TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concorrência Entre Pizzarias

Exames: Concorrência Entre Pizzarias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE PRESENCIAL - PIZZARIA FIORI & MAMA

No cenário 1, vemos o Sr. Fiori com habilidades em fazer pizzas, e viu nisso uma oportunidade de negócio. Aproveitou a fama que tinha com a vizinhança e resolveu abrir a Pizzaria Mama & Fiori. O público alvo que o Sr. Fiori queria atingir era além da vizinhança e a população em torno de 20 km, já que não haveria nenhum concorrente nesta área.

O ponto positivo neste cenário é do Sr. Fiori ter decidido oferecer seu produto com a mesma qualidade da caseira e um ponto negativo é que ele fixava o preço que queria, sendo que o ideal é cobrar sempre um preço justo.

No cenário 2, vemos que não basta ter um produto de qualidade, pois sempre teremos concorrentes com bons produtos, por isto devemos nos diferenciarmos com algum atrativo que o concorrente ainda não oferece.

Neste cenário podemos observar uma falha do Sr. Fiori em não ter a preocupação com os custos da empresa. Mesmo que naquele momento não haver concorrentes, é necessário que haja o quanto possível a redução de custos, pois quanto menor forem os custos, maior é a margem de lucros.

No cenário 3 o Sr. Fiori teve uma atitude positiva. Diante dos novos concorrentes ele decidiu não abrir mão da qualidade da pizza, investindo em treinamentos para os funcionários bem como reduzindo tempo e custos de produção, onde houve o reconhecimento dos clientes e a volta dos mesmos.

No cenário 4 mostra claramente que os clientes não buscam somente os menor preço, pois a pizza do Sr. Fiori não era a mais barata, mas mesmo assim ele conseguiu aumentar a cada semana a sua clientela, pois além de variar os sabores da pizza, os funcionários foram qualificados, com um ambiente aconchegante onde as pessoas se sentiam bem a vontade.

Observamos que os clientes deste cenário eram os seus antigos clientes que passaram a consumir pizzas no concorrente e que retornaram para o Sr. Fiori, bem como surgiram clientes novos.

Nos diversos cenários, observamos que os clientes eram atraídos pela novidade de uma nova pizzaria e pelos preços baixos, mas viram que pelo custo benefício era melhor consumir pizzas com a qualidade do Sr. Fiori mesmo não sendo a mais barata, pois havia funcionários qualificados e abiente agradável.

Neste novo cenário, vemos que o papel da logística foi fundamental, pois o objetivo da logística é administrar qualquer que seja o negócio de uma forma integrada e estratégica priorizando a organização do estoque, transporte, armazenagem além dos serviços ao cliente. E foi que o Sr. Fiori fez, seguiu as regras fielmente da logística obtendo sucesso no seu negócio, buscando parcerias como, por exemplo, a entrega delivery. Com Isto ele conseguiu o sucesso esperado, pois ele fez com que a equipe de trabalho que estava motivada, fizesse bem feito o que estava planejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com