TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concurso cultural

Por:   •  14/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.252 Palavras (14 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 14

O modelo da empresa de antigamente mudou pois ela agora tem diferentes pontos de contato com suas redes de relacionamento por conta da sustentabilidade. Vc tem que ter práticas coerentes independentes do público com quem se está relacionando. Não se pode ser bonzinho com um e filha da puta com o outro. Vc tem que se portar de maneira coerente e sustentável independente do canal com o qual esteja se comunicando. Antes, empresas eram sacanas com fornecedores, por exemplo, por não afetarem suas vendas. Hoje, esse tipo de pratica não funciona mais.

Agora, fala-se de alinhamento dos diferentes canais de comunicação. Sustentabilidade não é comunicação, é um modelo de gestão; é como vou administrar essa comunicação. Eu tenho que ter a mesma percepção da minha gestão em diferentes públicos e as diferentes ações de comunicação têm que mostrar isso. Há ações que demonstram isso para fora e há outras que o fazem para dentro - isso é comunicação integrada. 

Quando estamos falando de gestão, automaticamente estou falando de planejamento e planejamento estratégico. “O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes.” Como vou atender às minhas necessidades de consumo de agora sem impedir gerações futuras de atender às delas. Isso para uma empresa assemelha-se ao conceito de planejamento estratégico. O raciocínio das 5 forças prega que a partir do momento em que eu penso em transformar minha gestão em sustentável eu vou repensar meus clientes, meus fornecedores; como vou concorrer no mercado. Se eu mudei o modelo de gestão por conta de sustentabilidade, automaticamente estou mudando a gestão de uma empresa. 

  Responsabilidade social empresarial - é a responsabilidade que uma empresa tem de aplicar corretamente o triplo bottom line: os aspectos econômico, ecológico e social. A empresa pode se preocupar com o econômico, social e ambiental mas o grande lance é o equilíbrio entre os 3 dentro do ambiente de cada negócio. Se ela vai desenvolver uma política de sustentabilidade, ela vai pensar como ela pode ter mais grana a partir desse modelo. Se no social ela faz campanhas do tipo “não dirija bêbado”, eu estou fazendo um tipo de ação compatível com uma ação social que me ajuda em um aspecto econômico. Logo, esses aspectos inter-relacionam-se. Exemplo: Campanha contra dengue fará com que menos gente tenha dengue. Por consequência, fará com que tenham menos consultas e é financeiramente bom para ela tb. Eu não posso ser bacana no social e fdp no ambiental. Tem que ser coerente, mesmo que priorize alguma das linhas. Mas sempre o aspecto econômico será priorizado, a não ser em casos de ONGS. 

Sustentabilidade é estratégia; governança é como vai se organizar essa estratégia no dia a dia. Processos que ela cria, indicadores de resultado. O planejamento cria projetos. Por exemplo, campanha para não dirigir e beber. Isso é sustentabilidade. Governança vai fazer com que isso funcione e seja verdade no dia a dia. São necessários um processo de controle de indicadores e um processo de comunicação desses indicadores para a sociedade. A governança é os processos internos que ela precisa criar para administrar esses resultados. O conceito de governança está muito ligado ao de transparência. 

Green Washing - diz que tem a estratégia que é boa pra todos mas não é boa para o social, só se está usando um pouco dessa imagem “esta se lavando um pouco de verde”. Mc Donalds tomou muita porrada na Europa pq disseram que usavam produtos orgânicos para fazer os sandubas. No total representava menos de 0.5%, não era tão verdade assim. Está fazendo green washing. 

Eu preciso de processos para garantir que esse negócio seja verdade e dar transparência a isso - isso é governança.

O que está rolando na Petrobras é uma crise de governança. A empresa durante 15 anos não sabia que estava sumindo esse dinheiro? Eles não respondem isso. Isso é não ser transparente. A governança deles esta precária. Vc não tem transparência, não é confiável. Se não é confiável, o acionista não vai comprar ações daquela empresa. Vc compra uma ação que vale hoje 50 reais esperando que ela vai crescer, e vc baseia esse crescimento com as infos que a empresa informa, a partir do momento que as informações são mentira, vc não acredita mais que as ações vão crescer, entao vc deixa de comprar. 

Governança é construída por 4 princípios básicos:

Transparência - visibildiade ao que faz de certo e errado;

Equidade - senso de equilíbrio. Caracteriza-se pelo tratamento justo de todos os sócios das partes interessadas;

Prestação de contas - os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões. Qual a porrada que a comunicação da petrobras ta tomando? O anúncio era pra ter custado 2 milhões e custou 8. Aí estão criando um índice de accountability entre o valor pago e o valor de mercado;

Responsabilidade Corporativa - gestão preocupada com isso (vc prestar as contas disso e ter a gestão consciente preocupada com isso).

auditoria interna.

Relação com a economia

  1. Entender a mudança do aspecto de economia, o raciocínio que está mudando
  2. Diferenciar as 3 possiblidades que existem:
  1.  1a - economia ambiental: se eu posso explorar mais recursos naturais do que outro país, eu tenho maior potencial de crescimento nesse aspecto. O ambiente tem que ser levado em consideração na conta da economia de um país. Para a economia ambiental, recursos naturais são infinitos. Exemplo: sou dono da chamex. Uma resma de papel representa o quanto se investiu de dinheiro, mais horas de trabalho de funcionários. Esse pensamento mostrou que deve somar-se à conta o custo para se fazer reflorestamento, se não os seus recursos esgotar-se-ão. IBM vende serviço, logo tem que considerar reposição de computadores. Computador tem recurso natural. Então o fornecedor dela está cobrando dela isso, que passa a figurar no custo.
  2. 2a - Economia ecológica: Diferencia-se da economia ambiental ao postular que os recursos naturais são finitos. Ora, se finito é, devo considerar e me preparar para seu fim. Se vai acabar, o que tenho que repensar na estratégia do meu negócio? Além da melhor alocação econômica, também há de se preocupar com a distribuição justa dos recursos naturais. Eu tenho que tratar com equilíbrio pra fazer a coisa dar certo. Se não tem compensação, o que tenho que mudar na gestão da empresa?
  3. 3a - Economia verde: propõe como essencial que, além das tecnologias produtivas e sociais, sejam criados meios pelos quais fatores essenciais ligados à sustentabilidade socioambiental, hoje ignorada nas a decisões econômicas, passem a ser considerados.

Quer dizer que quando falo de economia verde, vou considerar para o cálculo da economia inclusive projetos que são para desenvolver sociedades ambientais. Estou dizendo que em vez de pensar no RJ como quanto ele fatura de royalties, arrecada de impostos de pessoas físicas e empresas, vou pensar que tenho que somar a isso tudo o que a cidade oferece em termos de matéria prima. Se tenho o mar, eu posso explorá-lo de alguma maneira positiva. Se tenho floresta, posso plantar alguma coisa. O fato de ter numa cidade uma possibilidade de usar a natureza pra gerar grana tem que entrar no calculo da economia de uma cidade. O fato do Rio ter saída para o mar e Minas não, nos dá uma possibilidade de negócio que minas não tem. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com