TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de marketing

Artigo: Conceito de marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Artigo  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de marketing

O marketing se desenvolve através da criação de necessidades voltada a seus produtos, com o objetivo de atrair seus clientes e manter eles fiéis a sua marca podendo então aumentar suas vendas e suas receitas pois toda empresa visa o lucro para obter crescimento.Para Carvalho (1999),marketing é a arte de criar e distribuir um produto e serviço de forma econômica e rentável para atender plenamente as necessidades e os desejos do consumidor.

Para Etzel ( 2001),enfatiza a orientação ao cliente e a coordenação das atividades de marketing para se alcançar os objetivos de desempenho da organização, a razão fundamental é a conquista dos objetivos para o conceito do marketing. O conceito do marketing é baseado em três crenças:

-Todo planejamento e as operações devem ser orientados para o cliente.Isto é,todos os departamentos e funcionários devem estar empenhados em contribuir para a satisfação das necessidades dos clientes.

-Todas as atividades de marketing em uma organização devem ser coordenadas.Isso significa que os esforços de marketing devem ser projetados e combinados de forma consistente e coerente e que um executivo deve ter total autoridade e responsabilidade para o conjunto completo das atividades de marketing.

-Marketing coordenado e orientado ao cliente é essencial para se atingir os objetivos de desempenho da organização.O objetivo principal para uma empresa é alcançar um volume de vendas lucrativos. A base do marketing é a troca na qual uma parte fornece a outra algo de valor em troca.

Para Pizzinato (2005), marketing é uma área da administração que gerencia as relações e trocas entre as organizações e o mercado que está inserida.

No marketing podemos estabelecer uma distinção entre definições sociais e gerencial.Para Kotler ( 2000 ), uma definição social mostra o papel desempenhado pelo marketing na sociedade.O papel do marketing é proporcionar um padrão de vida superior.Marketing gerencial é a arte e a ciência da escolha de mercados alvos e da captação,manutenção e fidelização de clientes por meio de criação,da entrega e da comunicação de um valor superior ao cliente. Ainda Kotler ( 2000), há três estágios pelos quais as atividades de marketing pode passar:

-Marketing empreendedor: a maioria das empresas é fundada por indivíduos perspicazes, eles percebem uma oportunidade e saem batendo de porta em porta a fim de chamar a atenção do produto.

-Marketing profissionalizado: quando as pequenas empresas alcançam o sucesso, elas inevitavelmente passam a adotar procedimentos de marketing mais profissionais.

-Marketing burocrático: muitas grandes empresas mergulham de cabeça no marketing profissionalizado, mas é preciso ter um contato maior com o seu consumidor, assim pode visualizar novos meios de agregar valor a vida dos clientes.

A visão do marketing é estimular a demanda de produtos de uma empresa, através das técnicas dos seus profissionais, com isso conseguem alcançar os objetivos da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com