TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de marketing

Tese: Conceitos de marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Tese  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

• Fundamentação Teórica

• Conceitos de Marketing

Na busca por um conceito definitivo para marketing podes observar que não há uma unanimidade entre as respostas encontradas. Podemos ver no dicionário Michaelis que marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor. Outro conceito que encontramos em uma busca rápida é o de que marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. Temos também um conceito encontrado que diz que marketing é um processo que objetiva a construção de relações duradouras. Temos também Peter Drucker dizendo que Marketing é função única da empresa moderna, e que tem por objetivo conquistar e preservar clientes. Outro autor define MARKETING como um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. (KOTLER, 1998).

Diversos autores e diversos meios de comunicação definem marketing de uma forma diferente uma da outra, mas que se analisarmos, querem dizer a mesma coisa, é um processo social e gerencial onde indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros, pois não há uma única verdade sobre o que é marketing, cada autor descreve da sua forma. Mesmo com essa quantidade de definições, há uma concordância no que diz respeito ao objetivo do marketing que é conhecer seu cliente tão bem que o produto ou serviço seja adequado a ele e se venda sozinho.

• Teoria dos P’s

Foi criada na década de 50, a Teoria dos 4 P's, variáveis onde se pode administrar o composto de uma empresa. As variáveis são:

1. Produto: segundo Tulesk “é qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça necessidades e desejos de um mercado.”

2. Preço: segundo Tulesk “é o volume de dinheiro cobrado por um produto e/ou serviço.”

3. Praça: segundo Tulesk “é conhecido como ponto-de-venda ou canal de distribuição e pode ser descrito como sendo uma rede organizada de órgãos e instituições executam todas as funções necessárias para ligar os fabricantes aos usuários-finais a fim de realizar a tarefa de marketing.”

4. Promoção: divide-se em vários meios para atingir os clientes e que eles conheçam e tenham interesse de comprar o produto.

Análise dos P’s na Vinci Hair

Produto

A empresa Vinci hair tem como principais produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com