TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conforto E Segurança No Trabalho

Exames: Conforto E Segurança No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  1.808 Palavras (8 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 8

Atividades

1- O conforto ambiental tem como objetivo adequar os princípios físicos envolvidos e as necessidades de caráter ambiental. De acordo com que você estudou no livro didático e no EVA. (4,0)

Pesquise, em seu ambiente de trabalho, se já houve afastamento de algum funcionário decorrente de doença profissional ou lesão causada por acidentes no trabalho. Descreva as causas que levou o afastamento do funcionário.

Um funcionário, ao fazer um voo, de carga e descarga de material, na aeronave de transportes, quebrou o joelho. Segundo informações, ele foi encaminhado para o Esquadrão de Saúde para receber os Primeiros Socorros e encaminhado a um especialista posteriormente. Foi aberta Sindicância para apurar os fatos, e até hoje, 8 anos depois, ele recebe tratamento. E trabalha no setor administrativo até que esteja restaurado e possa ser licenciado.

a) Analise seu ambiente de trabalho e faça uma lista dos fatores de conforto ambiental existentes. Depois, classifique-os de acordo com o quadro abaixo.

Fatores ambientais Temperatura Substâncias químicas Iluminação Cores Ruídos

Dados ou característica dos fatores

A temperatura, apesar de muito alta e muito fria em Santa Maria/RS , é amenizada pelo emprego de ar-condicionado frio/quente. No escritório, não existem substâncias químicas relevantes e existe uma boa taxa de renovação de ar. A iluminação é adequada (classe 2 – Tarefas simples e de observação contínua e detalhes), onde a os colaboradores utilizam a visão para executar as tarefas e atividades (NBR 5413) (nível de iluminância não apresenta nenhum problema). As cores no ambiente de trabalho são seguem a orientação da NR 17 do TEM. O ruído do ambiente de trabalho está abaixo do nível máximo de intensidade que é de 85 db

b) Faça uma lista das consequências associadas aos fatores ambientais que você identificou na questão anterior.

Ruído excessivo: diminuição da visão noturna; ansiedade; fadiga nervosa; irritabilidade; dificuldade para perceber distâncias e relevos; redução do apetite sexual; perda de memória; alterações das funções cardíacas, circulatórias e digestivas; dificuldade para distinguir cores.

Altas temperaturas: aumento do diâmetro dos vasos sangüíneos; queimaduras; erupções na pele; prostração térmica, podendo levar ao desmaio; cãibras de calor, principalmente nos finais de expediente; fadiga física extrema; envelhecimento precoce; redução do tempo de vida.

Baixas temperaturas: diminuição da mobilidade para o trabalho, causada pelo excesso de roupas, provocando acidentes e queda da produtividade; redução da sensibilidade dos dedos, da movimentação, das juntas e da precisão dos movimentos; congelamento das mãos e pés, que ocasiona necrose, isto é, apodrecimento dos tecidos; doença chamada de pés de imersão que provoca fortes dores e paralisação dos pés e pernas, agravada se houver umidade no local; ulceração do frio, que causa feridas, rachaduras e até necrose superficial da pele; queimaduras pelo frio. Rugas prematuras e engrossamento da pele; manchas.

Quando essas condições fogem muito dos limites de tolerância, vem o cansaço, a queda de produção, a falta de motivação para o trabalho, as doenças profissionais e os acidentes do trabalho.

c) Pesquise quais as medidas preventivas aplicáveis a cada um dos fatores ambientais que você identificou.

Manter temperaturas amenas com emprego de ar-condicionado. Deixar o ambiente com ventilação adequada, principalmente quando for empregado material de limpeza. Utilizar a iluminação natural, complementando com a iluminação elétrica. Seguir a orientação da NR 17 do TEM. Deixar os níveis de ruídos abaixo do máximo de intensidade que é de 85 db. Pois, quando as condições físicas do ambiente são agradáveis, produzimos mais com menor esforço.

2) A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, que geralmente são conhecidas como agentes causadores de males na área de saúde física e mental, mas que o estudo procura traçar os caminhos para a correção. O seu objetivo é aumentar a eficiência humana, através de dados que permitam que se tomem decisões lógicas.

Diante do exposto, leia o artigo “Laudo ergonômico de um posto de trabalho” Disponível em: http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_11/copiar.php?arquivo=338-Agnelli_N_Laudo_ergon%F4mico_p_trabalho.pdf, acesso em 23 jul. 2014, que trata de um laudo que retrata as condições de trabalho do gerente de uma empresa prestadora de serviços na área de saneamento público.

Nesta análise, considere todos os fatores da Ergonomia nas suas diversas atividades profissionais para o conforto estudados no livro didático da disciplina para a resolução dos problemas. (3,0 pontos)

FATORES DA ERGONOMIA NAS MINHAS DIVERSAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS, PARA O CONFORTO, CONFORME FOI ESTUDADO NO LIVRO DIDÁTICO DA DISCIPLINA.

A ergonomia é uma ciência que estuda a adequação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Para as minhas diversas atividades profissionais no escritório, verifiquei no livro didático da disciplina e em outros da área que são importantes fatores da Ergonomia:

• A exigência de postura adequada;

• A utilização de mobiliário adequado;

• A imposição de ritmo aceitável;

• A jornada de trabalho não prolongada;

• O trabalho em turno diurno, sempre que possível e

• Evitar-se a monotonia e a repetitividade.

• Nível de iluminação adequado;

• Temperatura amena;

• Ruído e Reflexos sob controle; e

• Evitar-se o stress físico e ou psíquico.

Considero que a empresa em que trabalho apresenta condições satisfatórias, porque procura atender à legislação em vigor para o conforto e a segurança, em especial, as exigências ontidas na NR 15 – Atividades e operações insalubres, na NR 17 - Ergonomia e na NBR 5413 – Iluminâncias de interiores.

Fontes:

http://www.ergonomianotrabalho.com.br/artigos/hst2.pdf,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com