TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação integrada de marketing

Por:   •  4/12/2015  •  Artigo  •  6.336 Palavras (26 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 26

 COMUNICAÇÃO EM MARKETING

Elizangela Oliveira nascimento[1]

Fabiana Maria Parreiras[2]

Valdete Borges de Miranda[3]

Alcides dos Santos [4]

Maria Eugênia M. Castanheira [5]

RESUMO

Este artigo tem a finalidade de apresentar as ferramentas que compõem a Comunicação Integrada de Marketing (CIM), propondo de maneira substancial a aplicação das ferramentas que melhor se adequam ao perfil da organização. Desta forma foi realizada uma abordagem conceitual a respeito da Comunicação Integrada de Marketing (CIM): Promoção de Vendas, Marketing Direto, Venda Pessoal, Propaganda, Relações Públicas e Mídias Sociais. Nessa relação, foi exposto o conceito de cada uma dessas ferramentas, bem como a maneira de como deverão ser empregadas. Para desenvolver esse artigo, a metodologia utilizada nessa pesquisa foi do tipo aplicada, sendo feita por meio de entrevistas pessoais com a gestora da organização do Centro de Estética Marylane Ribeiro, diálogos com alguns clientes e técnicas padronizadas para a coleta de dados in loco. A partir dos resultados, elaborou-se uma análise dos ambientes interno e externo, com o intuito de auxiliar a empresa na tomada de decisão quanto à aplicação de algumas ferramentas do CIM. Dessa forma, espera-se que esse artigo auxilie a empresa a uma melhor comunicação com seus clientes através de práticas e ações que irão possibilitar excelentes resultados.

Palavras-chave: Comunicação Integrada de Marketing. Ferramentas de Comunicação. Ambientes Organizacional.

INTRODUÇÃO

O mercado de estética vem se apresentando cada vez mais aquecido e promissor na última década. Um dos motivos é o grande destaque que os assuntos relacionados à saúde e ao bem-estar ganharam nos últimos anos. As pessoas têm cada vez mais preocupação com o bem-estar, por isso procuram muito mais do que antes, os cuidados com a estética e sua saúde.

Em Minas Gerais, a expectativa é que o setor acompanhe o crescimento do Brasil, chegando a 70%, segundo o Sindicato dos Esteticistas do Estado de Minas Gerais (SINDES-MG), se mantendo como o terceiro maior mercado do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Com grandes oportunidades no mercado, a competitividade também aumenta e as organizações são forçadas a desenvolver e adaptar o seu ambiente coorporativo, antecipando-se a possíveis mudanças que possam contribuir para sua permanência ou não no mercado, podendo notar esse fato com a chegada das constantes inovações do mundo tecnológico. Isso leva as organizações a reverem seus modelos de gestão, renovar conceitos, práticas e principalmente agregar técnicas de comunicação integrada com seus clientes.

Segundo Kotler (2009), a CIM leva a uma estratégia completa de comunicação de marketing que visa construir fortes relacionamentos com o cliente ao mostrar como a empresa e seus produtos podem ajudar os clientes a solucionar seus problemas.

É importante destacar que muitas empresas que atuam nesse segmento são micro e pequenas empresas (MPEs) que não utilizam programas de comunicação coordenados e integrados para gerir seus negócios não dando devida atenção ao assunto.

Contudo, o marketing, bem como o emprego de ferramentas de comunicação, nunca foram atividades fora do alcance das pequenas empresas. Assim, são várias as alternativas que possibilitam as empresas mostrarem que possuem potencial.

Os planejamentos de comunicação e marketing são ferramentas indispensáveis para diminuir a margem de erros das empresas, além de ser um método administrativo que permite estabelecer orientações amplas de atuação com objetivos definidos.

Ações simples de marketing e comunicação com seus clientes são acessíveis independente do porte da empresa, que quando bem planejadas trazem excelentes resultados.

Para Kotler (2009), a era digital gerou uma série de novas ferramentas de informação e comunicação. As novas tecnologias proporcionam as empresas novas e empolgantes ferramentas de mídia para a interação com os consumidores-alvo.

O marketing direto e a comunicação pela internet, por exemplo, formam um cenário amplo e complexo mostrando que é viável planejar e executar grandes trabalhos com poucos recursos. Outras ferramentas que permitem a acessibilidade da comunicação para cliente de empresas de pequeno porte é a equipe de vendas menor e a promoção de vendas que incentivam aos clientes a aderirem produtos ou serviços em curto prazo.

Neste contexto, a elaboração do presente artigo tem o intuito de descrever algumas ferramentas promocionais e seus respectivos resultados em meio a sua aplicação no Centro de Estética Marylane Ribeiro.

A empresa em estudo é gerida pela empresaria e proprietária, que em seu ambiente familiar viu a oportunidade de conciliar sua família a sua profissão, abrindo no ano de 2000 o Centro de Estética em Contagem/MG, onde oferece a seus clientes serviços de estética corporal e facial com o objetivo de lhes proporcionar melhor qualidade de vida e satisfação pessoal. Pode-se observar que a presente empresa utiliza as redes sociais como forma de contato com seus clientes de maneira simples, mas a mesma tem o intuito de aplicar técnicas eficazes, porém não sabe como.

Baseado na problematização apresentada desenvolveu-se o estudo em questão no qual gerou a seguinte pergunta: Quais serão os possíveis resultados obtidos através da utilização das ferramentas de Comunicação Integrada de Marketing na organização Centro de Estética Marylane Ribeiro.

Diante dessa questão o objetivo proposto foi apresentar as ferramentas de Comunicação Integrada de Marketing que possibilitará a empresa perenidade, comunicação eficiente com seus clientes e o alcance do público alvo. Para a atingir este objetivo, fez-se necessário realizar alguns objetivos específicos:

  • Identificação dos tipos de serviços prestados pelo Centro de estética Marylane Ribeiro;
  • Análise dos ambientes interno e externo da organização;
  • Plano de ação para auxiliar a empresa na implantação das ferramentas de Comunicação Integrada de Marketing que melhor se encaixa ao contexto da organização;
  • Avaliações dos possíveis resultados que serão obtidos através da implantação das ferramentas de Comunicação Integrada de Marketing.

A justificativa para a escolha do tema teve como embasamento a possibilidade de, através deste estudo, propiciar aos alunos a oportunidade de expor com clareza e objetividade, os conhecimentos adquiridos no curso.

Diante disso, entende-se que a competitividade no mercado de trabalho requer maior preparo dos profissionais que terão que demonstrar as suas competências e habilidades e que o ambiente acadêmico é uma base para geração de uma carreira sólida.

As implantações de algumas ferramentas descritas no decorrer do trabalho podem auxiliar a empresa a se comunicar melhor interna e externamente com seus clientes de forma eficaz, e consequentemente satisfazer e superar as expectativas quanto aos serviços prestados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)   pdf (272.6 Kb)   docx (72 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com