TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conforto e Segurança no Trabalho

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.819 Palavras (12 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 12

Disciplina: Conforto e Segurança no Trabalho

Curso: Logistica

Professor:

Nome do aluno:

Data: 2015

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Atividades

1- O conforto ambiental tem como objetivo adequar os princípios físicos envolvidos e as necessidades de caráter ambiental. De acordo com que você estudou no livro didático e no EVA. (4,0)

Pesquise, em seu ambiente de trabalho, se já houve afastamento de algum funcionário decorrente de doença profissional ou lesão causada por acidentes no trabalho. Descreva as causas que levou o afastamento do funcionário.

RESPOSTA:

Um soldado foi corta um galho em cima de um portão, quando escorregou e cabaou perfurando o braço numa lança e neste dia estava chovendo ( condições insegura do trabalho ).

Segundo informações forão feito os primeiros socorros e estancou o sangramento com pano e levado para hospital, e foi informado ao escalão superior para fica se ciente do acidente e tomar os procedimentos. Foi aberto uma sindicancia para apurar os fatos, e foi concluido como acidente de serviço, recebeu tratamento medico e foi dispensadovidades fisica e serviço a té a data da sua liberação médica.

a) Analise seu ambiente de trabalho e faça uma lista dos fatores de conforto ambiental existentes. Depois, classifique-os de acordo com o quadro abaixo.

RESPOSTA:

Meu ambiente de trabalho é no quartel.

Fatores ambientais

Temperatura

Substâncias químicas

Iluminação

Cores

Ruídos

Dados ou característica dos fatores

Temperatura da cidade alta e baixa e não tendo ar condiciando para todos.

Explosivo, contato com polvora, substancia quimica no emprego de limpeza, banheiro, chão.

Iluminação e baixa, por motivo de pouco uso ou por fauta de conhecimento do fato.

Cores com predominante verde oliva e preto

quando realizar tiros sem o protetor olicular

b) Faça uma lista das consequências associadas aos fatores ambientais que você identificou na questão anterior.

TEMPERATURA: O calor em excesso pode provocar desidratação insolação, catarata, entre outros. Baixas temperaturas podem desencadear resfriados, alergias e até problemas circulatórios.

QUÍMICAS: São substância químicas que provocam reações tóxicas ou contamina o trabalho. Os agentes químicos podem se apresentar na forma sólida, liquida ou gasosa, penetrando no organismo pela vias digestiva, respitaroria ou cutânea.

ILUMINAÇÃO: As condições de iluminação dos locais de trabalho devem estar adequadas ao tipo de atividades desenvolvida. Falta ou excesso de iluminação pode causar a redução da capacidade visual.

CORES: A utilização das cores no ambiente corporativo pode funcionar como um fator estratégico quando aplicada de maneira planejada, sendo capaz de expressar a partir daí tanto a identidade da empresa, como também funcionar como um elemento de estímulo para um trabalho mais produtivo. De acordo com as cores pode torna o ambiente mais pesado.

RUÍDOS: Em niveis excessivos, ao londo do tempo. Podem provocar alterações auditivas, que vão desde a perda parcial da audição até a surdez total.

c) Pesquise quais as medidas preventivas aplicáveis a cada um dos fatores ambientais que você identificou.

RESPOSTA:

TEMPERATURA: Medidas de prevenção em ambientes muito frios intenso Construtivas, pode ser definido como o conjunto dos factores térmicos ou meteorológicos no local de trabalho, que influenciam as trocas de calor entre o meio e o organismo humano, sendo de extrema importância para a saúde e bem-estar . Ventilação natural ou isolamento de fonte de artificial (de acordo com o nº calor de trabalhadores, tipo de Isolamento térmico das equipamentos e máquinas, paredes e coberturas exposição à radiação solar, umidade relativa, etc.). O ambiente térmico pode ser definido como o conjunto dos factores térmicos ou meteorológicos no local de trabalho, que influenciam as trocas de calor entre o meio e o organismo humano, sendo de extrema importância para a saúde e bem-estar. Para sentir conforto térmico a temperatura deve situar-se entre os 21°C e os 26°C . Outros factores podem afetar o conforto térmico: - a umidade relativa do ar (deve estar entre os 55% a 65%); - a velocidade do ar (deve ser cerca de 0,12 m/s); - o nível da atividade do indivíduo; a resistência térmica das roupas.

QUÍMICAS:

. Manter fora do alcance das crianças

. Guardar em lugar fresco

. Manter fora de qualquer zona de habitação

. Manter o recipiente bem fechado.

. Manter o recipiente ao abrigo da umidade.

. Manter o recipiente num local bem ventilado.

. Manter afastado de alimentos e bebidas, incluindo os dos animais.

. Manter afastado do calor.

. Manter afastado de qualquer chama ou fonte de ignição - Não fumar.

. Manter afastado de matérias combustíveis.

. Manipular e abrir o recipiente com prudência.

. Não comer nem beber durante a utilização.

. Não fumar durante a utilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com