TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE IDENTIDADE E A FRUSTRAÇÃO NA PROFISSÃO DO PROFESSOR

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LETRAS

EDNA MARIA DE PAULA PARUSSOLI

CONCEITO DE IDENTIDADE E A FRUSTRAÇÃO NA PROFISSÃO DO PROFESSOR

[pic 3]

Manhuaçu

2015

EDNA MARIA DE PAULA PARUSSOLI

CONCEITO DE IDENTIDADE E A FRUSTRAÇÃO NA PROFISSÃO DO PROFESSOR

Trabalho apresentado ao Curso Letras  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura; Literaturas de Língua Portuguesa; Estruturalismo e Sociolinguística; Seminário da Prática IV; Estágio Curricular Obrigatório I.

Prof. Andressa Aparecida Lopes, Rosemari Bendlin Calzavara, Anderson Teixeira Rolim, Celso Leopoldo Pagnan, Juliana Fogaça Sanches Simm, Ednéia de Cássia Santos Pinho, Antonio Lemes Guerra Junior.

Manhuaçu

2015


  1. INTRODUÇÃO

A identidade é o que nos difere um dos outros, sendo um conjunto de características que formam nossa personalidade, tornando o indivíduo um ser único.

A construção da identidade acontece no nascimento do indivíduo, com o tempo ela se constrói através do pensar e raciocinar, à frente a construção da identidade, deu inicio ao sujeito voltado para o convívio social, que constitui-se do sujeito capaz de transformar o meio em que vive, através dos acontecimentos, envolvendo a visão da formação da identidade. É visto ela se constrói com o tempo, não é um processo natural, mas é provocada pelo ambiente em que cresce e se desenvolve, com os contatos físicos, os símbolos, o conteúdo à sua volta, tudo isso se torna responsável pela identidade existente no indivíduo, assim como os acontecimentos históricos ao longo do tempo. Neste pensamento, percebe-se que a identidade não é processo terminado, ela se forma a cada momento, e o que há de existente no homem é o processo de desenvolvimento da identidade pela identificação.

Ao longo deste processo, a identidade foi se desenvolvendo conforme a disciplina aplicada, o agir de forma conveniente e de acordo com as regras da sociedade. Este processo garante que o indivíduo possa conviver de forma organizada, podendo assim atentar-se aos sentimentos e desejos humanos, sem interferir de forma negativa na realidade do outro.


  1. DESENVOLVIMENTO

Dentro da concepção da identidade, formamos o pensamento a respeito do professor, o mesmo que foi visto por muitos anos o centro da sociedade. A ele era dada a formação do indivíduo, com  adaptações a todo momento de sua profissão como, pai, mãe, psicólogo, médico e amigo. Tendo conhecimentos específicos da sua profissão e outros, para que pudesse compreender e ajudar os alunos, de maneira a assumir formas para que o processo pudesse ser conduzido.

A imagem idealizada do professor vista pelo aluno, pode-se referir como imagem positiva, e muito presente a imagem de professor herói, tendo sobre sua atitude consequências como a transformação do mundo, passando por caminhos difíceis para se chegar ao objetivo, caminhos que por vezes se fala da vida social do indivíduo, da realidade em que consiste, cheia de violência, problemas familiares, entre outras situações que podem ser vistas como obstáculos, e cabe ao professor ultrapassar esses obstáculos para se alcançar o ensinamento do aluno.

Outro ponto que o professor tem que ultrapassar, são osobstáculos trazidos pelas condições de trabalho, salas cheias, materiais precários e escassos, remuneração baixa, desrespeito por parte da sociedade, problemas trazidos de casa, e o desânimo da carreira, tendo que abrir mão de certos desejos para poder atuar. Essa visão idealizada de herói se dá mais ainda pela sua disposição de continur mesmo com tantos obstáculos, mesmo muitas das vezes ultrapassando horas de trabalho, com o peso de cobrança nas costas, decide continuar a ensinar mesmo com os vários pontos negativos.

Outra imagem idealizada do professor, encontra-se na condição de professor vocacionado, este tem mais que os conhecimentos específicos, tem também a vocação, o dom, o talento, gosta do que faz e sente alegria, ao exercer sua profissão. O professor vocacionado é aquele que tenta salvar os seus alunos da falta de conhecimento e ensina com a intenção de ajudar o próximo.

O professor ator, é aquele que precisa desempenhar vários papéis para que possa levar o ensino ao aluno, ajudando-o em vários critérios de forma que por vezes precisa ser pai, dar conselho e o corrigir, ser amigo, ser médico e psicólogo, ser o que o aluno necessita no momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com