TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computação em nuvem

Por:   •  7/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 7

(1) QUESTÕES E ESTRATÉGIAS DE PESQUISA

A computação em nuvem é uma tecnologia que permite ao usuário o acesso remoto a programas (softwares), arquivos (documentos, músicas, jogos, vídeos, fotos) e serviços por meio da internet. Os usuários por meio desta tecnologia podem acessar a sua conta de e-mail, por exemplo, em qualquer ambiente de forma fácil e rápida, podendo acessar o seu armazenamento de dados em qualquer lugar por meio de um computador.

(2) CONCEITOS RELEVANTES

Computação em Nuvem: “[...] pode ser definida, de forma simplificada, como um paradigma de infraestrutura que permite o estabelecimento do SaaS (software como serviço), sendo um grande conjunto de serviços baseados na web com o objetivo de fornecer funcionalidades, que até então, necessitavam de grandes investimentos em hardware e software, e que funciona através de um modelo de pagamento pelo uso (BORGES et al, 2011, p.3) “.

“[...] A Computação em Nuvem no Brasil refere-se à ideia de utilizar em qualquer lugar e independentemente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da Internet com a mesma facilidade de tê-la instaladas em computadores próprios fixos. E o principal objetivo desse modo de comunicação é utilizar as aplicações sem ter acesso a uma Rede Física. Isto é, com a Cloud Computing, muitos aplicativos assim como arquivos e outros dados relacionados não precisam mais estar instalados ou armazenados numa máquina (ALMEIDA et al, 2010, p.1) “.

Nuvem: “[...] uma nuvem é um tipo de sistema paralelo e distribuído que consiste de uma coleção de computadores virtualizados e interconectados que são provisionados de forma dinâmica e apresentados como um ou mais recursos computacionais unificados. Estes recursos são disponibilizados e controlados através de acordos relacionados aos serviços que são estabelecidos entre um prestador e um consumidor sendo definidos a partir de negociações entre as partes (BORGES et al, 2011, p.4) ”.

Nuvem Privada: “Neste modelo a infraestrutura da nuvem é proprietária ou alugada por uma única organização sendo exclusivamente operada pela mesma. Pode ser local ou remota e são empregadas políticas de acesso aos serviços (BORGES et al, 2011, p.10) “.

Nuvem Pública: “Em uma nuvem pública, a infraestrutura pertence a uma organização que vende serviços para o público em geral e pode ser acessada por qualquer usuário que conheça a localização do serviço, não sendo admitidas técnicas de restrição de acesso ou autenticação (BORGES et al, 2011, p.11) “.

Nuvem Comunidade: “A infraestrutura deste modelo de nuvem é compartilhada por diversas organizações que normalmente possuem interesses comuns, como requisitos de segurança, políticas, aspectos de flexibilidade e/ou compatibilidade (BORGES et al, 2011, p.12) “.

Nuvem Híbrida: “[...] a infraestrutura geral desta nuvem é composta por pelo menos duas nuvens, que preservam as características originais do seu modelo, porém estão interligadas por uma tecnologia que possibilite a portabilidade de informações e de aplicações (BORGES et al, 2011, p.13) “.

(3) CONCLUSÕES SOBRE O TEMA

Ao utilizar a computação em nuvem, que segundo Borges (2011) são grandes repositórios de recursos virtualizados, a empresa facilita muito o seu dia-a-dia, e essa tecnologia está mais próxima do que se pode imaginar. Quando se paga contas online ou salvar uma foto na internet, o usuário está fazendo uso na nuvem. Essa tecnologia traz a possibilidade de acesso a arquivos e programas que não estão necessariamente diretamente ligadas ou conectadas ao computador, e para tanto, é necessário somente ter uma conexão à uma rede de Internet.

A utilização da nuvem traz uma melhora notável na economia de uma empresa. Por exemplo, economiza-se na aquisição de helpdesks e servidores, além de economizar no tempo que não será mais gasto para alcançar qualquer informação. Isso se dá pela possibilidade de acessar dados a partir de qualquer lugar ou dispositivo. O Cloud Computing também proporciona grande flexibilidade e agilidade, tornando fácil a alteração da infraestrutura. Essa tecnologia está também aliada à sustentabilidade, pois já que os serviços são virtualizados, isso poupa espaço, energia, refrigeração e dióxido de carbono, pois o compartilhamento de documentos por exemplo, reduz custos com impressões, tendo em vista que muitos desses arquivos podem ser acessados virtualmente (ARAUJO; CAVALCANTE, 2015).

A equipe de TI também terá uma carga menor para infraestrutura, ampliando assim, o seu potencial para soluções inovadoras para a empresa, focando em estratégias de crescimento e inovação, ao invés de criar atualizações para as aplicações tradicionais (BORGES, 2011).

(4) EMPRESA QUE COMERCIALIZA O PRODUTO/SERVIÇO

Microsoft Azure: Conforme a Microsoft Azure, os serviços oferecidos de nuvem integrados são diversos, dentre os quais pode-se destacar: análise, computação, banco de dados, serviços móveis, rede, armazenamento e Web. O objetivo desses serviços são disponibilizar maior agilidade nos negócios, o alcance de melhores resultados e, contudo, uma economia relevante.

“Use uma plataforma de serviço de nuvem aberta e flexível”; este serviço é oferecido para desenvolver desde pequenos projetos em teste, até lançamentos globais de produtos. O projeto do Microsoft Azure é preparado para lidar com qualquer carga de trabalho. Mais de 66% das empresas da Fortune 500 utilizam e confiam no Azure, que oferece SLAs de nível empresarial para os serviços, suporte técnico 24/7 e monitoramento de integridade do serviço 24 horas.

“Estenda sua TI existente”; alguns provedores de nuvem são limitados nos serviços que oferecem, os quais exigem que você escolha entre o data center e a nuvem. No caso do Microsoft Azure, o serviço é diferenciado, uma vez que se integra facilmente com seu ambiente de TI existente, através da maior rede de conexões seguras e privadas, soluções hibridas de armazenamento e de banco de dado, além de recursos de residência e criptografia de dados, para que seus ativos permaneçam onde você queira. Com o Azure Stack, é possível trazer o modelo de desenvolvimento e implantação de aplicativo do Azure para seu datacenter. A nuvem hibrida do Azure oferece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com