TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceituar Marketing

Pesquisas Acadêmicas: Conceituar Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

Objetivos da disciplina: Conceituar Marketing, Conceituar Marketing no setor público, Definição tradicional de marketing; Trabalhar com o aluno o conceito de marketing e como se aplica o conceito em seu cotidiano; Desenvolver em conjunto com os alunos as práticas de marketing em organizações públicas e privadas. Refletir sobre os conceitos centrais de marketing

Teorias: Boone e Kurtz (2009, p. 8); Kotler e keller (2006,p.4); Saldanha (2006)

Metodologia: Reflexão dos conceitos através de uma abordagem generalizada e somente depois direcionar para o contexto específico das organizações públicas.

Conceitos centrais de marketing:

A tríade necessidade, desejos e demandas. pode ser considerada como a plataforma de desenvolvimento das demais atividades de marketing. Após a identificação destes qualquer ação de uma organização pode começar a desenvolver.

A Identificação das necessidades do consumidor pode ser considerada como a base da tríade

O que é uma necessidade.: Necessidades são os requisitos humanos básicos, aquilo que é de fato essencial para os indivíduos ( beber água e matar a sede) ( comer quando se tem fome). Respirar, abrigar, alimentar, vestir, conviver socialmente, educar-se, divertir-se.

A partir das necessidades surgem os desejos: O que cada um quer para atender suas necessidades.os desejos são moldados pela sociedade de cada um

Desejo: é querer um determinado bem ou serviço, cuja escolha por ele é influenciado pelos hábitos da minha família, da região que vivo, da renda.

Metodologia: Reflexão sobre os conceitos centrais de Marketing e seu enquadramento no setor público

ATIVIDADE A1

O MARKETING NÃO TRADICIONAL tem possibilidades de ser aplicado em vários contextos e seus objetivos são múltiplos. Tem características particulares e estabelece focos mais específicos, voltados a propósitos mais delimitados ou únicos.

TIPOS DE MARKETING NÃO TRADICIONAL: Institucional, social, pessoal ou político, turísticos, De causa, De evento.

MARKETING INSTITUCIONAL

Marketing Institucional são tentativas de influenciar outros a aceitar as metas de uma organização a receber seus serviços.

Sou servidora Pública do MINISTÉRIO DA SÁUDE, Organização Pública do Governo Federal. São diversas as políticas e programas de saúde, o setor onde presto serviço chama-se UNASS- Unidade de apoio à saúde do servidor. Várias pequenas ações são implementadas visando à saúde do servidor (Público Interno) tais como: PPA- Preparo Pré Aposentadoria, Capacitação Profissional, Combate ao tabagismo, dentre outras.

Os programas voltados para a população em geral são vários, podemos citar alguns que têm carácter universal, isto é, objetivos de atingir toda a população do Território Brasileiro: Política de saúde do homem, Política de saúde indígena, Política de saúde do jovem, Política de saúde da mulher, Política de saúde do negro, Política de combate á AIDS, Política de combate a GRIPE H1N1, dentre outras, sendo que as ações dessas políticas são voltadas para que outros aceitem as metas da Organização.

MARKETING SOCIAL

Segundo Saldanha (2206, p.121) o principal objetivo do marketing social é a mudança de comportamento da sociedade.

Segundo Kotler (220¨) tanto a Instituição Pública quanto a Instituição governamental praticam o marketing social. A escolha de uma meta ou objetivo é fundamental. E de acordo com os autores s campanhas de marketing social tem o objetivo de mudar valores, cognições e o comportamento das pessoas.

Conforme os autores o marketing social pode se desdobrar em projetos de longo prazo que podem envolver no planejamento de várias pequenas ações e até programas intermediários, necessários para alcançar os objetivos.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE desenvolve programas de “Combate ao tabagismo” para os seus servidores e também voltado para a polução.

A OPAS- Organização Panamericana de Saúde, também elabora campanhas de combate ao tabagismo e campanhas de combate ao vírus da AIDS através de ações externas com distribuição de camisinha e panfletos informativos, controle, encaminhamento, atendimento, cadastramento da população aidética e ainda desenvolve uma ação de distribuição de medicamentos aos cadastrados.

MARKETING PESSOAL E POLÍTICO

Considerado como marketing não tradicional, o marketing pessoal surge com o propósito de fazer com que um determinado mercado alvo volte sua atenção para uma pessoa.

No MINISTÉRIO DA SAÚDE existem várias Secretarias e Departamentos que são ocupados por pessoas que tem um perfil político ou uma trajetória política assim o espaço público e a máquina pública realça a existência dessas pessoas como gerentes de políticas que são trabalhadas por essas pessoas até então visando beneficiar o cidadão.

Eu pessoalmente tenho certeza que o Marketing social também pode ser usado para destruir a vida de pessoas, utilizando ferramentas da administração pública para concretizar as ações.

MARKETING TURISTICO

Segundo Krippendorf (1980) o marketing turístico é a adaptação sistemática e coordenada da política das empresas de turismo, tanto privadas como do Estado; no plano local, regional, nacional e internacional, visando à plena satisfação das necessidades de determinados grupos de consumidores, obtendo com isso, um lucro apropriado.

Para Beni (2003) o marketing turístico é um processo administrativo através do qual as empresas e outras organizações de turismo identificam seus clientes (turistas), reais e potenciais, e com eles se comunicam para conhecerem e influenciarem suas necessidades, desejos e motivações nos planos local, regional, nacional e internacional em que atuam, com o objetivo de formular e adaptar seus produtos para alcançar a satisfação ótima da demanda.

Na Organização Pública MINISTÉRIO DA SAÚDE a promoção dos Estados e Municípios brasileiros é realizada com um planejamento orçamentário advindo de políticas de recolhimento como o CPMF a EC029 que arrecadam de cada operação financeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com