) destaca que “cada consumidor reage de formas diferentes a estímulos iguais, e isso ocorre porque cada um possui uma ‘caixa preta’ diferente” (p. 59). Seguindo este pensamento, se os consumidores/as pessoas são diferentes e necessitam se vestir, se alimentar e até mesmo se divertirem, são suas diferenças que vão determinar seus hábitos de compra.

“O campo do comportamento do consumidor surgiu logo em seus primórdios, como

um campo de estudo, nas décadas de 60, mais precisamente em 1968, através da

influência de escritores como Engel, Blackweel e Miniard (2000, apud BLACKW, KATONA, FERBERA, HOWARD e ENGEL), que visavam identificar as variáveis que

rodeiam o consumidor.”

Aprofundando mais o assunto e diferenciando-os por tópicos, Kother e Armstrong (1993) destacam os inúmeros fatores, já citados anteriormente, como motivação, personalidade e percepção. A partir dessas influências os consumidores aprendem a distinguir as escolhas que vão fazer durante as suas tomadas de decisões.

Porém para Castro (2004), os fatores situacionais também detém um grande poder durante o processo de escolha. Em síntese, para ele um ambiente agradável e confortável em alguns casos pode sim determinar uma compra. Outro fator que para o autor influencia na decisão é a comunicação. Pois o estudo de diferentes mídias por parte das empresas, com estratégias direcionadas, levam à um efeito significativo.

Os consumidores ainda são influenciados por outros tipos de variáveis muito importantes: Classe social, variáveis sociais, variáveis econômicas e variáveis culturais.

Tipo da Classe/ Percentual %/ Características:

Alta – alta Menos de 1%

• Representada pela Elite Social.

• Consumo de joias, antiquários, lazer.

• Doa grandes somas para caridades.

• Organiza bailes de debutantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com