TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Composição do marketing

Resenha: Composição do marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Resenha  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

Marketing

O Marketing pode ser definido como técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, ou segundo os autores Churchill (2008, p.04) o Marketing “ é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais” resumindo, o marketing é usado para desenvolver trocas que visam ou não lucros.

A área de atuação em marketing é muito ampla, com conceitos específicos direcionados para cada atividade relacionada, por exemplo, o marketing cultural, o marketing político, o marketing de relacionamento, o marketing social, entre outros. Há também a administração de marketing, como lembra Churchill (2008) é o processo de estabelecer metas de marketing para uma organização e planejar, implementar e controlar as estratégias para alcançá-las.

O trabalho do profissional de marketing não se resume em apenas vender, pois sua atividade começa muito antes da fabricação do produto e vai além da sua venda. Ele é um investigador do mercado, psicólogo, sociólogo, economista, comunicador, advogado, reunidos em uma só pessoa.

Segundo Philip Kotler, marketing é também um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros.

Composto de Marketing

São quatro elementos básicos que compõe qualquer estratégia de marketing: Produto, preço, praça e promoção. O conceito de composto subentende uma interligação entre os quatro itens, os quais não se concebem de forma independente, e são definições fundamentais que as empresas utilizam para atingir um público-alvo.

Produto

Conforme Kotler (2008) o produto refere-se a qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado, por uma organização ou por um individuo, para satisfazer uma vontade ou necessidade. Além de ser a base para qualquer negócio. Inclui, naturalmente, bens físicos e serviços, mas refere-se, também a uma serie de ofertas organizacionais adicionais sendo “vendidas”, incluindo eventos, pessoas, lugares, a organização em si, informações e idéias.

Alguns aspectos podem ou não afetar o comportamento do consumidor na hora da compra. De acordo com Churchill o que pode influenciar no processo de compra do consumidor é a aparência física do produto, alem da embalagem e do rotulo, pois uma embalagem ou rótulo atraente podem introduzir o produto no conjunto considerado do consumidor.

Há três níveis de produtos: o produto central constitui-se das necessidades principais que serão satisfeitas, desejos que serão realizados e problemas que serão resolvidos, através do consumo desse produto. O produto real inclui aspectos como qualidade de produto, características, embalagem, estilo e design. E o produto ampliado inclui características e serviços que acrescentam valor à transação, além de expectativas do cliente. (KOTLER, Philip. Marketing no setor público, 2008, p.64)

Kotler e Armstrong sugerem oito estágios principais para o desenvolvimento do produto e são eles: 1.Geração de ideais 2.Seleção de idéia 3.Desenvolvimento e teste do conceito 4.Estratégia de marketing 5.Análise de Negócio 6. Desenvolvimento do produto 7. Teste de mercado 8. Comercialização.

Preço

De acordo com Kotler (2008, p.85) o preço é uma das ferramentas-chave do marketing, utilizada por uma organização para atingir objetivos no campo mercadológico. É uma ferramenta poderosa; em geral, o mais importante fator que influencia a decisão de um comprador.

“A estratégia de preços influencia o comportamento de compra quando o consumidor está avaliando alternativas e chegando a uma decisão [...] para consumidores que tomam decisões rotineiras ou limitadas, o preço será especialmente importante caso seja um dos atributos do produto que entra na avaliação [...] para a tomada de decisão extensiva, é mais provável, que os consumidores considerem o preço como apenas um dos muitos atributos relevantes e, para produtos de luxo, um preço mais alto pode não impedir a compra. O preço também entra na estimativa de valor dos consumidores após a compra.” (CHURCHILL, Gilberto A. Marketing: criando valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com