TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Identidade

Por:   •  29/4/2016  •  Dissertação  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Identidade

Um dos temas centras na análise do comportamento dos jovens é o processo de construção da identidade.

A palavra identidade significa igualdade e continuidade. Está associada à idéia de “unidade em meio à diversidade” Seu significado expressa aquilo que tem existência distinta e independente. Assim, identidade refere-se ao conjunto de caracteristicas próprias e exclusivas de uma pessoa, como nome, idade, profissão, sexo, etc. Construir a identidade é responder à pergunta “quem sou eu”.

As teorias sobre identidade assumem duas formas: a psicológica e a sociológica. Na psicologia, o conceito surge com Freud, que considera a identidade relacionada à capacidade da mente de permanecer a mesma em meio à mudanças constantes. Outros conceitos da psicologia são personalidade(conjunto de caracteristicas que refletem a reposta da pessoa ao ambiente), o autoconceito(conjunto de pensamentos e sentimentos que uma pessoa desenvolve a respeito de si mesma) e subjetividade(significa a objetividade internalizada, ou seja, o nosso mundo interior).

Na sociologia há dois tipos de identidade: a pessoal e a social/cultural. A identidade pessoal é como a pessoa de autodefine. A identidade social/cultural refere-se ao conjunto de caracterisitcas atribuidas a um individuo pelas outras pessoas.

Segundo a teoria do interacionismo simbólico, as pessoas constroem sua identidade a partir da cultura e que vivem e das interações sociais que desenvolvem. É na interação com os outros e o mundo à sua volta que cada pessoa cria e recria sua identidade ou subjetividade. Porém, mesmo que as pessoas moldem seus comportamentos e sentimentos por influencia de fatores culturais e sociais, elas conservam sua capacidade de pensar, sentir e agir com independencia, resguardando sua individualidade.

As identidades multiplas e o consumo simbolico

A diversidade cultural, que chega por meio da midia, oferece um panorama variado de comportamentos, linguagens e formas de socialização, que são utilizados pelos jovens como referências identitarias. Assim, uma pessoa não tem apenas uma identidade, mas multiplas, as quais são construidas com base nas suas interações sociais e nas imagens que capta por meio da propaganda e da midia.

Hoje somos todos “sujeitos pós-modernos”, sem uma identidade essencial ou permanente. Assumimos identidades diferentes em diferentes momentos, identidades que não são unificadas em redor de um “eu” coerente.

As pessoas tem mais de uma identidade: o eu real(como a pessoa se vê); o eu ideal(como gostaria de ser); o eu social(como acha que os outros a veêm); o eu social ideal(como gostaria que os outros a vissem) e o eu estendido(conjunto de objetos, atividades etc utilizados pelas pessoas para se autodefinirem). Conclui-se, então, que as pessoas consomem produtos e serviços para construir sua identidade e expressar sua auto-imagem, ou seja, o produto torna-se simbolo com significados compartilhados.

TOPICOS SLIDES

Conceito de Identidade

  • identidade refere-se ao conjunto de caracteristicas próprias e exclusivas de uma pessoa

teorias sobre identidade

  • psicologica
  •            personalidade, o autoconceito e subjetividade
  • sociologica
  •             pessoal e a social/cultural

interacionismo simbólico

  • as pessoas constroem sua identidade a partir da cultura e que vivem e das interações sociais que desenvolvem

As identidades multiplas e o consumo simbolico

diversidade cultural

  • referência para jovens
  • multiplas identidades
  • o eu real, o eu ideal, o eu social, o eu social ideal e o eu estendido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com