TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE TECNOLOGIAS DA CONSTRUÇÃO 1 CONFORTO TÁTIL E ANTROPONINÂMICO

Trabalho Escolar: TRABALHO DE TECNOLOGIAS DA CONSTRUÇÃO 1 CONFORTO TÁTIL E ANTROPONINÂMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  1.635 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O conforto Tátil e antropodinâmico é muito importante em uma edificação, é a parte que se denomina a questão ergonômica e visual da edificação e de seus componentes. A norma de desempenho NBR 15575-1, caracteriza alguns parâmetros de metodologia e de métodos de avaliação de alguns componentes da edificação como no caso do conforto tátil e antropodinâmico.

GENERALIDADES

As diretrizes para verificação das exigências dos usuários com relação a conforto tátil e antropodinâmico são normalmente estabelecidas nas respectivas Normas prescritivas dos componentes, bem como nas ABNT NBR 15575-2 a ABNT NBR 15575-6.

No caso de edifícios habitacionais destinados aos usuários com deficiências físicas e pessoas com mobilidade reduzida (PMR), os dispositivos de manobra, apoios, alças e outros equipamentos devem obedecer às prescrições da ABNT NBR 9050. (fonte NBR 15575-1)

Este item da norma fala das NBR,s que complementam e estabelecem diretrizes para cada componente utilizado numa edificação, como exemplo cita os dispositivos de manobra, apoios, alças e outros.

Requisito - Conforto tátil e adaptação ergonômica

Não prejudicar as atividades normais dos usuários, dos edifícios habitacionais, quanto ao caminhar, apoiar, limpar, brincar e semelhantes.

Não apresentar rugosidades, contundências, depressões ou outras irregularidades nos elementos, componentes, equipamentos e quaisquer acessórios ou partes da edificação. (fonte NBR 15575-1)

Neste item a norma, estabelece critérios em relação ao conforto tátil e adaptação ergonômica, que para os usuários de uma edificação é muito importante, para que a edificação e seus componentes não prejudiquem ou interfiram nas atividades normais do cotidiano como; caminhar, apoiar, brincar entre outros, e estabelece também especificações quanto, ao não provocar desconforto tátil, ao manipular certos componentes, ela prescreve para a edificação e seus componentes não apresentarem rugosidades, contudências, depressões ou outras irregularidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com