TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Do Consumidor De Turismo

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Do Consumidor De Turismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 3

Comportamento do consumidor de Turismo

Para compreender o comportamento do consumidor de Turismo, é necessário que se conheçao comportamento do consumidor em geral.No estudo do comportamento do consumidor observa-se o que compram, porque compram, onde compram, com qual frequência compram e com que frequência usa o que compram. No processo de decisão do consumidor, os fatores motivadores são fundamentais pra essa decisão.

O entendimento do comportamento do consumidor de turismo mostra se como valiosa ferramenta para direcionar o produto turístico, e saber como e quando eles tomam suas decisões.

Foram percebidasmudanças no perfil do consumidor de turismo, geradas a parti desse novo mercado, nova economia e tecnologias que poderão apontar novas tendências, características e oportunidades. Compreendendo o comportamento, as empresas turísticas podem melhorarseu atendimento, produto ou serviço, alcançando assim os resultados almejados.

Segundo Mário Beni, em seu livro "Análise Estrutural do Turismo", o processo de decisão de compra é a decisão de gastar para obter uma satisfação material ou imaterial. Na compra de um produto, o consumidor espera uma satisfação tangível ou intangível; na compra de um serviço turístico, a satisfação é mais difícil de medir; o turista está comprando uma ilusão, uma expectativa, adquire uma experiência desde que sai de sua casa até regressar a ela; por isso sua tomada de decisão é tomada com alguma cautela e renúncia.

A determinação de compra pode ser de costume ou uma escolha. O consumidor precisa se atentar com vários itens antes de decidir por uma viagem, como a segurança de sua casa, para onde ir, o que fazer, como obter, quanto tempo demorar, quanto deve gastar e se vai ganhar algo com a viagem.

O produto turístico é colocado como supérfluo na escala de necessidades do individuo, assim como na definição de Maslow em sua pirâmide de necessidades, conceito vindo da teoria da administração, já que o consumidor de turismo é também consumidor de outros bens e serviços. O produto turístico apenas será consumido depois da satisfação das necessidades primeiras, tais como vestir-se e alimentar-se.

Em relação ao consumo de turismo, a escolha de um lugar em detrimento a outro, geralmente se dá em função do status proporcionado e∕ou do modismo que envolve o local. Igualmente, existem turistas que experimentam o lugar, sua cultura, tendo assim interesses característicos.

As destinações turísticas também podem ser consumidas levando-se em consideração a padronização do local e do tipo de serviço oferecido, exercendo grande poder de atratividade, levando a esse local um maior número de pessoas, um fluxo intenso, definido por turismo de massa.

Existe um perfil tradicional de turistas, que com o passar do tempo e das diversas adaptações ocorridas, levando-se em consideração principalmente às inovações científicas e tecnológicas, darão origem a novos perfis de turistas, como também a uma maior segmentação de mercados e de destinos turísticos. O referido autor afirma que os aspectos que motivavam a viagem mudaram. Um exemplo é o destino de sol e praia, considerado dentro das opções de motivação tradicional, que agora passa a ser substituído por diversos outros tipos de destinos, com características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com